Anúncios

Anúncios

interferências domésticas no home office
Fonte: burst

Em meio a pandemia do coronavírus, uma série de adaptações foram necessárias, em especial, com o isolamento social como medida preventiva. Entre elas, se pode citar a adoção do trabalho a distância, que naturalmente acomete as pessoas de maneiras distintas. Afinal, há interferências domésticas no home office que podem transformá-lo em um grande desafio.

Anúncios

Por isso, vale a pena conhecer diferentes faces dessa realidade. Ao longo do texto, você verá alguns dos principais fatores que possuem impacto e dicas para lidar com cada um deles.

Quais são as principais interferências domésticas no home office?

Deve-se considerar que o ambiente de trabalho é ou deve ser pensado para esse fim. Dito isso, quando se fala em empresas, toda a distribuição, móveis e demais aspectos são voltados para uma rotina que visa o alcance dos resultados de cada organização. Naturalmente, de forma que favoreça a produtividade, melhorias constantes, segurança, conforto, entre outros fatores.

Logo, na necessidade de adaptação ao home office, de acordo com o citado, há diferentes lados a serem observados. Afinal, cada pessoa pode contar com desafios distintos, inclusive na intensidade.

O que reforça isso é que uma pesquisa feita pela Workana, uma das principais plataformas de freelancers da América Latina, indica a pretensão de continuação dessa forma de trabalho, porém, com algumas ações que são uma prioridade em prol de melhorias.

Entre elas, se pode citar aprimorar questões de conectividade e tecnologia, flexibilidade em prol de um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, assim como soluções para aqueles que possuem filhos. 

Com isso, está na hora de ver quais são as principais interferências domésticas do home office e compreender ainda mais as ações levadas em conta como uma prioridade. Veja:

Privacidade

A separação entre vida profissional e pessoal, sem dúvidas, era delineada de um modo mais claro antes da precisão do home office. Com uma série de reuniões por vídeo chamadas, de certa forma, parte do espaço pessoal dos funcionários tem redução. O destaque fica por conta daqueles que não têm um local em casa para trabalho e que podem ter uma maior exposição.

Interrupções

Imagine alguém, por exemplo, que cuida dos filhos e trabalha em home office. Em alguns ou muitos momentos, é possível que interrupções ocorram ou até mesmo de familiares, vizinhos, amigos, entre outros.

Isso porque, de certa forma, até mesmo quando o profissional consegue chegar a uma rotina de trabalho, pode ser complexo para os outros entenderem a importância deste feito. Por isso, é preciso ter um cuidado em dobro.

Conforto

Sem dúvidas, o imóvel comercial no que abrange a distribuição, rotina e estrutura, conta com uma dinâmica que permite uma maior concentração e conforto. Já em home office, pode ser um grande desafio, em especial, para chegar a estrutura adequada, o que abrange desde a conectividade até os móveis.

interferências domésticas no home office
Fonte: burst

Mistura entre ambientes

Se pode ver que é uma mistura clara de ambientes. No entanto, é crucial que o profissional tenha em mente a separação de suas atividades e a importância de cumprir o trabalho. Essa divisão é ainda mais crucial quando se fala em reuniões, prazos e metas. Tanto que, em qualquer um desses casos, vale a pena sempre ter uma postura ética e aberta com a empresa para que a melhor solução tenha alcance.

Dicas para lidar com as interferências domésticas no trabalho home office

A partir dos pontos acima, é importante analisar o que pode estar presente ou não no dia a dia de cada um. De qualquer forma, há certas dicas que podem se encaixar em várias realidades.

Por exemplo, em muitos casos, pode haver a indefinição de uma rotina de trabalho, mais precisamente, dos horários. Há muitas chances de que esse fator abra caminho para o excesso de tarefas. De qualquer modo, é um grande risco e que pode prejudicar o dia a dia e até mesmo as atividades pessoais.

De certa forma, ao ter horários, pode ser mais fácil lidar com certas interferências domésticas no home office. Por exemplo, ao conciliar os horários com o restante da família, isso evita certas interrupções, com um melhor atendimento de tarefas, assim como a presença no dia a dia.

Além disso, ter limites e esclarecer de que há um horário de trabalho pode contribuir com as pessoas que não residem no mesmo local tenham uma noção maior da situação.

Já no que diz respeito ao conforto, de acordo com o ponto a ter solução, há como recorrer ao auxílio da empresa, em especial, quando se trata de conectividade e instrumentos de trabalho.

Sendo assim, se pode observar que há dois pontos que exigem alinhamento. Isso porque embora as adaptações sejam cruciais e, muitas empresas e profissionais passem a enxergar nessa modalidade novas oportunidades, por outro lado, é preciso encontrar cada vez mais jeitos eficazes de lidar com as interferências domésticas no home office. Afinal, é essencial manter e potencializar resultados positivos nas organizações.