Anúncios

Anúncios

venda de veículos financiados
Fonte: freepik

Ao comparar com 2020, nota-se um aumento na venda de veículos financiados no Brasil, sendo de 11% ao considerar apenas o mês de julho em comparação ao ano passado. Já no acumulado do primeiro semestre, a alta foi um pouco maior que o dobro, de acordo com informações da B3.

Anúncios

Desse modo, considerando apenas o primeiro semestre, são mais de 3 milhões de veículos, tanto novos, quanto seminovos obtidos por meio de financiamento. O destaque ficou por conta de modelos mais antigos e opções leves e, conforme será possível conferir, o cenário segue assim.

O mais interessante é que, de acordo com a superintendente de planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa, há semelhanças entre os deste semestre em questão com os de 2019. Já em 2020, o cenário foi significativamente diferente, uma vez que de janeiro a julho as quedas foram bem expressivas, em especial, devido a pandemia.

Em comparação ao ano anterior, são quase 600 mil exemplares de veículos financiados a mais, considerando opções pesadas, de passeio, motos, sendo usadas e novas. Entenda melhor esse cenário de altas, baixas e suas particularidades no decorrer do texto. Inclusive, aproveite para checar algumas dicas para ter um veículo financiado. 

Elevação na venda de veículos financiados segue em agosto

Embora os números apresentados no começo do texto sejam de janeiro a julho, vale citar que em agosto o crescimento se manteve. No entanto, diferentemente da porcentagem anterior, há um destaque importante neste meio, que fica por conta dos modelos usados.

Em julho a queda da produção já estava evidente, com o estoque das montadoras com o menor volume de itens prontos em cerca de duas décadas, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Isso está ligado predominantemente com a amenização no comércio de itens novos por causa da escassez de peças para montagem dos automóveis. A saída de diversas montadoras do país não é o principal motivo, mas sim problemas ao redor do mundo quando se trata de semicondutores.

Trata-se de peças cruciais para a indústria ao redor do mundo, uma vez que condizem aos chips e microchips. Se por um lado a pandemia elevou de forma significativa a demanda desses itens, neste momento em que o enfrentamento está mais avançado, a cadeia de produção encontra-se prejudicada, até mesmo quando se fala de celulares. Essa informação dá uma ideia de como tais componentes são cruciais para a indústria. Com o foco nos veículos, a queda foi de mais de 6% na venda de automóveis novos.

venda de veículos financiados
Fonte: freepik

Apesar desses pontos, ao falar especificamente de veículos pesados, ocorreu a venda de crédito de itens novos. No caso dos leves, as vendas de veículos financiados, quando comparadas com agosto do ano anterior, de opções com mais de 12 anos, contaram com elevação de 90%. Já de 9 a 12 anos, foi de 34,3%.

Quais são os principais cuidados para financiar um carro?

Além de compreender o aumento na venda de veículos financiados, para quem visa esse tipo de ação, sem dúvidas, algumas dicas para ter o carro próprio também valem a pena. Isso porque são capazes de contribuir tanto para maior tranquilidade antes, durante quanto depois do processo.

Em meio aos pontos que ganham destaque e que serão explicados, estão:

  • Planejamento de finanças;
  • Busca de um local de confiança;
  • Simulação de financiamento;
  • Conhecimento de todas as condições. 

Em primeiro lugar, é interessante programar-se o máximo possível financeiramente. Por mais que a ansiedade possa ser grande nesses momentos, vale citar que, quanto maior o valor da entrada, comumente melhor são as condições obtidas. 

No entanto, não é só uma boa negociação que deve ser priorizada. Isso porque o novo proprietário de um carro deve ter em mente que, é preciso programar-se para atender os novos custos mensais. Sendo assim, lembre que a paciência alinhada à organização pode ser decisiva nesse processo. Além disso, saiba diferenciar o valor da entrada e os das parcelas, considerando também qual é o custo total.

Sem dúvidas, do momento da decisão até o contrato do financiamento e ter, de fato, o carro em mãos, uma série de passos deve ser atendida. Por esse motivo, é fundamental ter cautela e contar com um lugar de confiança.

Hoje em dia, muitos locais oferecem simulações rápidas, que podem ser feitas com grande praticidade online. Essa é uma grande oportunidade para se planejar, pesquisar e encontrar um local que seja ainda mais compatível com suas necessidades e preferências. 

Por fim, agora que você já sabe sobre o aumento na venda de veículos financiados no primeiro semestre, em agosto, assim como dicas gerais para obter um, aproveite para compartilhar o conteúdo. Dessa forma, mais pessoas podem saber sobre esses pontos.