Anúncios

dólar comercial e dólar turismo
Fonte: Freepik

Dólar sobe, dólar desce e você já deve estar cansado de ouvir sobre a cotação do dólar, não é mesmo? Nós te entendemos!

Muito se especula sobre o dólar, mas pouco se esclarece sobre as peculiaridades desta moeda. Aliás, você já deve ter ouvido falar em dólar comercial e dólar turismo, mas sabia que somente um é utilizado em suas compras internacionais?

Mais que isso, você sabia que existem diversas cotações de dólar, a depender da variação desta moeda? Quer saber mais? Então, continue a leitura que te contaremos tudo sobre os tipos de dólar, inclusive, sobre as diferenças entre o dólar comercial e o dólar turismo.

Afinal, quais são os tipos de dólar?

Você já quis fazer a compra de um produto internacional e quando foi pesquisar o preço da cotação do dólar ficou meio perdido? Talvez isso se deva às diversas nomenclaturas existentes desta moeda e que valem a nossa atenção. Vejamos cada uma delas:

1. Dólar turismo

O dólar turismo consiste naquele em que as pessoas físicas compram para fazerem suas viagens ou pagam na fatura do cartão, devido a importação de algum produto.

Esse tipo de dólar pode ser adquirido por diferentes valores, a depender do lugar de sua cotação. Aliás, o dólar turismo tende a ser o dólar mais caro dentre os tipos de dólar.

2. Dólar paralelo

Chamamos de dólar paralelo aquele dólar negociado sem fiscalização por pessoas que não possuem permissão para a atuação legal no mercado de câmbio. Em outras palavras, as negociações do dólar paralelo são clandestinas e, portanto, não são regulamentadas pelo Banco Central.

Ele recebe este nome – dólar paralelo – porque as suas negociações se dão em paralelo com as cotações de outras modalidades de dólar, como dólar comercial e dólar turismo.

3. Dólar Comercial

O dólar comercial consiste naquela moeda utilizada para as negociações comerciais, ou seja, exportações e importações. No entanto, esta moeda tem seu uso mais centralizado em empresas, sendo a moeda responsável por movimentar o Mercado.

Devemos lembrar ainda que o dólar comercial é considerado pelo Governo em suas movimentações financeiras internacionais.

4. Dólar PTAX

O dólar PTAX, por sua vez, consiste no dólar “oficial” do dia. Na verdade, a PTAX consiste em uma taxa que estima a cotação do dólar no decorrer de 24h. Este cálculo é realizado pelos dealers do BC. Em outras palavras, a PTAX seria um cálculo de quanto o dólar comercial vale dia após dia.

5. Dólar Futuro

Por fim, temos o dólar futuro que se refere a um contrato derivado do dólar comercial, sendo negociado na Bolsa de Valores, seja por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas. Assim, os investidores negociam o valor esperado que o real esteja valendo frente ao dólar em uma data futura pré-determinada.

Dólar comercial e dólar turismo: entenda o que muda?

dólar comercial e dólar turismo
Fonte: Freepik

Como vimos, o dólar comercial tem o seu maior meio de uso nas transações comerciais de importação e exportação entre empresas. Em outras palavras, esta moeda consiste em uma cotação única e exclusiva para a espécie de transação comercial elencada.

Já o dólar turismo, bem, este consiste na moeda comprada, sobretudo, para viagens. Assim como existe euro turismo, dólar canadense turismo, libra turismo etc. E, detalhe, se está comprado em dólar em um site gringo, saiba que está utilizando a cotação do dólar turismo.

Dito isso, a pergunta que pode seguir é: como conseguir uma boa cotação do dólar turismo? Se está planejando a sua viagem internacional, nunca deixe para comprar o dólar de última hora.

Segundo especialistas, é essencial comprar aos poucos, mês a mês. Portanto, se em alguns meses você encontra o dólar turismo com uma alta cotação, em outros pode encontrá-lo com uma cotação mais baixa. Assim, você não será tão impactado a adversidades de crises externas que possam vir a surgir.

Isso porque a cotação do dólar impacta diretamente na percepção de risco de nosso país e na temida inflação. Nesse sentido, é sempre interessante acompanhar a cotação do dólar diariamente. Em geral, é fácil encontrar a cotação do dólar comercial, contudo, o dólar turismo em média custa cerca de 15 a 20 centavos mais caro que aquele.

Por que o dólar turismo é mais caro do que o dólar comercial?

Entendido que as diferenças entre dólar comercial e dólar turismo podem ser resumidas às suas finalidades, é importante compreender a diferença de preço.

Devemos lembrar que as casas de câmbio assim como os bancos possuem um custo de trabalho, além de suas respectivas margens de lucro. Por isso, os valores tendem a variar, afinal, nas negociações as despesas, as taxas de transações e a lucratividade precisam ser cobertos.

Além disso, o dólar turismo não entra em negociações de PJ, o que faz com que suas taxas fiquem lá em cima. Nesse sentido, o mais sensato é acompanhar de forma consistente as cotações antes de se aventurar nas compras no exterior.

Fechamos mais um post aqui no site OMES. Curtiu o conteúdo? Então, já compartilha com seus amigos que adoram uma compra internacional que é sucesso. Nos vemos na próxima!