Investidores na Bolsa: Entenda o porquê do crescimento – OMES

Anúncios

investidores na bolsa
Fonte: freepik

Recentemente notou-se um crescimento generalizado de pessoas físicas entre os investidores na Bolsa de valores. A B3, Bolsa de Valores brasileira, divulgou o aumento de 3,5% na relação de janeiro para dezembro de 2020.

Nesse cenário, também vale a pena observar dados da alta considerável de 2020 em relação ao final de 2019. Por exemplo, em relação aos investidores pessoas físicas (PFs), a elevação foi de +87,2%.

Outra comparação interessante, é a de que no ano de 2011, o número de investidores na Bolsa de valores era de 583.000, já  em outubro de 2020, correspondia a 3,1 milhões.


Anúncios

De acordo com a corretora XP, São Paulo condiz com 38,64% do total de contas, sendo que o segundo da lista regiões com um maior número de investidores na bolsa, apresenta 10,67% e refere-se ao Rio de Janeiro.

A concentração corresponde ao eixo Sudeste-Sul, com destaque para os locais citados anteriormente e Minas Gerais, que no total, representam cerca de 59% dos investidores. Já Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná somam 16,57%.

O cenário do crescimento da Bolsa reúne outros pontos que merecem atenção, pois abrange também o número de mulheres. Apesar de que condizem com apenas 25,7%, nos últimos meses de 2020, por exemplo, ocorreu um aumento notável, em especial, ao comparar com 2019.


Anúncios

A seguir, confira mais informações sobre o crescimento e veja as vantagens de investir na Bolsa de Valores.

O que motivou o crescimento recente de investidores na Bolsa?

Um dos principais pontos que servem como estímulo para a Bolsa brasileira, é a estima pelos juros mais baixos ao longo de 2021. Isso se deve ao fato de que as previsões de especialistas envolvem a permanência da taxa Selic (taxa de juros básica da economia) em 2,0% até o segundo semestre do ano.

Para uma compreensão mais clara, é interessante considerar a relação de consumo, produção e lucro. Uma vez que a Selic mais baixa estimula o consumo, há uma venda maior e uma distribuição de dividendos mais atrativa. No entanto, com o aumento, ocorre a retração da atividade econômica de um modo geral.


Anúncios

Por mais que a entrada e características do mercado, como a oscilação, entre outras, causem apreensão, há crescentemente mais facilidades para investir. Isso porque cada vez mais bancos e corretoras prestam serviços personalizados para facilitar aplicações na Bolsa, inclusive, com a alternativa de orientações e portfólios diversos.

Quais são as vantagens de investir na Bolsa?

investidores na bolsa
Fonte: freepik

Com conhecimento, investir na Bolsa reúne diversas vantagens, em especial, por viabilizar a rentabilidade de forma estratégica para os mais diversos perfis. Além disso, se pode também manter os riscos relativamente sob controle.

Uma vez que você pode ter acesso aos investimentos de renda variável, é possível ter rendimentos mais altos ao comparar com aplicações na renda fixa. No entanto, nesse caso naturalmente há elevação de riscos e por isso, é crucial que os investimentos sejam compatíveis com o perfil do investidor e aumento de resultados que deseja.


Anúncios

Outro ponto de grande destaque a respeito de investimentos na Bolsa diz respeito às possibilidades de lucro até mesmo em épocas de crise. Inclusive, é algo que tem ligação com a importância de analisar com cautela o mercado e ter uma carteira diversificada.

Além disso, há carteiras variadas com aplicações mínimas relativamente baixas. No entanto, é fundamental que sempre exista uma análise do potencial de lucro, duração da aplicação e do prejuízo previsto.

Por fim, analisar o cenário político e probabilidade de impactos na Bolsa, aspectos das empresas em que se pretende investir, entre outros pontos, podem contribuir com uma análise mais precisa.


Anúncios

Qual é o momento certo para investir na Bolsa?

O meio dos investimentos ainda soa distante e burocrático para diversas pessoas, porém, hoje em dia há vários recursos para contribuir nesse processo. Logo, se torna uma possibilidade cada vez maior para muitos.

Certamente, não existe um padrão para quem deseja investir ou já investe. Afinal, há perfis e condições distintas. No entanto, algumas dicas podem ajudar a ter mais tranquilidade para identificar o momento mais correto.

Para que você tenha uma linha clara a seguir, é crucial ter conhecimento sobre o seu perfil de investidor. É algo crucial tanto para quem vai começar a investir, quanto para definir o melhor momento e aplicações mais adequadas.


Anúncios

Afinal, esse ponto contribui com um melhor filtro, inclusive sobre a tolerância aos riscos, prazos e segurança financeira.

Uma vez que há ações com aplicações mínimas a partir de diversos valores, para potencializar a segurança em relação ao momento de investir, busque um profissional. Ainda mais, vale citar que, hoje em dia, muitas corretoras contam com profissionais que prestam orientação.

Por fim, vale a pena a observação que o crescimento da Bolsa também é uma indicação de uma maior procura das pessoas por compreender a dinâmica deste meio. Naturalmente, entender os principais aspectos é crucial para que o seu dinheiro tenha o destino mais vantajoso possível. 


Anúncios

Anúncios