Dívidas no cartão de crédito: Saiba como evitar – OMES

Anúncios


Anúncios

dívidas no cartão de crédito
Fonte: freepik

Certamente, as dívidas no cartão de crédito são alvo de diversas dúvidas e “dores de cabeça”. Afinal, se por um lado esse recurso pode resultar em muitas facilidades no dia a dia, por outro, muitas vezes por falta de controle, pode resultar em grandes problemas.


Anúncios

No entanto, existem alguns passos que podem favorecer o não surgimento ou enfrentamento de dívidas. A seguir, confira quais são:

Cuidado na escolha do cartão

Essa dica é principalmente para quem pretende evitar dívidas e está em dúvidas sobre a escolha do cartão. Saiba que essa escolha pode ter um grande impacto a curto, médio e a longo prazo. Como consequência, dívidas podem ou não ser evitadas ou amenizadas.


Anúncios

Basta que exista consideração pelo fato de que algumas pessoas podem escolher cartões incompatíveis com seu perfil de consumo, que a princípio soam como atrativos. No entanto, posteriormente se nota a ausência de benefícios significativos para a vida financeira. Por isso, se deve considerar fatores como:

  • Programa de milhas;
  • Anuidade;
  • Condições exclusivas em parceiros;
  • Existência de sistema de pontos;
  • Suporte oferecido;
  • Opinião de clientes;
  • Taxas.

Dessa forma, o uso do cartão de crédito apresentará um grande potencial e pode ser surpreendente. Caso já tenha um, é preciso a realização de uma análise para a resolução das pendências e se necessário, uma troca posteriormente.


Anúncios

Tenha um planejamento financeiro para evitar dívidas no cartão de crédito

Uma análise sobre o planejamento financeiro para evitar dívidas é comum. Afinal, é uma das atitudes básicas para quem deseja controlar e acabar com problemas nessa área. Inclusive, é um modo de verificação das despesas do cartão de crédito que são prioritárias, assim como aquelas passíveis de exclusão ou redução.

Para quem está inadimplente, o planejamento se torna ainda mais importante. Isso porque se deve avaliar as despesas que tornam mais difícil ainda a chance de regularização de cada caso.


Anúncios

Verifique as condições de compra previamente

dívidas no cartão de crédito
Fonte: freepik

Conforme citado no início do texto, o cartão de crédito pode ser um recurso que resulta em grandes vantagens. Em alguns momentos, pode ser mais vantajoso comprar deste modo, por isso é importante que exista o planejamento financeiro.

Além disso, em alguns casos há descontos para o pagamento de outras formas, como à vista. De qualquer maneira, caso não seja uma escolha possível, é válido verificar se é o momento certo para a compra e se é uma boa escolha efetuar a aquisição com o suporte do seu cartão de crédito.


Anúncios

As ações após as compras também são decisivas. Adquira o costume de efetuar anotações das compras parceladas e juntamente, o saldo que foi comprometido com cada uma. A princípio parece simples, mas as anotações, assim como na lista de compras, possibilitam verificações mais claras.

Não considere o cartão de crédito uma renda complementar

Essa dica é valiosa, em especial, na hora de planejar o orçamento. Isso porque é muito comum que algumas pessoas tenham consideração pelo limite total, parcial do cartão de crédito ou da alternativa de saque.

No entanto, é de grande importância que exista o entendimento de quais são, de fato, os ganhos e os gastos mensais. Além disso, evite que os gastos estejam acima do valor ganho. De modo que se torne impossível o comprometimento total com dívidas no cartão de crédito. 


Anúncios

Evite os impulsos

Naturalmente, para que as dívidas no cartão de crédito sejam evitadas, a redução de aquisições por impulso faz toda a diferença. Uma das formas de atender essa dica já foi citada, que é ter um planejamento financeiro. Afinal, a partir de um planejamento, você estará mais consciente a respeito das despesas.

Todavia, existem outras maneiras, por exemplo, elaborar uma lista de compras antes de sair para o mercado, shopping ou outro local. Basta considerar que ao listar o que necessita, será mais fácil verificar o que realmente é necessário e de seguir a lista.

Não tenha vários cartões de crédito

Você tem dificuldade para administrar um ou dois cartões de crédito? Imagine gerenciar vários? Em especial, no caso das pessoas que possuem diversos cartões de crédito com um limite relativamente baixo, a influência da quantidade pode parecer pequena.

No entanto, ao reunir as faturas e somar todo o valor a ser pago, muitas vezes uma grande surpresa pode chegar. Por essa razão, é importante pesquisar com cautela um cartão de crédito que ofereça boas condições e um programa interessante de relacionamento.


Anúncios

Dicas sobre o pagamento da fatura para evitar dívidas no cartão de crédito

A efetivação do pagamento total da fatura é o cenário ideal. No entanto, nem sempre é possível alcançá-lo e os motivos podem variar de maneira significativa. De qualquer maneira, existem diversas dicas, além das já citadas, que podem servir como auxílio.

Primeiramente, é preciso que exista consideração sobre quais são os recursos, para que exista um gerenciamento eficiente do cartão de crédito. Por exemplo, hoje em dia diversos bancos contam com aplicativos dinâmicos e com vários recursos.

Sem dúvidas, o acompanhamento a partir do aplicativo pode fazer grande diferença. Para as pessoas que apresentam dificuldades maiores no controle, gerenciar semanalmente o saldo gasto e checar com calma o extrato são boas alternativas.

Ainda mais, durante o planejamento financeiro, é fundamental a organização para que exista o pagamento da fatura. Nesse cenário, se deve ter consideração pela importância de evitar os juros de atrasos e parcelamentos.

Caso em um mês seja necessário efetuar o pagamento mínimo, é importante buscar renda extra ou uma forma de poupar aos poucos para se recuperar. Não é sempre que será fácil ter o controle, mas a busca pela recuperação no dia a dia tem grande importância.

Por fim, na escolha e utilização desse recurso, avalie sempre as condições de pagamento, parcelamento ou de qualquer outro serviço que seja necessário. Afinal, aspectos como esses são decisivos para que não surjam dívidas no cartão de crédito e consequentemente, melhorias ocorram em sua vida financeira.

Anúncios
Anúncios