Anúncios

Anúncios

pagar antes ajuda no score
Fonte: freepik

Por causa da importância da pontuação de crédito no mercado financeiro, é comum que muitas dúvidas apareçam a respeito do que pode ter impacto ou não. Já pensou, por exemplo, se pagar antes ajuda no score?

Anúncios

Sabe-se que os hábitos de pagamento são cruciais para essa pontuação, que varia entre 0 a 1000. A preocupação sobre o score tem relação essencialmente com a consideração que empresas e diversas instituições financeiras possuem. Afinal, expressa o perfil financeiro do consumidor.

Por isso, na busca de produtos e serviços, é normal que a análise de crédito do local conte com essa verificação. Basicamente, quanto maior, se percebe um perfil mais positivo do consumidor. Como consequência, as chances de ter liberação de opções como cartões de crédito e empréstimos, são maiores.

Além disso, vale citar que não são apenas instituições financeiras que consultam o score, como também as seguradoras de automóveis, imobiliárias e operadoras de internet. Desse modo, se pode compreender ainda mais o papel dessa pontuação no mercado. A seguir, saiba se antecipar suas contas ajuda na pontuação, entre outros fatores importantes.

Saiba se pagar antes ajuda no score

Com as informações acima, se pode observar que a dúvida a respeito de se pagar antes ajuda no score é de grande relevância para o assunto. Afinal, se a pontuação expressa as chances de pagamento dos consumidores, a antecedência seria capaz de melhorá-la?

Na realidade, as informações que correspondem aos pagamentos antecipados, não possuem direcionamento para a Serasa, empresa responsável pela média. Entram nesse cálculo dívidas com menos de 5 anos, caso tenha, o Cadastro Positivo e informações de negativação.

De uma forma mais precisa, não contribui com a elevação da pontuação. No entanto, tenha atenção ao fato de que dados sobre os pagamentos feitos, assim como os que não foram, são transmitidos para a empresa.

Soma-se a esse contexto, outras questões comumente citadas e que são verdadeiros mitos. Por exemplo, por mais que informar o CPF na hora de realizar as suas compras resulte em diversos benefícios, não é algo que potencializa o score de crédito.

Ainda mais, mesmo que o pagamento de dívidas seja fundamental para a pontuação, é preciso ter cuidado ao acreditar em ações que não impactam de fato. Pagar antes ajuda no score? Você já descobriu que não e a negativa também é a mesma quando se trata da elevação da pontuação imediatamente após um pagamento.

Conheça o seu score

Além dos pontos acima, para saber do seu score, é possível recorrer ao aplicativo ou site do Serasa. Então, basta ter um cadastro com suas informações básicas de contato e identidade para prosseguir com a verificação.

Na plataforma, também é possível obter mais dados sobre como a pontuação pode ser melhorada. Além disso, há como optar pelo monitoramento Premium da Serasa, em que as alterações na média são indicadas por meio de SMS ou até mesmo por e-mail. Essa é uma opção ideal para quem tem uma necessidade ainda maior de certos produtos e serviços nos quais uma pontuação baixa se classifica como um obstáculo.

Dicas para pagar as contas em dia

pagar antes ajuda no score
Fonte: freepik

Agora que você já sabe a negativa a respeito de se pagar antes ajuda no score, é importante reforçar que o pagamento em dia deve ser sempre uma prioridade. Afinal, este fator tem, de fato, influência na pontuação.

No entanto, em relação a antecedência, por mais que não tenha um papel direto, é algo que contribui com que algumas pessoas tenham um sistema mais eficaz de controle financeiro. Por outro lado, é preciso considerar que algumas fintechs e diferentes instituições oferecem descontos com a antecipação do pagamento.

De qualquer modo, com foco em quem deseja não atrasar os pagamentos, algumas dicas podem ser muito vantajosas. Em primeiro lugar, as contas devem ter colocação de prioridade na hora de organizar as suas finanças.

É muito comum dividir os gastos de diferentes formas e uma delas é pela classificação de despesas fixas e os itens supérfluos. Além disso, não se esqueça que os atrasos podem resultar em multas e juros consideráveis de acordo com cada local.

Nesse aspecto, a concentração dos investimentos, por exemplo, em datas próximas ou se possível, no mesmo dia, pode ser vantajoso.

Por outro lado, para algumas pessoas outros sistemas podem agregar nesse cenário ou serem ainda mais viáveis, como no caso do uso do débito automático. É uma forma de não esquecer a data de pagamento e alguns locais concedem desconto pelo cadastro no débito automático.

Certamente, vários recursos fazem a diferença nesse cenário, entre eles, as aplicações direcionadas especificamente para o controle financeiro. Aliás, existem opções gratuitas repletas de ferramentas intuitivas.

Pontos como esses são cruciais para uma relação mais saudável com o meio financeiro. Como consequência, o score de crédito pode beneficiar, uma vez que a constância dos bons hábitos pode levar também a estabilização em posições mais favoráveis.