Anúncios

jogos que ensinam a poupar
Fonte: Freepik

Por mais que a educação financeira esteja ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, se deve considerar que para muitos, ainda é um assunto novo. Hoje em dia, felizmente é possível encontrar no mercado opções como jogos que ensinam a poupar, entre outros recursos, que agregam valor ao conhecimento.

Sejam jogos de tabuleiro, em sites ou aplicativos no celular, é possível encontrar opções capazes de levar ensinamentos diversos, desde parâmetros variados de dívidas até economias e investimentos

Quais são os jogos que ensinam a poupar?

Em primeiro lugar, quando se fala em jogos que ensinam a poupar, é importante citar que a abordagem pode ocorrer de diferentes formas. Seja no celular ou em jogos de tabuleiros, conforme será abordado neste conteúdo, alguns podem não ter nem mesmo um tema de finanças para proporcionar esse tipo de aprendizado. 

Afinal, há modos indiretos de agregar conhecimento no dia a dia. Veja a seguir métodos que variam e aproveite para identificar se algum pode agregar em seu dia a dia:

Monopoly

jogos que ensinam a poupar
Fonte: Amazon

Sem dúvidas, o Monopoly é um dos principais jogos disponíveis no mercado que lidam com finanças, com destaque para o mercado imobiliário. Nele, questões como aluguel, falência e propriedades são abordadas com o passar das rodadas.

A partir dele, aqui no Brasil encontramos o Banco Imobiliário, que tem os direitos atrelados à marca Estrela. Há mais de um modelo que pode ser encontrado e apesar das distinções, todos são capazes de impactar no aprendizado. Afinal, ao longo do jogo, decisões financeiras devem ser tomadas por cada participante e até o final, se pode perceber quais são melhores para o aumento do patrimônio ou não.

Bate-bola Financeiro

jogos que ensinam a poupar
Fonte: Reprodução/Bate-bola Financeiro

Sem dúvidas, a saúde financeira é constituída por uma série de critérios como conhecimento, disciplina e estratégia. Com diferentes níveis, o jogo online gratuito Bate-bola Financeiro pode agregar na vida de quem deseja aprender a organizar o dinheiro, o que envolve também poupar.

É importante citar jogos que ensinam a poupar para diferentes idades e nesse caso, há o nível inicial, indicado para 11 a 14 anos, o intermediário (14 a 18) e o profissional, para maiores de idade.

De uma forma geral, se pode considerar que muitos jogos podem contar com aprendizados capazes de influenciar nas finanças. Tudo, naturalmente, dependerá da perspectiva. 

Jogo Pique-nique

jogos que ensinam a poupar
Fonte: Canal Brasil Solidário

A indicação do jogo Pique-nique é para maiores de 6 anos, ou seja, é mais uma forma de se divertir com as crianças e jovens de diferentes idades e estimular o aprendizado sobre poupar. 

Em meio aos jogos que ensinam a poupar, se pode dizer que essa é uma recomendação com um aprendizado mais direto, isso porque a premissa é, de fato, guardar uma maior quantia que os outros participantes. No entanto, ao mesmo tempo se deve fazer as compras necessárias. 

Jogo da Mesada

jogos que ensinam a poupar
Fonte: Estrela

Esse é mais um jogo que tem o selo da Estrela. Nele, quem consegue controlar o dinheiro de uma forma mais eficaz se torna o jogador. Assim como o anterior, tem indicação para pessoas acima de 6 anos.

No Jogo da Mesada existem diversas situações em que os participantes gastam e/ou ganham dinheiro. Desse modo, visa-se o alcance de objetivos, assim como a gestão de gastos. Todos os jogadores ganham uma mesada, enquanto apenas um faz o controle de dívidas. A ideia é finalizar as rodadas com um saldo maior.

Desafio Espacial

jogos que ensinam a poupar
Fonte: APKPure

Nesse caso, se trata de um jogo disponível para Android ou iOS. No Desafio Espacial, o jogador se depara com Pedro, o protagonista que viaja ao espaço e necessita juntar dinheiro o bastante para retornar para a Terra.

Ao assumir o lugar de Pedro, alguns obstáculos estão presentes no caminho. No entanto, o que contribui mais ainda com o aprendizado nesse caso é que há dicas de finanças dadas por um gerente do Banco do Brasil. A proposta do jogo é atender um público de jovens que estão na universidade. Todavia, é claro que diversas pessoas podem experimentar, uma vez que o controle de gastos é um dos temas.

O papel dos jogos que ensinam a poupar e a educação financeira

Os jogos podem auxiliar no aprendizado de uma forma mais leve. Afinal, existem diferentes maneiras de aprender. Há também uma demanda crescente pela educação financeira, que passou a fazer parte da realidade do ensino público e privado, é importante contar com instrumentos que estimulam o conhecimento.

Afinal, a partir do conhecimento e troca de informações, é possível que cada vez mais pessoas tenham decisões financeiras mais conscientes. Por isso, o papel dos jogos que ensinam a poupar é muito interessante e pode ter diferentes abordagens. Isso envolve vários ambientes, como em salas de aula, em casa ou com cada indivíduo em seu celular.

Você já conhecia esses jogos ou conhece outro que ajuda a poupar? Não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares para que mais pessoas conheçam essas opções.