Anúncios

Anúncios

conta pj
Fonte: freepik

Certamente, uma empresa abrange uma série de fatores que exigem resolução e podem causar dúvidas. Um deles diz respeito à abertura da conta PJ, que por mais que não seja uma obrigatoriedade, carrega uma grande importância.

Anúncios

Afinal, justamente por ter um direcionamento diferente, a conta jurídica conta com recursos distintos. No decorrer dos tópicos a seguir, você poderá saber o motivo da importância desse recurso, entre outras informações. 

As principais distinções entre a conta para pessoa física e a conta PJ

Em primeiro lugar, vale dar ênfase às distinções essenciais entre a pessoa física e a pessoa jurídica. No geral, é muito comum que a atribuição no segundo caso sejam as empresas. Todavia, de uma forma ainda mais precisa, se classifica como PJ pessoas ou bens que diante a lei atendem a prestação de serviços, comércio ou produção.

Uma pessoa jurídica deve atender certos pontos, como o registro em órgãos competentes. Por outro lado, outros fatores, embora não sejam obrigatórios, também são específicos e podem fazer grande diferença. Conforme informações anteriores, esse é o caso da conta PJ.

Nessa situação, cada operação tem como base o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e por isso, é comum que não apenas alguns recursos da conta, como o processo de abertura seja distinto. Todavia, muitas vezes, principalmente online, existem apenas algumas etapas que mudam, como no preenchimento de formulários a respeito da empresa e renda.

Quais são as vantagens da Conta PJ?

Se você tem um negócio, é muito provável que já tenha escutado sobre a importância de separar as finanças pessoais das empresariais. Caso contrário, saiba que essa é uma grande dica para delimitar os gastos, ou melhor, ter um controle financeiro ainda mais eficaz.

Desse modo, este recurso ganha grandes vantagens para quem deseja contar com um modo de administração mais satisfatório. Além disso, é um ponto fundamental para que a empresa, independente do porte, passe a ser vista no meio financeiro.

Nesse contexto, também é interessante observar que é muito comum que os proprietários de contas PJ tenham acesso a condições mais favoráveis em alguns serviços e produtos financeiros. Por exemplo, na contratação de empréstimos para as mais variadas finalidades nos negócios.

Como escolher um banco para abrir uma conta PJ? Veja opções

conta pj
Fonte: freepik

Em meio a um mercado abrangente e diverso, naturalmente, uma série de alternativas estão disponíveis para quem deseja abrir uma conta PJ. Com isso, há uma série de vantagens, taxas e pacotes que exigem averiguação e uma análise cautelosa conforme as preferências e necessidades de cada um.

O número de opções é ainda maior ao considerar que as soluções são oferecidas tanto por bancos convencionais quanto por digitais. Certamente, a escolha pode soar complexa, porém, com algumas dicas é possível seguir um caminho vantajoso.

Em primeiro lugar, é crucial ter em mente quais são as especificações que possuem prioridade para serem atendidas na busca de uma conta PJ. Em meio as principais alternativas, estão:

Itaú

No caso do Itaú, para quem conta com CNPJ, há opções distintas de abertura de conta. Para aqueles que se enquadram como MEI (Microempreendedor Individual), com características como o faturamento anual de, no máximo, R$81.000,00 e sem sociedade ou titularidade em outra empresa, a conta MEI online é uma alternativa.

Por outro lado, tem a conta PJ, que tem como direcionamento pequenas, médias e grandes empresas. Ambas oferecem uma série de vantagens, como condições especiais de acordo com o relacionamento, simplicidade para o acompanhamento, diferentes serviços e maior economia de acordo com o uso do plano selecionado. São opções ideais para transações financeiras para diferentes negócios, inclusive, para a contratação de crédito.

Nubank

No que diz respeito ao Nubank, é uma das principais fintechs do mercado e assim como a opção anterior, reúne uma série de vantagens para quem deseja ter uma conta Pessoa Jurídica. É uma opção para MEIs, autônomos e pequenos negócios.

Em meio às vantagens disponibilizadas, estão um cartão PJ com a operação de débito para saques e compras, isenção de tarifa de manutenção e transações financeiras com facilidade apenas com o aplicativo.

Santander

O caso do Santander é semelhante aos demais, sendo as situações em que os negócios possuem apenas 1 sócio mais simples. A abertura da conta totalmente online pode ser feita a partir do site do banco. No entanto, caso a empresa tenha dois ou mais sócios, os empreendedores podem buscar uma agência fazer a abertura.

Por meio do aplicativo Santander Empresas, os clientes podem contar com maiores facilidades nas operações, assim como recursos como 3 meses de graça no pacote de serviços e o uso do CoPiloto para emitir notas fiscais com maior comodidade.

A partir das informações apresentadas, se pode observar que a conta PJ tem grande significado para negócios de diferentes portes. No entanto, é interessante que a escolha seja feita de forma cautelosa.

Então, qual é a melhor conta PJ? É uma resposta relativa, afinal, deve-se dar ênfase às particularidades de cada empresa, assim como das soluções do mercado. O ponto em comum nesse contexto, é que os clientes possam garantir que a contratação seja de uma opção realmente compatível. 

Dessa forma, maiores facilidades poderão integrar o dia a dia, o que envolve desde o meio de cobrança de clientes até os recursos de investimentos e planejamento financeiro no geral. Então, para que mais pessoas tenham tais conhecimentos, não deixe de compartilhar o conteúdo.