Anúncios

Anúncios

MPEs são maioria em falência
Fonte: Canva

Empreender no Brasil não é nada fácil e mais de vinte e cinco por cento das pequenas empresas fecham em menos de cinco anos após a sua abertura. As MPEs são maioria em falência hoje.

Anúncios

Para uma empresa sobreviver no Brasil é necessário, sobretudo, muita criatividade visto que para se manter no mercado é difícil, ainda mais em meio a pandemia de Covid-19. Pequenas empresas e microempreendedores individuais foram os mais afetados nesse cenário.

Como resultado dessa dificuldade, uma pesquisa recentemente realizada com base nos dados da Receita Federal mostra que MPEs são a grande maioria a entrar em falência. Segundo o SEBRAE, realizador da pesquisa o resultado obtido se dá principalmente pela falta de capacitação para a gestão de negócios.

Empreender pode ser uma saída

Apesar das inúmeras dificuldades, no Brasil existe uma instituição que tem como principal intuito auxiliar pequenas empresas e empreendedores que desejam se regularizar, formalizar suas atividades ou mesmo abrir a sua própria empresa. 

Essa instituição, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, também conhecido como Sebrae, fornece todo o suporte necessário para quem deseja se formalizar ou mesmo abrir a sua empresa.

Se você está passando por isso nesse momento e deseja abrir a sua empresa, pode procurar uma unidade do Sebrae que fornecerá todo o suporte necessário para o desenvolvimento da empresa.

Atualmente o país está sofrendo com a pandemia a cerca de um ano e meio. O resultado disso são milhares de brasileiros que acabaram perdendo o emprego e para contornar a crise decidiram investir por conta própria. 

Mas abrir um negócio praticamente sem nenhum capital acaba sendo um desafio. Para contornar tal situação muitos estão recorrendo à abertura do MEI, se tornando microempreendedores individuais.

Um indicador que mostra esse crescimento na formalização diz respeito ao aumento no número de desempregados, a nova relação com o trabalho e as vantagens em empreender.

Se você está cansado de procurar trabalho e não ter resultado ou está buscando começar a empreender, aqui traremos informações sobre como você pode se tornar um empreendedor de sucesso.

MPEs são maioria em falência: como se tornar um empreendedor?

Montar o próprio negócio pode parecer algo simples e fácil. Mas demanda de conhecimento e planejamento, sobretudo, acerca da área na qual o comércio vai de fato atuar com base nas áreas que você se identifica.

Como vimos que as MPEs são maioria em falência hoje é fundamental estar preparado para que o futuro da sua empresa não seja esse.

Para evitar esse tipo de situação com o seu comércio, possibilitando um desenvolvimento adequado, é possível contar com o auxílio do Sebrae.

O Sebrae atua na capacitação para os negócios, mas é preciso ter em mente que a instituição não é uma fonte de crédito. Todavia, junto aos seus parceiros, o Sebrae promove a criação de produtos financeiros especialmente elaborados para atender ao seu negócio.

Uma das principais atuações do Sebrae está em ajudar o microempreendedor a utilizar de maneira consciente e sobretudo otimizada os recursos que tem em mãos, atuando para melhorar o seu empreendimento.

MPEs são maioria em falência
Fonte: Canva

Empreender pode ser difícil 

Como o setor está em constante mudança, para poder empreender é preciso inovar de maneira periódica.

Para microempreendedores e microempresas, a sobrevivência da empresa pode acabar sendo bastante difícil. Sobretudo, nesse momento no qual a situação acabou sendo agravada pela pandemia de Covid-19.

Nesse delicado cenário, as MPEs, as microempresas e os microempreendedores sofreram grandes prejuízos com a queda do faturamento ocasionado principalmente pelas medidas de isolamento social.

Com o isolamento social muitas empresas precisaram passar grande parte do tempo fechadas ou adotaram o delivery para suprir suas vendas que caíram sistematicamente.

Em contrapartida, o crédito para microempresas e microempreendedores individuais não é assim tão fácil de ser obtido. Afinal, quanto menor a empresa, mais difícil são as chances de obter crédito para o negócio.

Ainda com base no levantamento feito pelo Sebrae, das empresas entrevistadas, quase metade afirmou que a causa do fechamento está a pandemia.

Desse total, vinte por cento declarou que a falta de capital de giro foi a principal causa para o fechamento do negócio. Trinta por cento que com acesso ao crédito o negócio poderia ter sido preservado e não falido.

MPEs são maioria em falência: como evitar a falência do seu negócio?

Como vimos até aqui, as MPEs são maioria em falência, mas é possível evitar isso. Um dos principais meios de evitar que o seu negócio chegue ao fim é por meio da capacitação para os negócios.

Os microempreendedores e as microempresas precisam estar devidamente capacitados para atuarem no mercado e para isso a realização de cursos pode ser um diferencial importante.

Nesse sentido, o Sebrae oferece inúmeros cursos de capacitação on-line para que microempreendedores possam se capacitar para a gestão adequada dos seus respectivos negócios.

Uma alternativa para vencer os desafios impostos pela pandemia é o mercado on-line. Mas para isso é fundamental saber como atuar nele para o sucesso da empresa.

Seguindo todas essas dicas e estando devidamente capacitado é possível que você consiga fugir desse triste cenário no qual as MPEs são maioria em falência hoje.

Gostou de saber mais sobre como empreender? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!