Anúncios

economizar dinheiro para investir
Fonte: freepik

Certamente, em algum momento da sua vida você já pensou sobre gastar menos ou foi mais além, em como economizar dinheiro para investir. Por mais que o meio financeiro ainda soe como burocrático para muitos, atualmente há uma série de soluções mais acessíveis, inclusive para quem deseja apostar nos investimentos.

A seguir, você descobrirá dicas que podem contribuir com que você não apenas economize mais, como também dê os seus primeiros passos como investidor:

Organize e analise suas finanças

Em primeiro lugar, é crucial ter uma visão clara de quais são seus gastos e ganhos. A partir da organização, por exemplo, em uma planilha, caderno, bloco de notas ou aplicativo, será possível fazer um verdadeiro “raio-x” e identificar quais são os principais problemas.


Anúncios

Essa compreensão é crucial para detectar os gastos fixos e essenciais, como contas de luz e água, e aqueles que podem entrar na classificação de superficiais e possuem chance de corte ou redução.

Sendo assim, uma análise profunda de suas finanças é um grande passo para uma reflexão de seus hábitos e do que pode ser modificado. Inclusive, é um estímulo para excluir certos gastos, o que consequentemente tem forte ligação com poupar.

Quite ou renegocie suas dívidas

economizar dinheiro para investir
Fonte: freepik

Busque conversar com as instituições financeiras nas quais tem dívidas para que renegociações sejam propostas de acordo com as suas possibilidades de pagamento. É importante que a renegociação ou quitação seja feita após a análise e organização das finanças, principalmente para garantir segurança no processo.


Anúncios

Priorize as taxas de juros mais baixas, é algo crucial em todos os casos, não apenas na renegociação de dívidas. Já sobre o pagamento, é válido dar preferência para as opções em que a antecipação de parcelas conta com a amortização de juros, o que resulta em uma maior economia.

Tenha hábitos mais saudáveis de consumo

Certamente, esse é um ponto de grande importância para avançar na sua relação com suas finanças e conseguir poupar. Afinal, não basta analisar suas finanças e resolver as suas dívidas se o uso do dinheiro continuar o mesmo, certo?

Na análise de finanças já é possível identificar gastos que podem ter redução e exclusão, mas é possível ir além. No dia a dia, busque gastar menos do que ganha e reduzir as compras por impulso. Questionar-se sobre os gastos é uma forma de ter mais consciência e como consequência, adquirir hábitos mais positivos para quem quer economizar dinheiro para investir.


Anúncios

Tenha uma planilha de gastos

Certamente, a organização é um ponto fundamental nesse cenário. Inclusive, o primeiro tópico fala a respeito desse tema e os hábitos de controlar e analisar os gastos e ganhos são válidos para manter a saúde financeira.

É algo que contribui com a manutenção de suas economias, ou melhor, com o gerenciamento do seu progresso. Caso algum problema ocorra em seus hábitos de consumo, será possível detectar rapidamente.

Entre os itens presentes na planilha estão as despesas, meses, metas, gastos dos últimos meses, gastos totais da renda mensal, entre outros.


Anúncios

Inicie pela reserva de emergência

Agora que ocorreu a organização de suas finanças e a eliminação e/ou renegociação de dívidas, a próxima etapa é pensar nos investimentos. Para quem busca dicas sobre como economizar dinheiro para investir, iniciar pela reserva de emergência é uma recomendação muito comum.

Isso por causa do suporte que a reserva pode proporcionar para lidar com imprevistos, por exemplo, um problema de saúde. Estima-se que a reserva deve ter, pelo menos, três meses de seus custos de vida. O ideal é que o dinheiro tenha aplicação em investimentos de alta liquidez, ou seja, que permitam um resgate mais rápido.

Defina seus objetivos e a quantia a ser investida

Quais são as suas metas? É fundamental que elas sejam estipuladas de forma bem clara, principalmente em relação ao prazo para realização. Afinal, é algo que tem impacto no tipo de investimento de sua escolha, que podem ser de curto, médio e longo prazo.


Anúncios

Colocar o valor reservado para investimentos na planilha de gastos é uma tática que pode contribuir com o ajuste do seu orçamento. Vale lembrar que é algo que pode acontecer aos poucos.

É um grande erro achar que é preciso de muito dinheiro para começar a investir. Hoje em dia, por exemplo, é possível encontrar aplicações a partir de R$ 30. A ideia é estabelecer seus objetivos, estudar as possibilidades de quanto pode ter direcionamento para essa finalidade e se comprometer o máximo possível.

Busque conhecimento sobre os investimentos

Há uma série de aspectos que exigem atenção quando se trata do meio de investimentos. Em primeiro lugar, é de grande importância definir o seu perfil como investidor. Afinal, algumas pessoas se enquadram como conservadoras, já outras arriscam mais nos investimentos.


Anúncios

Os tipos de investimentos que melhor se enquadram com o seu perfil também variam de acordo com muitos fatores que vão além dos riscos envolvidos, como o prazo de aplicação e aporte inicial.

Por fim, é interessante procurar por uma corretora que atenda suas necessidades e preferências para abrir uma conta. Nesse caso, é crucial analisar as taxas de corretagem, sistemas de relatórios, negociações, entre outras características.

Agora que você conhece as principais dicas para economizar dinheiro para investir, aproveite para compartilhar o conteúdo com alguém que pode ter interesse. Não se esqueça de sempre se atualizar sobre os investimentos para fazer o seu dinheiro render da melhor forma.


Anúncios

Anúncios