WhatsApp como forma de pagamento: Descubra como funciona – OMES

Anúncios


Anúncios

whatsapp como forma de pagamento
Fonte: freepik

Cada vez mais as pessoas buscam praticidade. Sem dúvidas, o WhatsApp como forma de pagamento se enquadra como uma das soluções que contam com esse tipo de característica. Afinal, proporciona o recebimento e envio de dinheiro por meio de uma plataforma que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas.


Anúncios

Esse novo recurso é oferecido sem taxas, tanto para o WhatsApp, quanto para quem usa o WhatsApp Business. Ao longo do texto, conheça os principais parâmetros de seu funcionamento, forma de cadastro e avisos importantes a respeito.

Como funciona o WhatsApp como forma de pagamento?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que esse recurso é disponibilizado pelo Facebook Pay, que também será apresentado a seguir. O processamento das operações de um banco para outro ocorre por meio da empresa Cielo.


Anúncios

Ainda mais, por meio dessa alternativa, o usuário tem a chance de visualização do status das operações. Como esse processo ocorre? Com a praticidade que você precisa, na própria conversa é possível visualizar em que ponto a transferência está.

Além disso, na área de configurações desse recurso, existe a possibilidade de acesso ao histórico das transações. Essa é uma alternativa que contribui com o controle financeiro, seja em vendas ou compras.

Como fazer pagamentos pelo WhatsApp?

Para que essa funcionalidade seja usada em seu aparelho, uma configuração a partir do Facebook Pay é necessária. Há necessidade também da verificação de um cartão de débito ou múltiplo de um dos bancos parceiros.

Tem interesse no uso? Saiba que o processo é prático, basta seguir esses passos:


Anúncios

1. Em uma conversa, selecione “anexar” (ícone do clipe de papel no Android ou de + no iOS) e em seguida, toque em “pagamento”;

2. Coloque a quantia desejada e selecione a seta para continuar;

3. Selecione Continuar e confira os termos de Pagamento e Privacidade do WhatsApp e do Facebook Pay assim como os termos da Cielo;

4. Crie o seu PIN de 6 dígitos do Facebook Pay, coloque-o de novo e avance;

5. Caso queira usar sua impressão digital, basta selecionar essa opção. Caso contrário, avance e preencha os dados solicitados.

Após salvar todos os seus dados pessoais, inclusive as informações do cartão de débito que deseja utilizar, o próximo passo é o salvamento, seguido pela verificação do cartão. Observe que, há possibilidade do salvamento de cartões de crédito. No entanto, o uso é viabilizado apenas para os pagamentos direcionados para empresas.

A partir do ponto em que há o cadastro do cartão no Facebook Pay, basta que ocorra a seleção da alternativa de Pagamento. Insira o valor desejado e em sequência, escolha o cartão que será usado.


Anúncios

Por fim, basta confirmar a operação e colocar a senha do Facebook Pay. Todo o processo de configuração pode ser feito de forma direta na área de Mais Opções, onde basta selecionar Configurações em sequência, Pagamentos e Facebook Pay.

Aspectos do funcionamento no WhatsApp Business

whatsapp como forma de pagamento
Fonte: freepik

O grande diferencial no caso do WhatsApp Business é a ausência da necessidade de uma conta em um banco parceiro. Além disso, não há limitação nas operações. No entanto, existe a taxa de 3,99% nas transações e o prazo de até dois dias úteis para o recebimento do dinheiro.

No caso do cadastro para os empreendedores, ao direcionar-se para o Menu e em seguida, Pagamentos, toque em Facebook Pay. Diferentemente da alternativa anterior, selecione a opção que indica a possibilidade de recebimento por vendas.

Prossiga para a verificação dos termos da Cielo, WhatsApp e Facebook. Depois, crie ou vincule uma conta Cielo com CNPJ ou CPF e preencha os demais dados requisitados. Normalmente, a verificação tem o prazo de 3 dias úteis.


Anúncios

O recurso é seguro?

O WhatsApp é uma ferramenta fortemente presente no dia a dia de diversas pessoas. No entanto, quando se fala em novos recursos, dúvidas são comuns, em especial, no que diz respeito à segurança.

De fato, muitas vezes a existência de dúvidas e procura de respostas são decisivas para evitar frustrações.

No caso do WhatsApp como forma de pagamento, o que assegura uma maior confiança para os usuários é a criptografia. Além disso, há várias camadas de segurança.

Qual é a segurança presente no envio do dinheiro? Além dos pontos abordados, para esse processo, você necessita da biometria de seu smartphone ou do PIN do Facebook Pay.


Anúncios

Há mais um ponto para a redução de perigos, que condiz com a colocação correta dos dados do cartão de crédito e débito, algo crucial para o envio do dinheiro. Por fim, há necessidade de verificação do cartão para uso.

Quais são as taxas?

Como com qualquer tipo de serviço, é crucial o conhecimento de taxas em prol da redução de pagamentos indevidos. No caso da utilização do WhatsApp como modo de pagamento não seria diferente.

Nessa situação, é importante abordar que, tanto o Facebook quanto o WhatsApp, não possuem a cobrança de taxas. É algo que serve para o WhatsApp no uso de débito e WhatsApp Business, no caso de débito ou crédito.

Todavia, é de grande importância que os usuários tenham atenção no fato que, taxas podem existir por causa da necessidade do cheque especial. Além disso, a ocorrência de dados móveis é provável. Sendo assim, as possíveis taxas estão ligadas ao banco e a operadora.


Anúncios

Aviso sobre o uso do WhatsApp como forma de pagamento

Até o momento de elaboração deste conteúdo, não há possibilidade de uso do WhatsApp como forma de pagamento. No entanto, as ações exigidas para que o recurso retorne estão sendo tomadas junto aos parceiros.

De qualquer maneira, conforme mostrado ao longo do texto, esse recurso pode fazer grande diferença nas transações financeiras. Afinal, pode levar maior praticidade e segurança nas operações do dia a dia de quem usa o WhatsApp e o WhatsApp Business.

Por esse motivo, vale a pena a atenção sobre as novidades do serviço e sua restauração. E, assim que o retorno ocorrer, basta aproveitar os benefícios dessa funcionalidade.

Anúncios
Anúncios