Anúncios

Anúncios

índice ibovespa
Fonte: freepik

Quando se fala em Bolsa de Valores, há muitos termos que exigem compreensão para garantir o funcionamento e acompanhamento do mercado de ações. Nesse caso, o Índice Ibovespa desempenha um papel crucial, que será abordado ao longo do texto.

Anúncios

É muito provável que você já tenha escutado sobre e seja você iniciante no meio dos investimentos ou não, o conhecimento sobre tal índice é imprescindível. Veja a seguir as principais informações a respeito:

O que é o Índice Ibovespa?

Comumente chamado apenas por Ibovespa, trata-se de um índice que tem aplicação para medir o comportamento das ações das corporações que contam com um volume alto nas negociações da Bolsa brasileira, a B3.

Por essa razão, também pode-se dizer que opera como uma carteira teórica de ativos. Além disso, sua criação ocorreu em 1968 e hoje é um parâmetro sólido mundialmente.

O cálculo ocorre a partir da média do desempenho dos ativos alvos de negociações nos meses mais recentes na Bolsa de Valores. Por isso que quando se fala que o “Ibovespa apresentou baixa” ou “caiu”, trata-se de uma indicação de que algumas das principais ações do mercado estão em queda e como consequência, há um receio maior.

Vale dar como exemplo o caso contrário, pois na alta, se tem uma indicação de que parte das ações que constituem o índice apresentaram maior valorização. Quer entender como o Índice Ibovespa é composto? Esclareça suas dúvidas com o próximo tópico.

Do que o Ibovespa é composto?

Nesse cenário, é importante considerar que não se atribui a responsabilidade das negociações a todas corporações que possuem registro na Bolsa de Valores brasileira. Ao todo, são mais de 300, porém, 75 representam 80% das operações.

A lista do índice tem renovação regular, a cada 4 meses e conforme isso ocorre, corporações podem ter adição ou remoção..

Para que uma empresa integre a lista, há precisão que se enquadre em critérios como não ter cotação média inferior a R$ 1,00, não ter processos extrajudiciais e de recuperação judicial.

Além disso, é preciso ter presença no último ano, em no mínimo, 95% dos pregões, entre outros parâmetros.

Soma-se a esse cenário que, embora os mesmos critérios tenham aplicação para a integração de ações no índice, isso não significa que elas contem com o mesmo peso. Isso porque algumas podem apresentar um índice de negociabilidade superior às outras.

É algo que ocorre porque elas são organizadas de acordo com esse critério e o peso tem o cálculo com base em 2/3 de volume das finanças e 1/3 da participação no número de negócios do ativo.

O que tem impacto no Índice Ibovespa?

índice ibovespa
Fonte: freepik

Uma característica marcante da Bolsa de Valores é a oscilação e conforme você viu, o Índice Ibovespa permite visualizar o desempenho das principais ações do mercado brasileiro.

Naturalmente, existem oscilações de vários tipos. No entanto, é crucial entender que, por mais que certos acontecimentos tenham impacto na Bolsa, é preciso enxergar esse cenário de outra perspectiva.

Por exemplo, acontecimentos políticos, como uma grande polêmica não influencia de modo direto e sim, como os investidores reagem ao fato. Basta levar em consideração a corporação que está presente na polêmica ou o nível de receio dos investidores perante a figura política envolvida.

São questões que podem valorizar ou desvalorizar as ações e conforme citado, indicar a queda ou alta do Índice Ibovespa. Em outras palavras, pode-se dizer também que é a atratividade de investimentos ou o contrário.

O que pode fazer uma ação “cair ou subir”? 

Falando de ações de um modo ainda mais específico, diversos fatores podem ser responsáveis pela elevação ou queda. Leva-se em consideração também o sistema de oferta e demanda, onde quanto maior o interesse, maior a valorização e mais difícil de comprar.

Quanto mais pessoas querem fazer a venda de uma ação, menos valorizada ela é. E agora, é hora de conhecer o que tem impacto justamente na valorização.

E, como você já descobriu, a reação dos investidores tem um grande peso. Sendo assim, entre os fatores que elevam as ações estão os balanços empresariais com perspectivas positivas e a fidelização de mercado.

Aquisições também podem ter um resultado de alta nas ações das empresas. Um exemplo recente que mostrou impacto positivo nas ações do Grupo Carrefour (CRFB3), foi o da compra do Grupo Big visando a expansão de sua atuação, o que envolve a atuação para locais onde ainda é limitada.

Sendo assim, com os dados citados no decorrer do texto, pode-se perceber que, a partir do Ibovespa, é possível obter de forma centralizada informações sobre o desenvolvimento das ações com mais negociações. Dessa maneira, é possível fazer análises mais precisas.

Por fim, agora você compreende o papel significativo do Índice Ibovespa para o mercado de ações brasileiro. Não deixe de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas possam também conhecer sua importância.