Páscoa se tornou uma oportunidade de negócio
Fonte: Freepik

Em momentos de crise econômica, datas comemorativas são bons momentos para conseguir uma renda extra. É assim que a Páscoa se tornou uma oportunidade de negócio para muitas famílias brasileiras.

Afinal, muitas pessoas percebem na Páscoa uma forma de ganhar dinheiro, elaborando ovos caseiros. Assim, a época do ano mais aguardada pelos chocólatras tem também sabor de dinheiro para aqueles que veem no chocolate uma mina de ouro.

No post a seguir, você aprenderá 3 dicas para se aproveitar da Páscoa e conseguir ganhar uma grana, trabalhando em casa

1.  Varie os produtos e fique de olho nas tendências

Quem trabalha com confeitaria sabe que esta é a melhor época do ano para ganhar com a venda de chocolates.

Com muita criatividade, poucos ingredientes acabam se transformando em ovos de Páscoa deliciosos. Assim, o importante é sempre se atentar às tendências de sabores que vão surgindo a cada ano. Ninho com Nutella, creme de maracujá e Kinder Bueno são sucesso de vendas.

A verdade é que os ovos de chocolate tradicionais nunca saem de moda, assim como as trufas e cones trufados.

Aliás, os bombons e trufas são muito procurados por aqueles que querem presentear um ente querido, mas não tem condições de comprar um ovo de Páscoa. Dessa maneira, apostar em caixinhas de chocolate com diferentes unidades é sucesso.

Os ovos gourmets também chamam a atenção, sobretudo os ovos de colher. Isso porque possuem bastante recheio e é comum que os consumidores paguem mais caro por esses produtos.

Outra dica é fazer cestas de Páscoa com produtos industrializados. Caixas de bombom, trufas, ovos de chocolates e um coelhinho de pelúcia podem formar a sua cesta.

2.  Precifique corretamente os seus produtos

Páscoa se tornou uma oportunidade de negócio
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A precificação é crucial para delimitar a sua margem de lucro. O primeiro passo para a precificação é listar todos os produtos que você utilizará. Em seguida, anote todas as quantidades utilizadas na produção.

Por exemplo, suponhamos que você vá fazer um ovo de brigadeiro tradicional e compre uma barra de 1kg por R$ 100,00. Contudo, utilizará apenas 100g para a produção do ovo.

Se 1kg vale R$ 100,00, então quanto valem 100g? Por uma regra de três você chegará ao valor de R$ 10,00, a cada 100 gramas. Faça isso com todos ingredientes para saber o valor que gastou.

Outro ponto importante é saber quanto rendeu a sua receita. E para isso, não há outra forma senão testar. Aliás, tente padronizar os produtos para que as contas sejam mais assertivas.

Depois de calcular todos os valores dos ingredientes, acrescente ainda 30% desse valor, o correspondente a um valor dos gastos incalculáveis: água, gás e luz. Assim, você chegará ao valor total do produto. Caso faça mais de um chocolate, basta dividir o valor total pelo número de produtos feitos.

A partir daqui você pode ainda acrescentar o valor de sua mão de obra para que assim consiga chegar a sua margem de lucro. Esta deve ser adicionada para que assim você consiga rentabilizar o seu empreendimento.

3.  Invista no ambiente virtual para aumentar as vendas

No ano de 2022, a Lacta, uma das maiores produtoras de chocolate do país, investiu em sua loja virtual. Além disso, criou a Loja 360º para proporcionar uma experiência no universo digital.

A ideia era que a loja pudesse mostrar ao público do metaverso que os chocolates Lacta são ótimas opções de presente para a Páscoa, mas também para o ano inteiro. Afinal, um chocolatinho sempre cai bem.

Assim, a empresa incluiu em seu portfólio virtual todos os produtos presenteáveis, de trufas a caixas de bombons de preços variáveis. Percebendo que a Páscoa se tornou uma oportunidade de negócio lucrativa, a Lacta não parou por aí.

Sua loja no metaverso fez com que a experiência de compra do usuário fosse bastante divertida. Afinal, a marca apostou em um caça aos ovos e cupons de descontos para quem completasse o game.

Já no e-commerce, o foco foi uma repaginada no layout mais interativo e aconchegante. Aliás, pelo site da Lacta, os consumidores também puderam encontrar embalagens únicas para presentear.

É nítido que marcar presença no virtual é muito importante para quem quer vender mais. No ano de 2022, o e-commerce brasileiro respondeu ao maior crescimento da América Latina.

Portanto, embora você não precise criar uma Loja 360º, investir em uma loja virtual e/ou em uma boa página do Instagram com fotos bem atrativas de seus ovos de páscoa pode te ajudar a alavancar as vendas. Experimente!

Agora que já sabe que a Páscoa se tornou uma oportunidade de negócio, que tal aproveitar essas dicas e criar já o seu? Até mais!