PIX cadastra mais 20 milhões de chaves – OMES

Anúncios


Anúncios

PIX
Fonte: SERPRO

PIX cadastrou mais de 20 milhões de chaves em menos de 6 dias, a plataforma eletrônica do BC que promete uma maior agilidade nos serviços bancários tem sido o grande assunto do momento entre os bancos.


Anúncios

A plataforma de pagamento instantâneo do BC deverá introduzir no país o open banking. Por sua vez, a modalidade open banking deverá propor uma democratização dos serviços bancários. Além disso, trará mais transparência e autonomia aos usuários.

Sendo assim, o BC espera alcançar os maiores índices quanto as operações financeiras no país. Portanto, o uso do PIX será a grande evolução do sistema financeiro brasileiro. E assim, com toda essa possibilidade na movimentação do sistema, várias instituições se empenharam para efetuar o registro de seus clientes.


Anúncios

PIX o open banking do BC

O BC anunciou a implementação definitiva da plataforma de pagamento instantâneo. Assim, promove o que conhecido modelo de open banking. A modalidade de sistema financeiro aberto.

Ou seja, os bancos e instituições financeiras não possuirão mais a autonomia sobre os dados de seus clientes. Dessa forma, o cliente é quem determina quando e como gerir seus dados e seu dinheiro.

Portanto, as informações financeiras, inclusive seu histórico financeiro, será de propriedade do cliente. E assim, poderá transportá-lo para qualquer instituição que não a sua.

A plataforma PIX é um passo para essa modulação do sistema, já que implementará o pagamento de contas e boletos fora do horário bancário e dias. Sendo assim, o sistema será aberto todos os dias da semana e a qualquer hora.


Anúncios

A concorrência entre os Bancos

Com a instituição do PIX. O sistema bancário se tornou um terreno mais competitivo. O que trouxe mais equilíbrio entre as instituições digitais e tradicionais. Dessa forma, sobre a ameaça com a possibilidade de perda dos clientes, algumas instituições investiram no sistema.

Assim, empresas como o Banco Santander, criaram um plataforma específica para inserir o PIX. Dessa forma, incluir em seus sistemas as modulações da plataforma. E ainda facilitar o acesso de seus clientes ao sistema do BC.

Porém, não foi apenas o Banco Santander que criou algum tipo de esforço para impulsionar o cadastro dos clientes na plataforma. O Nubank criou uma promoção para garantir a permanência de seus clientes na instituição.  


Anúncios

O cadastro da chave e seus cuidados

Fonte: SERPRO

Um dos assuntos mais comentados no país nos últimos meses, a plataforma digital atraiu mais que os olhares dos bancos. Conseguiu também atrair os olhares de bandidos. Assim, os relatos de fraudes e golpes foram identificados.

Sendo assim, para não cair em um dos golpes, é importante redobrar os cuidados e ainda manter a atenção. Por isso, antes de acessar a qualquer link enviado por e-mail, via SMS ou mesmo por rede sociais. Verifique junto ao banco se o envio é verídico.

Por isso, não acesse ou aceite indicação de cadastro da chave PIX se não por meio do banco ou financeira ao qual possua conta vinculada. Apenas os bancos e instituições tem autorização para efetuar esse tipo de cadastro.


Anúncios

Os mais de 20 milhões de clientes

O BC liberou o pré-cadastro para o acesso ao sistema. Assim, no dia 6 de outubro os bancos e instituições autorizadas iniciaram o registro de seus clientes. Porém, em pouco mais de 6 dias o BC havia computado mais de 24.821 chaves cadastradas.

Ou seja, os bancos autorizados realizaram mais de vinte milhões de chave de acesso PIX. O BC se surpreendeu com o alcance de chaves cadastradas no curto período. Assim, o BC espera que ele número dobre até a implementação definitiva do sistema.


Anúncios

Sobre o funcionamento das chaves

As chaves apresentarão um único dado consumidor. Porém, este dado será vinculado ao sistema bancário e assim trará todas as informações do cliente. Dessa forma, durante a execução de uma operação serão dispensadas informações adicionais.

Ou seja, para efetuar um TED será preciso fornecer apenas a chave; CPF, por exemplo. E assim, não será necessário o preenchimento de vários outros dados.

Cadastrando a chave

O banco onde o cliente possuir conta irá notificá-lo sobre o procedimento. Assim, ao acessar o sistema bancário, será você a incluir suas informações e indicar qual ou quais delas serão utilizadas como chaves.


Anúncios

Portanto, o procedimento de cadastro será determinado por cada banco. Inclusive o tempo de ativação da chave. Assim, poderão ser indicados CPF, telefone, e-mail do cliente para cadastro. E ainda, o cadastro de chave aleatória ou CNPJ para pessoas jurídicas, por exemplo, o MEI.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes. Por fim, não esqueça de cadastrar a chaves apenas pelo sistema do banco.

Anúncios
Anúncios