Anúncios

Anúncios

equidade no trabalho remoto
Fonte: pexels

Certamente, a equidade no trabalho remoto carrega maiores desafios do que na atuação presencial dos colaboradores. Isso porque há um comprometimento da uniformidade em relação ao suporte geral, em que se destaca a estrutura da empresa e interações no dia a dia. 

Anúncios

Com várias empresas planejando a permanência com esse estilo de atuação ou com modelos híbridos, vale a pena ter atenção em dobro. No que diz respeito à equidade, o primeiro ponto é entender o que, de fato, significa e seu impacto no meio corporativo. A seguir, você poderá ver esses e outros dados cruciais sobre o tema.

O que é equidade e qual é a sua relação com o meio corporativo?

De acordo com o dicionário Michaelis, equidade condiz com a propensão da identificação imparcial dos direitos de cada indivíduo. Basicamente, este ponto nos aspectos sociais visa a solução dos desequilíbrios. Para isso, leva em conta as particularidades das pessoas. É muito comum que se confunda com a igualdade, porém, neste caso, se trata de um aspecto mais geral.

Agora que você já sabe o que é equidade, pode ser mais fácil para ligá-la com o meio corporativo. Há alguns pontos que se destacam na hora de fazer tal associação. Entre eles, estão a cultura da organização, cooperação, senso de unidade, condições propostas, entre outros que são cruciais para o sucesso das companhias.

Basta imaginar que as pessoas não contam com as mesmas condições na estrutura, psicológicas, entre outras que têm impacto na execução desse modo de trabalho como um todo.

Além disso, vale a pena dar ênfase que os resultados de uma empresa têm grande relação com o alinhamento dos funcionários e o senso de unidade.

Com o trabalho remoto, esses podem ser dois grandes desafios e que exigem um olhar ainda mais crítico quando se trata da equidade.

Quais são os desafios da equidade no trabalho remoto e como enfrentá-los?

Quando se fala do trabalho remoto por si só, há discussão de uma série de desafios. No entanto, ao focar no tema central do texto, há alguns pontos que se destacam. Sem dúvidas, exigem um maior trabalho por parte de todos. Sendo assim, quais são os desafios da equidade no trabalho remoto? Como enfrentá-los?

Em primeiro lugar, vale citar que a presença e acessibilidade por parte dos líderes podem ser acometidas. O senso de proximidade faz toda a diferença e por mais que trabalhar esse ponto de um jeito uniforme soe como algo complexo, tem como contar com vários recursos. Além disso, meios que incentivem as interações entre os colaboradores, inclusive, com os empregadores podem ser benéficos.

A conciliação entre trabalho e família é um desafio sentido ainda mais no home office. Nesse caso, é crucial que as pessoas conheçam os benefícios propostos pelas empresas, enquanto os empreendedores busquem, de fato, a sua implantação. Afinal, os cuidados parentais, a criação dos filhos, entre outros fatores, podem fazer parte da nova rotina de uma forma ainda maior com esse modo de trabalho.

Do mesmo jeito, estratégias para melhorar as condições e prestar suporte com atenção às particularidades também são cruciais. Sendo assim, se deve dar destaque para a precisão de planos para que os colaboradores tenham condições favoráveis no trabalho. Isso envolve desde questões técnicas como a internet, impressoras e os softwares necessários até um suporte adequado.

Outro ponto crucial a respeito do trabalho desses desafios é a identificação clara dos valores da empresa. Por exemplo, muitas colocam como princípio a qualidade nas condições e/ou relações de trabalho. De qualquer modo, é crucial que os princípios que têm ligação com as formas de trabalho estejam claros para garantir as melhores decisões. Você entenderá mais sobre esse ponto a seguir.

equidade no trabalho remoto
Fonte: pexels

A importância de uma comunicação clara

Certamente, é crucial que exista clareza na comunicação. Faz grande diferença que esse fator esteja presente ao tomar decisões e checar a situação dos colaboradores. Dessa forma, será mais viável trabalhar a equidade visando que os métodos de trabalho tenham uma melhor compreensão por todos.

É preciso lembrar ainda que, alinhada com princípios claros e uma comunicação eficaz, a equidade poderá ser trabalhada de forma que a adaptação das normas gerais por diferentes indivíduos conte com um maior potencial para bons resultados.

Uma iniciativa interessante no mercado e que reforça a importância da comunicação, é o Fórum de Equidade de Gênero implantado pelo Banco do Brasil no ano de 2015. Nele, colaboradores deram suas opiniões e indicações sobre a ampliação da equidade. Em meio ao que se tornou realidade, foi o home office com uma prioridade para as mulheres que tinham maior necessidade por esse modelo.

Apesar de ser um feito antigo, tem uma grande ligação com a pauta do trabalho a distância. Afinal, mostra a importância de processos claros nas empresas. Desse modo, o senso de unidade e justiça podem contar com um processo mais eficaz para lidar com os desafios da equidade no trabalho remoto. Se nota assim, a precisão da atuação de diferentes agentes, de uma forma que seja comprometida para que o cenário mude.