Anúncios

seguro residencial
Fonte: freepik

A procura por seguro residencial cresce a cada ano, com maior evidência em 2020 em que mais pessoas permaneceram em casa devido à necessidade do isolamento social por causa da pandemia de coronavírus. O aumento na procura foi de cerca de 38% por causa de tal cenário. A pesquisa, feita pela corretora de seguros digital Minuto Seguros, obteve como base as buscas do mesmo período do ano passado.

No entanto, o serviço ainda é alvo de grandes dúvidas e diante o valor da segurança e suporte quando se trata de uma residência, é crucial esclarecê-las. A seguir, descubra se vale a pena contratar, quais são os principais pontos de destaque, como escolher, entre outros dados.

Como funciona o seguro residencial?

Sem dúvidas, para ter uma maior clareza de se vale a pena contratar o seguro residencial, é crucial conhecer o seu funcionamento. E, por mais que várias instituições contem com essa opção, há alguns aspectos em comum.


Anúncios

De um modo geral, o seguro tem a proposta de proteger o patrimônio das pessoas. Naturalmente, não é algo que tenha ligação apenas com a estrutura em si, como também com os itens do interior, por exemplo, com a estrutura elétrica e eletrodomésticos.

Quando se trata da operação básica de um seguro residencial, é muito comum que sejam cobertas ocorrências de incêndio, explosões e queda de raio. Além disso, a quantia tem o cálculo a partir do valor estimado dos bens que compõem a casa ou apartamento. A partir desse ponto, é possível contar com coberturas extras, como de roubo e responsabilidade civil.

Nesse último caso, trata-se de uma certa situação em que o cliente detinha da responsabilidade e um terceiro sofreu o dano. Por exemplo, se uma reforma em sua residência comprometeu a casa ao lado. Ainda mais, há outras questões como assistência 24 horas que também podem ser acrescentadas.


Anúncios

Quais são as vantagens do seguro residencial?

Ao identificar o funcionamento de um seguro residencial, as principais vantagens começam a ser destacadas. É uma forma de prevenção do lar, sendo essa uma referência de conforto e segurança para muitos.

Certamente, um grande atrativo é o fato de reduzir as chances de ter despesas por causa de algum imprevisto. Ao pensar no seu planejamento financeiro, pode se tornar uma opção ainda mais viável.

Outro grande benefício do seguro residencial é o fato de que a tranquilidade fará parte do seu dia a dia ao deixar sua casa ou apartamento sem alguém. Nesses casos, a tendência é que a preocupação das pessoas seja em dobro, mas com o seguro, é comum que exista o acordo de reembolso de certos itens.


Anúncios

Como escolher um seguro residencial?

seguro residencial
Fonte: freepik

Certamente, o contrato de um seguro residencial é uma grande decisão, em especial, ao considerar os valores que comumente fazem parte do processo. Por isso, é crucial ter segurança e clareza na hora da escolha, com as dicas abaixo, é possível reforçar esses fatores. Confira:

Observe a cobertura básica

Encontrar serviços que atendam às suas necessidades e preferências de uma forma eficaz tem um grande peso na decisão, em especial, quando não é preciso buscar uma série de adicionais. Sendo assim, analise com cuidado a cobertura básica, tudo o que abrange, assim como cada aspecto dos valores. A partir desse ponto, será possível se questionar sobre a precisão de algo extra.

Redobre a atenção se for apartamento

Caso você more em apartamento, há ainda mais pontos que merecem clareza. Isso porque nesse caso, é preciso buscar pelo síndico para ter conhecimento se a apólice referente ao prédio não tem a cobertura do que é necessário. Afinal, condomínios normalmente contam com seguros e por isso, antes de assinar vale esclarecer essa questão.


Anúncios

Pergunte sobre o tipo de suporte

Sem dúvidas, o suporte disponível na ocorrência de um sinistro fará toda a diferença com o contrato do seguro residencial. Basta imaginar que, uma empresa comprometida com a eficácia, atenderá o cliente da melhor forma possível. Sendo assim, é crucial buscar sobre a atuação da empresa, procedimentos e o que deve ser feito caso ocorra um sinistro.

Além disso, um fator que exige grande atenção no momento de buscar o serviço e/ou assinar o contrato, é a quantia da indenização. Afinal, a empresa responsável deverá cumprir apenas com o que consta no contrato. Certamente, são questões que fazem toda a diferença.

A partir das informações anteriormente citadas, em especial, os benefícios e tipos de coberturas que podem constar nos contratos, pode-se perceber o potencial que o seguro residencial possui para atender diferentes perfis de proprietários.


Anúncios

Isso porque a versatilidade viabiliza a segurança diante de riscos diversos, desde danos elétricos até roubos. No entanto, nesse contexto também é de grande importância que o cliente tenha atenção aos custos presentes. Logo, vale a pena, desde que as coberturas que realmente acha necessárias estejam no contrato.

Anúncios