Anúncios

principais erros no trabalho remoto
Fonte: freepik

Em meio a pandemia de Covid-19, a prática de home office se tornou uma forte indicação devido ao distanciamento social como uma das principais formas de prevenção. Nesse contexto, muitas empresas que ainda não atuavam dessa forma precisaram se adaptar. Sendo algo com grande espaço no mercado hoje em dia, é preciso ter atenção nos principais erros no trabalho remoto, em especial, para que o desempenho não seja comprometido.

Afinal, seja a empresa nova nessa prática ou não, há uma série de fatores que exigem atenção, tanto por parte dos colaboradores quanto pelos gestores. Ao percebê-los, será possível empregar soluções e alcançar retornos que sejam, de fato, satisfatórios para todos.

Quais são os principais erros no trabalho remoto?

De acordo com o próprio nome, o trabalho remoto condiz com a prática de atuação fora do local de trabalho. Antes da pandemia, algumas empresas adotavam mais esse modelo somente alguns dias por semana ou em casos excepcionais. No entanto, em meio a situação delicada, de acordo com dados anteriores, essa prática ganhou mais espaço no mercado e o home office contou com grande adoção.


Anúncios

Falhas na comunicação

As falhas na comunicação são um dos principais erros quando se trata do trabalho presencial e do remoto. No entanto, quando os colaboradores não estão no escritório, o grande problema é que os efeitos de uma má comunicação são potencializados.

É crucial que todas as normas tenham uma definição clara e que, no dia a dia, os gestores garantam o incentivo de uma comunicação efetiva. Para isso, um maior monitoramento pode ser preciso em alguns casos, em especial, no início ou em projetos específicos.

Realização de calls produtivas

Independente do setor ou porte das empresas, as reuniões possuem grande importância para alinhar uma série de assuntos. No caso do home office, para atender esse fator as videoconferências são feitas e são mais conhecidas como calls.


Anúncios

No entanto, assim como qualquer reunião, é preciso ter atenção para que sejam, de fato, produtivas. Afinal, um dos principais erros no trabalho remoto é a realização de calls desnecessárias, que poderiam ter uma solução mais ágil por meio de outra ferramenta.

Por esse motivo, é interessante definir antes a meta da reunião, os dados precisos e pré-estabelecer tudo o que será designado. É crucial que nesses momentos a interação tenha um maior estímulo, o que contribui também com parte da resolução do tópico anterior.

Falta de uma jornada de trabalho bem delineada

No que diz respeito a esse erro, tem ligação, em especial, com os colaboradores, pois em muitos casos, os gestores vão para as empresas algumas vezes por semana. De qualquer forma, prezar pela manutenção regular da rotina em prol de uma jornada de trabalho saudável e produtiva é crucial.


Anúncios

Além disso, é preciso considerar que muitas empresas permaneceram com a atuação padrão em relação aos horários. Sem dúvidas, manter a consistência pode ser mais difícil para algumas pessoas. Por isso, vale a pena delinear uma jornada de trabalho com pausas regulares, inclusive para almoçar.

Ferramentas que podem reduzir os principais erros no trabalho remoto 

Certamente, para que resultados satisfatórios façam parte do dia a dia dos trabalhadores, ou melhor, da empresa no geral, o uso das ferramentas certas tem um grande impacto. E, é algo que tem relação tanto com questões de comunicação, quanto de gestão.

No entanto, ao falar em específico da divisão de tarefas, organização, entre outras práticas que fazem grande diferença para todos, certos programas e aplicativos são muito vantajosos. A seguir, veja alguns dos principais:


Anúncios

Runrun.it

O Runrun.it é uma ferramenta de gestão e pode ter aplicação, em especial, para o monitoramento das equipes. A interface interativa permite uma distribuição de tarefas prática conforme as necessidades de cada equipe. Inclusive, por meio desse recurso também é possível acompanhar os processos em andamento, atrasados, aprovados, entre outros fatores. 

Além disso, não há precisão de um treinamento complexo, ou seja, os colaboradores não enfrentarão grandes dificuldades para o uso. Há chance de testar de forma ilimitada por 14 dias. Depois, é preciso selecionar entre a opção gratuita e com alguns recursos restritos ou um dos planos.

Trello

Em relação ao Trello, também é um recurso importante para o gerenciamento de projetos. Pode ter o uso tanto para o lado pessoal quanto para as grandes empresas, seja nos celulares ou desktop. Assim como o Runrun.it, conta com uma interface intuitiva e um dos principais destaques fica por conta da dinâmica dos recursos como os checklists, multimídia, capacidade de personalização e compartilhamento de cartões com descrições de tarefas e prazos.


Anúncios

Zoom

Já no caso do Zoom, é uma ferramenta que ganha cada vez mais espaço, pois permite a realização de webconferências e as famosas calls. Há possibilidade de realizar o download para Android ou iOS ou de usar pelo navegador.

O mais interessante é que as reuniões podem contar com até 1000 participantes de vídeo, além da qualidade de áudio, vídeo e possibilidade dos recursos de colaboração.

Além dessas opções, há recursos que podem contribuir com uma comunicação mais eficaz, como o Slack e o Hangouts, pois permitem que os colaboradores conversem entre si e compartilhem arquivos. O Hangouts é gratuito, sendo uma ferramenta do Google, já o Slack, é gratuito apenas para pequenas empresas e apresenta planos profissionais.


Anúncios

Por fim, vale dar ênfase que a busca por melhorias nas empresas deve ser constante, assim como na atuação de cada profissional. Em meio às diversas soluções para o dia a dia para lidar com os principais erros no trabalho remoto, em especial, quando se tratam de aplicativos, é muito importante prezar por alternativas capazes de contribuir com um modo de trabalho que seja não apenas produtivo, como também saudável.

Anúncios