Anúncios

Anúncios

solicitar o auxílio Brasil
Fonte: Pixabay

Com o encerramento do Auxílio Emergencial e o anúncio do sucessor do Bolsa Família, o Auxílio Brasil, muitas dúvidas a respeito da obtenção de suporte nos meses restantes de 2021 podem surgir. A necessidade e/ou forma de solicitar o Auxílio Brasil é uma dessas questões.

Anúncios

Nesse contexto, é preciso dar ênfase à informação de que se trata de uma reformulação do Bolsa Família. Com isso, os dados dos cadastros dos beneficiários terão uso, ou seja, parte das pessoas que já recebiam, devem ter atendimento de forma automática.

As famílias participantes do programa são aquelas que se encontram em situação de extrema pobreza ou pobreza. Além disso, possuem jovens entre 0 a 21 anos incompletos, crianças ou gestantes. De qualquer forma, para quem deseja requisitar o Auxílio Brasil, há dois caminhos e a seguir, você conhecerá cada um.

Veja como solicitar o Auxílio Brasil

Para as pessoas que integram o sistema Cadastro Único, o CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família, há chances de ir para a lista de reserva para receber o Auxílio Brasil. No entanto, caso não esteja nesse sistema, há necessidade de procurar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer o seu registro. No entanto, é importante ter consciência de que não há garantia de recebimento imediato.

Não há um prazo estipulado para que a concessão do benefício ocorra para as famílias inscritas no Cadastro Único e elegíveis ao Auxílio Brasil. Aliás, é preciso ter cautela, pois a inconsistência de dados pode resultar no impedimento de ingresso no programa social.

Como acessar o aplicativo?

Para quem tem interesse em solicitar o Auxílio Brasil, é crucial saber que por meio da plataforma há chances de checar se haverá contemplação e qual é a quantia do benefício.

Uma vez que o aplicativo condiz a uma reformulação, quem já contava com a opção do Bolsa Família precisa apenas de uma atualização caso não seja feita de forma automática.

Então, clique em consultar e acesse. Para entrar, é possível usar diferentes opções, como a senha do antigo Bolsa Família, a do Caixa TEM ou faça um cadastro. Para quem tem senha do Caixa Trabalhador ou da plataforma do FGTS, é possível selecionar a senha “Auxílio Brasil”, pois se trata da mesma. Por fim, basta checar o que deseja.