Anúncios

recessão em iminência
Fonte: freepik

Certamente, a avaliação do desempenho econômico do país é crucial para o mercado de um modo geral, por exemplo, para investidores, instituições financeiras e empreendedores. Afinal, com as projeções de especialistas, há chance de identificar possíveis cenários, como uma recessão em iminência, entre outros.

Isso porque, naturalmente, a economia apresenta diferentes estágios e é preciso preparar-se para o que está por vir. A seguir, você poderá ver não apenas quais são os principais indícios de uma recessão, como também a diferença de outras etapas econômicas.

Qual é a diferença entre estagnação, depressão e recessão?

De acordo com o que você descobriu no início do texto, nesse cenário, existem alguns conceitos que merecem explicação para garantir um entendimento mais objetivo. Tratam-se da estagnação, depressão e da recessão, que podem atingir os países de forma notável. Afinal, se referem a diferentes estágios econômicos.


Anúncios

Ao longo do texto, o conceito de recessão e sua concretização será citado de uma forma mais ampla. No entanto, ao se tratar da situação propriamente dita, fala-se do enfraquecimento geral da economia do país. Por isso, conta com fatores como um percentual menor de lucros, produção e a alta no desemprego.

Apesar de tais aspectos, existem profissionais que divergem a respeito do tempo para estabelecer quais são os períodos de recessão.

Por outro lado, há a depressão, citada, em especial, em segundo lugar por acontecer após a recessão. Assim como o caso anterior, pode ter diferentes definições distintas. Todavia, de um modo geral, ocorre quando a queda da produção é ainda mais marcante. Como consequência nesse caso, vale observar que os reflexos vão além, pois atingem também o poder de compra das pessoas.


Anúncios

Já quando se fala do estágio de estagnação, é onde o país não consegue mais atuar de forma equivalente ao seu potencial. Um exemplo de indicador dessa situação é uma demanda global insuficiente e Produto Interno Bruto (PIB) com avanço inferior ao crescimento.

A identificação da recessão em iminência

Anteriormente, você conheceu os principais pontos a respeito de cenários distintos na economia, inclusive, o inicial. No entanto, como é possível enxergar a recessão em iminência? Do mesmo modo que alguns dados podem ser divergentes quando se trata da recessão propriamente dita, em relação aos seus indicadores não é diferente.

Por outro lado, quando se trata de um cenário geral, há alguns indicadores que exigem uma atenção maior, tais como:


Anúncios

Aumento do desemprego

A elevação da taxa de desemprego pode estar ligada aos mais variados fatores. Por exemplo, no cenário da pandemia do coronavírus, onde o Brasil entrou em recessão técnica, três pontos foram cruciais neste âmbito: menor demanda, circulação e produção em várias áreas.

Deste modo, muitos negócios não apenas demitiram muitos funcionários, como também fecharam. Nesse cenário, vale notar que os lucros tendem a cair muito antes de uma repressão e um dos principais pontos é o corte dos postos de trabalho.

Falta de confiança de investidores 

recessão em iminência
Fonte: freepik

A falta de confiança de investidores também está entre os fortes indicadores da recessão por causa do peso que tem para o desaquecimento da economia. Então, um grande exemplo nesse caso, é a perda de atratividade do Brasil como investimento para os investidores estrangeiros em meio a pandemia.


Anúncios

Isso se deve a uma série de pontos, como o ritmo das medidas de enfrentamento ao covid-19, em especial, da campanha de vacinação. Ainda mais, mudanças nas condições do teto de gastos e fiscais são cruciais para que a economia se recupere.

Soma-se a esse cenário que questões com ligação ao meio ambiente e sustentabilidade também estão em pauta. Por essa razão, apesar de que a criação do Conselho da Amazônia tenha sido um marco positivo, a percepção em relação a esse tema ainda é de desconfiança.

PIB negativo por um longo tempo

Certamente, os indicadores têm ligação entre si e se pode ver que o PIG negativo por um tempo maior é um dos resultados dos pontos acima. Isso porque quando se fala em economia, o PIB é um termo muito comum. Afinal, é um dos principais sinais, uma vez que se refere ao cálculo de todos os serviços e bens que uma cidade, estado ou país produz. 


Anúncios

Embora seja um importante indicador dos bens e serviços, não se pode dizer que se trata literalmente da riqueza de um país, mas de um resumo da economia. O cálculo ocorre com a média dos impostos de itens do comércio e o valor que chega para as pessoas. Além disso, dados de várias fontes têm aplicação, como de pesquisas do IBGE e do Banco Central. 

Tal soma é divulgada a cada três meses e se considera um dos indicadores de recessão técnica, o PIB negativo por dois trimestres consecutivos. No entanto, também se deve considerar que esse fator pode ter ligação com uma área, em específico, da economia. O que, de fato exige atenção, é quando muitas atividades estão com retração por um longo tempo.

Por fim, se pode notar que a recessão em iminência tem indicadores com ligação com várias áreas da economia. Isso porque as movimentações do mercado estão associadas, logo, aos poucos, em certas situações os impactos são percebidos de diferentes modos.


Anúncios

Então é algo que abrange desde a menor confiança de investidores estrangeiros e empreendedores até o menor poder aquisitivo das pessoas.

Anúncios