Anúncios

Anúncios

cabify encerrará atividades no Brasil
Fonte: Cabify

Os aplicativos de mobilidade ganharam um grande espaço no mercado nos últimos anos. Recentemente, ocorreu o anúncio de que a Cabify encerrará atividades no Brasil, sendo um dos principais nomes deste âmbito. De acordo com a empresa, a previsão é que a atuação seja encerrada no país em junho.

Anúncios

Nesse contexto também é interessante analisar que, desde 2019, há um movimento de saída do Brasil por parte de empresas de segmentos variados. Os motivos divergem, porém, com a pandemia de Covid-19, em 2020 as ocorrências se intensificaram e entre os grandes nomes que estão nessa lista encontram-se Ford, Mercedes, Forever21, Audi, Glovo e Sony.

Não só algumas dessas empresas saíram por causa da crise socioeconômica devido a pandemia de Covid-19, mas também esse foi o motivo apresentado pela empresa Cabify. Entenda mais sobre esse acontecimento a seguir.

Sobre a Cabify

De acordo com informações anteriores, a Cabify consolidou-se como um dos principais nomes entre os aplicativos de transporte. A empresa propõe veículos diversos à disposição dos usuários, com motoristas particulares para que a viagem seja segura, prática e com a qualidade necessária.

A empresa, que foi fundada na Espanha, marca presença em vários países além do Brasil, como Argentina, Equador, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e México. A respeito do Brasil, a atuação iniciou-se em 2016 e as áreas de atuação são:

  • Porto Alegre;
  • Santos;
  • Curitiba;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Brasília;
  • Belo Horizonte;
  • Campinas.

Já em relação à dinâmica do serviço, os passageiros usam o aplicativo para fazer a solicitação da viagem e sabem de modo prévio o valor estimado do caminho. Isso porque a quantia tem o cálculo feito no momento de solicitação da viagem com base no preço por quilômetro, minuto e a taxa de serviço e segurança. Em alguns casos, taxas adicionais podem existir, por exemplo, no caso de pedágios.

No que diz respeito aos motoristas, para quem tem interesse, todo o processo é feito online. Para isso, é preciso preencher as informações necessárias para que a empresa entre em contato. Além disso, vale citar que, naturalmente, as categorias de veículos variam de acordo com os países e esses dados, assim como os preços praticados em cada local, podem ser consultados na plataforma da empresa.

Aspectos do aplicativo Cabify

cabify encerrará atividades no Brasil
Fonte: Pixabay

O aplicativo Cabify apresenta recursos semelhantes com as de outros, ou seja, a partir da solicitação da viagem, em questão de minutos é possível encontrar um motorista. De uma forma mais ampla, o processo para pedir uma viagem conta com a indicação de local, colocação de endereço e escolha do tipo de carro que deseja.

Há uma apresentação repleta de dados a respeito do motorista, com o modelo de carro, distância que está da sua localização, nome e placa. Além disso, caso queira reforçar a segurança, você pode compartilhar a sua viagem com alguém.

Há ainda a opção de requisitar um táxi, uma vez que o aplicativo possui integração com o Easy Taxi, uma plataforma também da Cabify. Saiba ainda que, a sua conta vale em diferentes países onde a empresa atua. Além disso, para os motoristas há um aplicativo próprio, o Cabify Drivers.

Por que a Cabify encerrará atividades no Brasil?

De acordo com dados anteriores, a razão para que a Cabify encerre as atividades no país é a “crise socioeconômica gerada pela Covid-19”, é o que consta no comunicado. Além disso, apontou-se que em 14 de junho a organização deve deixar o país, porém, continuará atuando em outros locais, por exemplo, na Espanha.

A nota da Cabify, aponta ainda, seu comprometimento na procura da rentabilidade, o que tem ligação com uma verificação contínua do mercado. Sem dúvidas, é algo crucial para qualquer empresa e a partir desse dado, se pode perceber que não era uma estratégia positiva apostar na atuação no país.

Soma-se a esse contexto que esse fator também obteve destaque em um trecho da nota que cita que o país ainda sofre grandes impactos devido a Covid-19, tanto na parte socioeconômica local quanto sanitária. E que “este contexto dificulta a criação de valor e levou a empresa a parar sua operação”.

Além disso, vale citar que as pessoas que usam a plataforma já receberam informações a respeito. Por enquanto, até a data de encerramento, ou seja, até junho, os serviços poderão ser aproveitados normalmente.

Por fim, se pode observar que assim como para muitas empresas em meio a pandemia, tornou-se inviável a atuação dos representantes. Embora muitas vezes os motivos sejam divergentes e as empresas contem com suas particularidades, o que se destaca no anúncio de que a Cabify encerrará atividades no Brasil é justamente a questão de que deixou de ser viável.

Ainda assim, é interessante manter-se atento ao mercado, em especial, conforme os avanços no enfrentamento ao Covid-19 ocorrem, pois o cenário pode mudar completamente.