Anúncios

próxima bolha financeira
Fonte: Pixabay

A bolha econômica tem grande impacto para as finanças devido aos prejuízos gerados. Certamente, para evitar o alcance desse ponto, é indispensável que os investidores saibam do que se trata, assim como formas para identificar a próxima bolha financeira e demais aspectos sobre o tema.

Ao longo dos tópicos do conteúdo, será possível esclarecer essas entre outras questões. No entanto, em primeiro lugar é interessante ter uma ideia mais clara do porque a bolha especulativa representa riscos.

Para isso, naturalmente, é preciso compreender o que, de fato, significa uma bolha financeira. A expressão tem uma ligação forte com a volubilidade do processo, uma vez que, conforme um dos termos para nomeá-lo, tem base em especulações.


Anúncios

Além disso, o grande risco é principalmente que, a partir de algo sútil, pode ocorrer a “ruína” da bolha, ou melhor, o estouro. Como resultado, os investidores sofrem grandes prejuízos, em especial, por causa de quedas ágeis e bruscas dos ativos.

Sendo assim, se pode perceber que é um processo no qual há uma visão que apresenta distorções sobre certos ativos. Por causa disso, as negociações são feitas em valores altos em comparação com o preço real.

Como saber qual é a próxima bolha financeira?

Certamente, nesse cenário é de grande importância compreender a constituição de uma bolha especulativa. Afinal, desse modo existe a chance de ver de uma forma mais fácil qual será a próxima bolha financeira, entre outros aspectos.


Anúncios

Um dos pontos que exigem maior atenção é o aumento ágil do preço de determinado ativo, que pode ser um ou um grupo. A razão exata para essa elevação é complexa de ser indicada, mas o que se sabe, de fato, é que a popularidade resulta em mais negociações e todo o processo ocorre com base em especulações.

Soma-se a esse cenário outro ponto de forte significado no meio dos investimentos, que é o sistema de oferta e demanda. Isso porque o preço de mercado é um reflexo dessa relação.

O que você precisa saber sobre a próxima bolha financeira?

próxima bolha financeira
Fonte: freepik

Um aspecto que exige atenção nesse contexto, em especial, quando se fala dos dias atuais, é a cautela com o efeito “manada”. É algo que tem destaque em meio a grandes nomes que ao fazer certas declarações, influenciam no mercado, por exemplo, o preço de ações da loja Etsy que contou com aumento após Elon Musk, o segundo homem mais rico do mundo, ter feito um tweet que declarava gostar da loja.


Anúncios

Apesar de não ter gerado uma bolha, esse é um exemplo que indica a propensão cada vez maior das pessoas de investir em opções que não conhecem ao certo a respeito. 

Sem dúvidas, o mercado financeiro requer muito cuidado e um dos aspectos cruciais para escapar de bolhas financeiras, é fazer análises constantes.

Recentemente, se nota que ativos com ligação a empresas que podem voltar a emergir com o avanço do enfrentamento a covid-19 estão ganhando mais destaque no lugar de ações de empresas que foram pouco acometidas na pandemia.


Anúncios

A preocupação por parte de alguns profissionais é que a movimentação que recebe o nome de rotação de ações resulte em uma grande bolha de ativos. Vários pontos podem impactar esse meio, como a estabilidade em questões fiscais na recuperação da pandemia, inflação, entre outros.

Não apenas no Brasil, mas bolsas de valores em diferentes locais apresentaram uma valorização notável, com uma entrada de capital expressiva. Por mais que seja um momento atípico por causa da covid-19, é preciso ter um olhar crítico para evitar armadilhas de valor.

Exemplos de bolhas financeiras

Ao longo da história, naturalmente, ocorreram diferentes bolhas financeiras. No entanto, alguns casos contaram com grande repercussão por causa do impacto. Veja dois deles a seguir:


Anúncios

Crise das tulipas

Também chamada de mania das tulipas, esse acontecimento condiz com a primeira bolha financeira no que diz respeito ao mercado mundial. Nesse caso, na Holanda, em cerca de 1593, as tulipas contaram com uma grande popularidade e quando mais rara, maior valor apresentava.

Nesse cenário, com base em especulações, a elevação dos preços era de forma significativa, em especial, para a revenda. Indica-se que algumas pessoas chegaram, inclusive, a trocar bens por bulbos de tulipa.

O “estouro” ocorreu quando um contrato expressivo não foi atendido, o que chamou atenção do mercado de uma forma geral. Dessa forma, em pouco tempo, os preços caíram de maneira brusca. Consequentemente, muitas pessoas que haviam comprado, passaram a ter uma planta desvalorizada diante o mercado.


Anúncios

Crise do subprime

O subprime é um dos principais exemplos quando se trata de uma bolha financeira devido ao grande impacto que apresentou para a economia. Nesse caso, os financiamentos imobiliários tinham um grande foco para os investidores dos Estados Unidos e por várias razões, por exemplo, pelas taxas mais baixas de juros.

A partir da popularidade em uma velocidade expressiva e outros fatores, como o aquecimento do mercado, a elevação das taxas de juros voltou a ocorrer. Por causa da falta de pagamento de financiamentos, os investidores começaram a vender os ativos com grande intensidade. Desse modo, os preços caíram de forma brusca.

Além disso, o que piorou bastante a situação foi a descoberta do fato de que havia valores expressivamente superiores ao de mercado de certos ativos.


Anúncios

Nesse cenário, também é crucial notar que quando se tratam de investimentos, a cautela deve ter sempre reforço. Por mais que não exista um padrão para fazer aplicações, é preciso que exista muita pesquisa e uma análise crítica para cada decisão.

Afinal, de acordo com informações anteriores, as bolhas possuem como característica chave as especulações. Por esse motivo, se iniciam com um “encantamento” por parte dos investidores e após passar por alta popularidade, obtenção de lucro, resultam em grandes prejuízos. Vale a observação de que, o mercado de ações é um dos principais pontos discutidos quando se fala em uma próxima bolha e vale citar que, para alguns profissionais, há possibilidade de grandes e pequenas bolhas em vários setores.

Anúncios