Anúncios

feriados bancários de 2022
Fonte: Freepik

Todo ano, na entrada de um novo calendário, os feriados bancários sempre estão previstos. E assim, considerando que durante os feriados não há expediente dos funcionários das instituições bancárias, todas as atividades ficam paradas até o próximo dia de trabalho.

E o problema? Bem, para uns, dias de descanso, para outros, dias de ansiedade. Afinal, para aqueles que são beneficiários, os feriados bancários significam inércia de diferentes serviços, como débito das pensões e aposentadorias; liberação de linha de crédito para empréstimos consignados; etc.

Por isso, a equipe OMES preparou este post com todos os feriados bancários de 2022 para você conseguir se antecipar diante do congelamento de alguns serviços. Afinal, sabendo que as atividades bancárias estarão paradas, você não perde seu tempo indo para a instituição e se planeja financeiramente para os dias de inatividade.

Como funcionam os feriados bancários?

O nosso calendário é repleto de datas comemorativas, das quais decorrem recesso de uma alta gama de setores. Assim, não é surpresa para ninguém que em determinadas datas, o comércio pare de funcionar e alguns setores públicos e privados são fechados temporariamente.

Acompanhando as comemorações nacionais em voga, os feriados bancários compreendem aqueles momentos de suspensão total dos serviços das instituições bancárias. Em outras palavras, são períodos em que os bancos ficam fechados para o público.

Aliás, o fechamento é previsto pela resolução do Banco Central 2932/2002, a qual considera que os serviços de ordem bancária podem ser suspensos. Isso em decorrência de feriados nacionais, como o Carnaval, por exemplo.

Disso decorre que os principais serviços e transações financeiras dos bancos ficam congelados até o próximo dia útil. Nesse sentido, a comunidade não pode contar com o pagamento de benefícios e salários; transferências bancárias; aprovação de crédito. Isso porque os canais de processamento das transações ficam impossibilitados de uso.

Nem toda data comemorativa é um feriado bancário

É importante entender que os feriados bancários possuem 3 categorias predominantes: municipais, estaduais e nacionais. Segue daí que os feriados nacionais correspondem aos mais populares, enquanto os estaduais e nacionais dependem de resoluções próprias das regiões em questão.

Nesse sentido, saber quando as agências bancárias param as suas atividades é essencial não só para os habitantes de uma região, mas também para os turistas. Afinal, ninguém quer ficar na mão durante uma viagem, não é mesmo?!

Assim, para ficar por dentro dos feriados bancários municipais, basta entrar no site da Febraban e informar os dados: UF, município, mês e dia. Desta forma, a ferramenta entrega como resposta de consulta o tipo de feriado em questão.

E os feriados bancários de 2022, como ficam?

É certo que os feriados nacionais consistem na grande base para a prescrição dos feriados bancários. Contudo, os feriados municipais e estaduais precisam ser analisados de perto, devido a particularidades de suas próprias regiões. 

De todo caso, veja a seguir os principais feriados bancários de 2022, seguindo as informações oficiais da Febraban:

feriados bancários de 2022
Fonte: Freepik

O que de fato acontecerá com os atendimentos durante os feriados bancários de 2022?

Como é de práxis, os serviços dos bancos ficam congelados durante os respectivos feriados. Salvo em momentos específicos – Quarta Feira de Cinzas e Véspera de Natal – em que o atendimento e operações bancárias ficam em a ver.

Vale salientar ainda que mediante situações extraordinárias – greves – em que a segurança do corpo de colaboradores esteja passível de risco, as agências devem planejar os seus horários de atendimento de forma responsável.

Por isso, o melhor a se fazer diante dos feriados bancários de 2022 é se planejar financeiramente para não ficar inadimplente. Para tanto, considere automatizar seus pagamentos por meio do débito automático. Sobretudo daqueles serviços de assinatura, como Netflix, Spotify, clube do livro etc.

Além disso, em tempos de ascensão da internet, ter em mãos o app da instituição bancária em que você possui conta é quase uma atitude de sobrevivência. 

Afinal, devemos lembrar que somente os espaços físicos ficam com os serviços interrompidos. Assim, os aplicativos das agências bancárias em que os clientes têm acesso às contas digitais ficam inteiramente disponíveis.

Portanto, por tais, é possível fazer transações financeiras comuns aos caixas eletrônicos, principalmente pagamentos, depósitos e transferências. Isso te permitirá ficar em dia com suas obrigações financeiras, mesmo em momentos de inatividade dos serviços bancários.

Chegamos ao fim de mais um post. Gostou da publicação? Então, se mantenha sempre informado, acompanhando as nossas publicações diárias aqui no site OMES. Aqui, você encontra uma alta gama de conteúdos de economia a crédito pessoal. Confira já!