Anúncios

hotmart
Fonte: Hotmart

Quando se fala em produtos digitais, em especial, na área de educação, a Hotmart tem grande destaque. Aliás, o título de unicórnio e números cada vez mais notáveis em prol da expansão colocam a empresa ainda mais em evidência.

Caso ainda não tenha familiaridade com o termo unicórnio no meio empresarial, vale citar que, se trata de uma startup que alcançou o valor de mercado de 1 bilhão de dólares. Além disso, o meio tecnológico é um dos que mais contam com esses nomes, mas diversos nichos compõem a lista. Entre as startups com tal título estão Nubank, PagSeguro, 99 e o iFood.

No caso da Hotmart, foram 9 anos para que esse estágio fosse alcançado. E, é interessante observar como ao longo da história a empresa se estruturou de maneira mais intuitiva. Isso porque, no início, os fundadores Mateus Bicalho e João Pedro Resende, disponibilizavam os materiais para download. 

No entanto, hoje em dia a plataforma se tornou um recurso valioso para produtores de conteúdo, afiliados e usuários. Basicamente, se transformou em um verdadeiro centro de criação e comercialização de conteúdos digitais, desde ebooks até cursos online.

Em meio a outros aspectos importantes sobre a empresa, se pode citar:

  • Mais de 30 milhões de usuários;
  • Presença em 188 países;
  • Mais de 490 mil produtos cadastrados;
  • Mais de 1.500 funcionários, sendo 900 contratações apenas no ano de 2021.

Além dessas questões, sem dúvidas, é importante saber como a plataforma funciona. A seguir, será possível conferir esses e outros aspectos da startup.

Como a Hotmart funciona?

Conforme você descobriu, a Hotmart atende a distribuição e comercialização de materiais digitais, voltados para a educação. Sendo assim, pode atender diferentes interesses, desde quem busca ser um produtor até os afiliados e compradores dos conteúdos.

No primeiro caso, imagine alguém que domina um assunto, por exemplo, confeitaria e que cria um produto digital, como um curso ou e-book. Ele pode ser comercializado na Hotmart. Já no caso de quem é afiliado, é justamente quem promove os produtos de outros e obtém comissões pelas vendas que são feitas.

hotmart
Fonte: Hotmart

Já o comprador, conforme o próprio nome indica, é quem adquire e usufrui de um dos produtos da plataforma. A compra pode ocorrer tanto pelo link de um afiliado quanto diretamente pelo link encontrado a partir do produtor. Saiba que ambos obtêm comissão pela venda, já que a plataforma também fica com uma porcentagem, assim como outros meios de vendas.

No que diz respeito aos produtos, foi possível conhecer algumas das possibilidades acima, mas no geral, há opções como as seguintes:

  • Videoaulas;
  • Ebooks;
  • Palestras;
  • Podcasts;
  • Imagens.

Ainda mais, um produto pode contar com variações, por exemplo, um áudio do e-book. Além disso, documentos diversos, que possam ser baixados pela internet podem ser comercializados, como no caso de scripts.

Saiba mais sobre as vendas na Hotmart

Quando se fala de vendas na Hotmart, se trata justamente de quem é produtor. Naturalmente, algumas dicas para vender podem ser aproveitadas pelos afiliados, mas é importante não se confundir.

Em primeiro lugar, é interessante citar que o cadastro é gratuito e que a venda dos itens pode começar de forma imediata. Isso pode ocorrer por meio da página de vendas ou com os links. Outro ponto que pode ser vantajoso para os vendedores na plataforma, é que não há necessidade de se preocupar com a infraestrutura do negócio, inclusive com o pagamento e entrega do produto.

Afinal, o armazenamento do item, assim como o processamento de vendas são feitos pela Hotmart. Há até mesmo soluções para pagamentos internacionais. Desse modo, algumas preocupações são excluídas, o que não significa que o vendedor não deva zelar por uma boa customização da página, construção de um produto de qualidade, promoção, entre outros aspectos. 

Além disso, há recursos diversos que podem contribuir com a divulgação dos produtos, assim como possíveis estratégias de vendas. Inclusive, a partir dos relatórios de vendas.

Como funciona para quem é afiliado?

Já para quem é afiliado na plataforma da Hotmart, essa é uma chance de fazer renda sem ter um produto próprio. Além disso, é possível usar as redes sociais para efetuar as vendas, embora ter um site também possa ser vantajoso.

Um dos pontos que se destaca é a segurança, pois todo o processo de venda é feito pela empresa. Logo, é possível ficar seguro em relação ao valor que será obtido ao completar uma venda. Além disso, dependendo do item, há chances de ganhar até R$100 por venda.

Desse modo, se pode perceber o quanto a Hotmart é versátil e completa para atender desde os usuários até os produtores e afiliados. Há ainda programas e desafios nesses dois últimos casos para impulsionar os negócios, fazendo assim da plataforma uma aliada em potencial para quem deseja apostar nos produtos digitais.