O novo coronavírus trouxe um cenário complexo nas mais diversas áreas, entretanto há negócios que crescem na crise causada pela pandemia. Cursos, cuidados com os pets e bem-estar, entre outros nichos estão na lista de empreendimentos que mostram alta neste período repleto de desafios para as pessoas.
Observe ao longo do texto que motivos variados estão associados ao crescimento desses negócios. Além disso, é válido que exista atenção às novas demandas em meio a essa situação.
1- Cursos de capacitação online
Desde o início da pandemia, várias empresas e instituições ofereceram cursos online de forma gratuita. Essa se mostrou um modo de estreitar a relação com os usuários. Observe que, de certo modo, é um meio de contribuição com o aproveitamento de tempo, por meio do desenvolvimento ou melhoria de determinada habilidade.
[adinserter name=”Square Post %3 Desktop”]
Um grande exemplo é o salto de 25% na procura da escola de idiomas Babbel, que ocorreu perto ao início de abril. Outros dados que reforçam essa alta são originados de um estudo feito pelo portal Cuponomia que mostra a elevação de 224% em compras de cursos online.
2- Mercado pet
A presença do mercado pet da lista se dá especialmente pelo fato das pessoas passarem um maior tempo em casa. Afinal, entre as consequências dessa ação, está uma maior atenção às necessidades e preferências dos animais.
Se notou não apenas a elevação nas vendas, como também a abertura de vagas de trabalho. Outro motivo que incentivou a área, é o fato de que os pet shops estão entre os serviços essenciais.
[adinserter name=”Square 4 Both Device”]
Dessa forma, mesmo com a fase de restrições mais avançada, que conta com o isolamento social mais rígido, esses locais ficaram abertos. Além desses pontos, é preciso levar em consideração também as pessoas que decidiram ter um novo companheiro. Como consequência, é algo que tem reflexo na busca por serviços na área.
Acima de tudo, assim como em outros setores, foi preciso apostar nas inovações. É algo ligado aos serviços e produtos oferecidos. Isso porque as pessoas passaram a priorizar uma maior facilidade nos cuidados e variedade nos itens para entreter os pets.
3- Consultoria de sustentabilidade
Antes de abordar o crescimento da busca pela consultoria de sustentabilidade, é importante falar de forma clara sobre o conceito. Basicamente, tem como base o uso mais consciente de recursos naturais em busca da conservação de processos e sistemas.
[adinserter name=”Square 5 Both Device”]
Por essa razão, o chamado tripé da sustentabilidade consiste no setor ambiental, econômico e social. Afinal, a partir desses pilares há chances de projetar um sistema que se sustente, inclusive a respeito de gerações futuras.
De certo modo, o cenário da pandemia também evidenciou os impactos no meio ambiente. É algo que foi observado, em especial, com a redução de pessoas e carros em circulação nos períodos de isolamento mais restrito.
Dessa forma, obteve-se uma concepção mais clara da necessidade de uma agenda sustentável. Nesse cenário, é comum que as expectativas da sociedade como um todo sejam maiores em relação às empresas.
Portanto, a consultoria se encaixa na lista de negócios que crescem na crise por causa da maior busca das empresas por orientação nas estratégias de governança no geral.
[adinserter name=”Square 6 Both Device”]
4- Alimentação orgânica
No tópico anterior, se falou sobre sustentabilidade e esse é um dos motivos para uma maior busca de empresas do ramo de alimentos orgânicos. Além disso, a segurança alimentar, suporte às empresas locais, saúde, entre outras questões.
Sendo assim, se pode dizer que um grupo de fatores resultou em uma maior preocupação das pessoas com a alimentação e meios produtivos.
Nesse contexto, é crucial a consideração pelo avanço de ingredientes que impactam na expansão nessa categoria. Como consequência, itens antes indicados como processados, ganharam soluções orgânicas.
[adinserter name=”Square 7 Both Device”]
5- Clínicas de bem-estar
Muitas das razões para o crescimento das clínicas de bem-estar em meio a pandemia, também são faladas em outros tópicos. Afinal, de certo modo, cada item está ligado com um maior cuidado com a saúde.
Há ainda o fato de que, o cenário teve uma grande influência no bem-estar geral devido ao confinamento, em especial, no início. Desse modo, foi notado o aumento de pessoas estressadas e ansiosas.
Assim, várias razões estão ligadas com o aumento, que não indica precisamente a busca por mudanças estéticas.
No entanto, em distinção com outros pontos da lista, nesse nicho alguns cuidados devem ser reforçados. Isso porque alguns trabalhos presenciais são cruciais para a operação.
Mais dados sobre negócios que crescem na crise da pandemia
Em todo esse contexto, também é preciso notar o valor da adaptação com o meio virtual para as empresas. A partir da transformação digital essa adaptação já foi precisa, porém, com a pandemia e o confinamento como medida de segurança, essa necessidade teve maior evidência.
[adinserter name=”Square 8 Both Device”]
Desse modo, nichos citados ao longo do texto, entre outros, tiveram grandes investimentos voltados para esse meio. Se nota assim novas modalidades de serviços em prol da sobrevivência em tempos difíceis e de crescimento.
Por exemplo, no caso do meio de bem-estar, se pode citar o crescimento de healthtechs. Se tratam de plataformas com atendimento remoto e com conteúdos que valorizam soluções dessa área para o dia a dia.
No meio da saúde esse tipo de solução também teve mais destaque em meio a pandemia, seja com a expansão de serviços de clínicas ou com a chegada de novas empresas.
Conclusão sobre negócios que crescem na crise
De qualquer maneira, é interessante observar essas áreas que apresentam crescimento, uma vez que naturalmente possuem impacto na economia e empregos. Sem dúvidas, com a dimensão da pandemia, há um longo caminho a ser traçado em prol de mais estabilidade.
A entrega de valor e capacidade de modificação permanecem como dois atrativos. No entanto, o acesso dos empresários a suporte e ferramentas adequadas também são cruciais.
Por esse motivo, nesse período também foi incentivado o auxílio aos negócios locais e pequenas empresas. Por fim, a análise de mercado e como consequência, das demandas existentes, continuam como aspectos importantes para o crescimento das corporações.