Muitas vezes pode ser difícil lidar com questões do meio financeiro, até mesmo com as que soam mais comuns no dia a dia. Há várias dúvidas sobre cartões de crédito que merecem um esclarecimento para te ajudar a contratar e a usar de uma forma mais proveitosa.
Afinal, essa é a modalidade de crédito pessoal de maior destaque ao redor do mundo. Assim como com qualquer outro produto ou serviço, a informação faz toda a diferença. A seguir, conheça algumas das principais dúvidas:
Como funciona um cartão de crédito?
O cartão de crédito é um recurso que viabiliza a aquisição de itens dentro dos parâmetros estabelecidos, como o limite, taxa de juros e pagamento da fatura. Além disso, com esse item, há possibilidade de parcelar as compras, o que é o principal atrativo para muitas pessoas.
O limite é justamente um dos principais pontos que exigem atenção em seu funcionamento, pois tem comprometimento de acordo com as compras e quantidade de parcelas.
Ainda mais, de acordo com cada instituição financeira e bandeiras, como Visa e Mastercard, há uma série de programas de relacionamento e diversos pontos que podem proporcionar grandes vantagens.
Como contratar um cartão de crédito?
Hoje em dia, há uma série de formas de obter um cartão de crédito. A mais prática para muitas pessoas pode ser pela internet diretamente no site da instituição financeira.
Além disso, nos bancos ou em lojas de varejo, comumente há chances de fazer o cartão de crédito de forma rápida e simples. Assim como na internet, presencialmente é comum que uma análise seja feita a partir dos documentos para identificar a possibilidade de aprovação.
Como fazer um cartão de crédito virtual?
Em primeiro lugar, é crucial ter em mente que fazer um cartão de crédito virtual e pedir um cartão online são temas distintos, sendo que o segundo está presente na questão anterior.
O cartão virtual é uma alternativa adicional que comumente as instituições financeiras oferecem para potencializar a segurança das compras virtuais. Basicamente, é um “espelho” do cartão físico, com a mesma fatura e limite.
Sendo assim, o que muda são aspectos como a data de validade, número e o código de segurança. Caso a empresa ofereça essa opção, é possível ativá-la por meio do site ou aplicativo oficial.
Como aumentar o limite de crédito?
Quando as dúvidas sobre cartões de crédito surgem, é muito comum citar o aumento do limite. No entanto, antes é preciso compreender que o limite é um fator relativo, que varia de acordo com normas e condições da empresa emissora, padrões financeiros do cliente, entre outros dados.
Sendo assim, se pode compreender que é algo estabelecido, porém, isso não é um sinal de inflexibilidade. Conforme citado, é algo que varia, porém, há diversas instituições financeiras que pedem comprovante de renda para que o aumento seja feito.
Além disso, mesmo quando o comprovante não é um dos requisitos, há outros fatores cruciais que facilitam de forma significativa a elevação do limite. Entre eles estão o pagamento correto das faturas, uso regular do cartão e próximo da quantia do limite, e atualização de dados sempre que necessário.
O que é o CVV do cartão de crédito?
O CVV é comumente um requisito nos formulários de compras online e em primeiro momento, é muito comum que existam dúvidas sobre sua localização ou o seu significado.
A sigla se refere a Card Verification Value, que em tradução significa “Valor de Verificação do Cartão”. Além disso, é composto por três dígitos e está presente na parte de trás do cartão de crédito.
Sua funcionalidade se assemelha a um código de segurança, uma vez que cada cartão tem um. Basta imaginar que, cada vendedor, mesmo de longe, pode ter o conhecimento de que você é o titular do cartão de crédito. É algo que contribui com o combate de fraudes.
O que é crédito rotativo?
Quando se fala sobre dúvidas sobre cartões de crédito, em especial, no pagamento de faturas e termos, é comum que o tema de crédito rotativo apareça.
Afinal, em algum momento, por vários motivos, podem surgir obstáculos para fazer o pagamento total da fatura do cartão de crédito. É justamente nessa hora, que o termo “rotativo” surge.
Esse é o tipo de crédito que pode ter liberação nesses momentos, em que o cliente paga um valor menor referente ao total. Sendo assim, o rotativo indica o pagamento de juros incidente no valor que não foi quitado, o que ficou para a fatura seguinte.
Como cancelar uma compra no cartão de crédito?
Há diferentes casos em que uma compra pode ter cancelamento no cartão de crédito, como naqueles em que você não tem ideia do que se trata, cobranças no valor errado e itens com defeito. É importante sempre ter atenção às condições e prazos para exercer seus direitos.
Além disso, é relevante ter em mente as normas do estorno do cartão de crédito em relação às compras virtuais. Nesse caso, há o prazo de arrependimento de até 7 dias após o recebimento. É necessário contactar a empresa o quanto antes.
Você já sabia dessas questões? Não deixe de compartilhar com quem pode enfrentar as mesmas dúvidas sobre cartões de crédito. Afinal, fazer um bom uso desse recurso é indispensável para evitar grandes prejuízos.