Anúncios

Anúncios

pirâmide financeira
Fonte: freepik

É provável que você já tenha escutado sobre a pirâmide financeira ou até mesmo visto um esquema de ganhos sem saber que se tratava desse sistema. Isso porque, embora seja proibido por lei no Brasil, é um modelo de negócio fraudulento.

Anúncios

Para se ter uma ideia do cenário, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2019, indicou que 11% dos brasileiros já perderam dinheiro em sistemas de fraude.

Além disso, as pirâmides financeiras corresponderam a 55% das ocorrências. Um dos pontos que mais atraem as pessoas, é a promessa de dinheiro “fácil” e com agilidade.

Quer entender mais sobre esse tema? A seguir, veja como identificar esse tipo de sistema, que pode assumir mais de um aspecto e conheça os riscos.

O que é uma pirâmide financeira?

A pirâmide financeira consiste em um modelo de negócio, em que o esquema tem execução exatamente em um formato de pirâmide. Sendo assim, tem a ponta da pirâmide, que é de onde a promessa de retorno parte e ocorre a captação do dinheiro dos investidores.

Dessa forma, outras pessoas entram na base da pirâmide. No entanto, há um ciclo, em que enquanto o último entra na base, as pessoas que estão acima recebem, ou seja, em um ponto, o sistema fica insustentável. Isso porque quem, de fato, ganha, é a pessoa que está na ponta.

Se pode perceber que o indivíduo só tem o seu retorno financeiro, porque outra pessoa entrou na pirâmide com o “investimento”. Além disso, conforme você descobriu, há proibição no Brasil e configura crime contra a economia popular (lei 1.521/51).

O que sustenta por um determinado tempo a pirâmide financeira é a adesão de novas pessoas e caracteriza-se como um golpe financeiro justamente por isso. Ocorre a atração dos novos membros para que as camadas anteriores recebam, até que em certo ponto, o prejuízo financeiro chegue.

Como identificar uma pirâmide financeira?

pirâmide financeira
Fonte: freepik

Por mais que as pirâmides financeiras possam assumir diferentes características de acordo com as propostas realizadas, há alguns pontos que podem facilitar a identificação e evitar que você caia em uma fraude.

Garantia de retorno financeiro

No meio de investimentos no geral, é de grande importância que as pessoas saibam que nenhum investimento tem garantia 100% do retorno. Lembre-se que a preservação de capital ao correr riscos menores é diferente da garantia de retorno.

Quando uma empresa ou um conhecido fala sobre um sistema que vai te dar um grande retorno financeiro e principalmente, que tem garantia, é a hora de desconfiar.

Dinheiro extra por indicação

Imagine alguém dizer que em um determinado investimento, você ganhará comissão por indicar mais uma pessoa. Seria totalmente estranho, certo? Isso se trata apenas de atrair mais uma pessoa para a base, alimentando o ciclo.

Analise o mercado financeiro, em ações, fundos imobiliários ou até mesmo na poupança, há algo até mesmo parecido com isso? Não. Além disso, quando se tratam de sistemas de pirâmides financeiras em vendas, que são muito comuns também, soma-se a essa dica a necessidade de observar se a quantidade de lucro dos distribuidores depende mais do recrutamento de mais pessoas do que da venda do produto em si.

Poucas ou nenhuma informação sobre a empresa

Em qualquer tipo de operação no meio financeiro, é fundamental pesquisar sobre as empresas e não seria diferente nesse caso. Saiba que os negócios que fornecem investimentos para o país são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central, entre outros.

Há também a auditoria contábil, que faz toda a avaliação da auditoria em cima dos próprios dados contábeis da empresa e uma vez que são esquemas fraudulentos, dados sobre regulamentações e demais análises dificilmente serão abertos ao público, muito menos verídicos.

Inclusive, a auditoria contábil pode ser um assunto para questionar, pois isso tem que ser público. Além disso, é pouco provável que você encontre informações relevantes para construir a confiança nessa empresa. Ainda mais, não constar nenhum órgão de regulamentação é também preocupante.

Observação sobre onde denunciar

Conforme informações anteriores, a pirâmide financeira configura um crime e as pessoas que apresentam suspeita da execução desse sistema ou são vítimas podem denunciar em diferentes locais. Há possibilidade de recorrer ao Ministério Público Estadual ou Federal ou na polícia, seja federal seja civil.

Dependendo das características do golpe, os fraudadores podem responder aos órgãos responsáveis pela fiscalização, o que resulta em multas, entre outras penalidades. Já em relação a pena, a reclusão é de um a cinco anos.

Vale observar que o desejo de fazer o dinheiro render é comum entre as pessoas e a falta de conhecimento pode resultar na aceitação de propostas que abrem portas para prejuízos.

Por isso, é importante ter conhecimento sobre as alternativas do mercado. Agora que você já conhece a pirâmide financeira e pode evitá-la com maior facilidade, aproveite para compartilhar o conteúdo.