Anúncios

dicas para limpar o nome
Fonte: pexels

Certamente, a inadimplência pode causar grandes problemas, principalmente ao considerar maiores dificuldades para ter acesso a produtos e serviços financeiros. No entanto, com algumas dicas para limpar o nome, é possível reverter esse cenário.

Além disso, com as dicas que serão apresentadas ao longo do texto, será possível alcançar uma relação mais saudável com o dinheiro. Desse modo, resultados mais duradouros poderão fazer parte da sua rotina.

1) Consulte o seu CPF

Naturalmente, a primeira atitude é ter uma visão clara de qual é a situação do seu CPF. Você pode até ter consciência de que está inadimplente, mas você conhece ao certo quais são todas as suas dívidas?


Anúncios

Para verificar a situação do seu CPF, há meios de fazer a consulta nas plataformas dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e Boa Vista. Em ambos, o processo é gratuito e requer um cadastro para acessar os dados.

2) Organize as suas finanças para limpar o nome

Em primeiro lugar, nesse caso é interessante analisar e gerenciar todas as suas despesas e ganhos. Para facilitar o processo, divida tudo em categorias, pois dessa forma, as direções da sua renda ficaram mais claras. Além disso, cheque onde é possível amenizar, cortar ou otimizar os gastos sem perder a qualidade de vida.

Lembre-se que não basta organizar, pois quando se fala em específico da organização de finanças para limpar o nome, é crucial que ao analisar os gastos e ganhos, o pagamento das suas dívidas entre como uma de suas prioridades.


Anúncios

3) Negocie as dívidas

Ao identificar quais são suas dívidas e suas condições, é possível entrar em contato com as instituições financeiras para tentar negociações que sejam mais viáveis para a quitação das dívidas. Dessa forma, será possível encontrar parcelas e juros mais compatíveis com o seu perfil atual. 

Hoje em dia, alguns processos podem ser feitos por aplicativos, mas nem sempre as ofertas são vantajosas e principalmente nesses casos, vale a pena entrar em contato para conhecer outras condições e até mesmo fazer contrapropostas. Dessa maneira, será possível encontrar as melhores condições para ambas as partes.

4) Aproveite ações que oferecem condições especiais

Soma-se a esse cenário a realização de ações essenciais para quem busca por dicas para limpar o nome, isso porque contam com condições especiais para a negociação de dívidas. Esse é o caso de campanhas como o Feirão Limpa Nome, do portal Serasa Limpa Nome, que reúne diversos parceiros.


Anúncios

Há também plataformas que visam esse tipo de negociação, tanto do Serasa quanto do SPC. No segundo caso, trata-se da Negociar Dívida Online, onde parcelas e descontos com condições exclusivas estão disponíveis. 

dicas para limpar o nome
Fonte: freepik

5) Tenha foco no planejamento e controle para limpar o nome

Após encontrar condições favoráveis para pagar as duas dívidas, é importante ter foco no seu planejamento financeiro e no controle para resultados duradouros. Afinal, essas ações são cruciais para que os acordos feitos funcionem, assim como o alcance do objetivo de regularizar a situação do seu CPF.

Estabeleça o quanto da sua renda terá direcionamento para atender as dívidas, o que abrange as parcelas das negociações feitas. Vale lembrar que, há recomendações de que a porcentagem não ultrapasse 30%, caso contrário, podem haver complicações no processo. Pode ser vantajoso recorrer a ferramentas de controle financeiro, como uma planilha e aplicativos, além de estabelecer metas.


Anúncios

Quais são os principais sinais de que você está gastando muito?

Agora que você já conhece dicas para limpar o nome e sabe que uma delas é ter foco no planejamento e controle, é importante ter consciência de alguns sinais de que você está gastando muito. Afinal, adotar novos hábitos pode ser difícil e por esse motivo, redobrar o cuidado é essencial.

Alguns detalhes podem indicar que a situação está ficando complicada, ou seja, que a renda disponível é cada vez menor. Certamente, os indícios podem variar de acordo com cada pessoa, mas de qualquer modo, exigem atenção.

Em primeiro lugar, note se itens que antes eram pagos à vista, agora precisam de pagamentos no crédito e a prazo. Um sinal de piora semelhante a esse, mas que pode ter uma classificação pior, é quando há necessidade de uso do cheque especial para pagar despesas básicas.


Anúncios

A necessidade de pagar o mínimo de contas, resgatar o dinheiro de aplicações ou pedir empréstimos também são indícios de que o planejamento e controle financeiro exigem muita atenção.

O contexto piora ainda mais quando o não pagamento de contas fixas e essenciais, como de água, começa a fazer parte desse cenário. Sendo assim, pode-se observar que é um cenário que piora aos poucos ou que já pode ser analisado a partir de um ponto específico de complexidade.

De qualquer forma, para implementar as dicas para limpar o nome e manter a relação com o dinheiro mais saudável, é imprescindível que constantemente a organização das finanças esteja presente. Agora que você já conhece as dicas, aproveite para compartilhar o conteúdo com quem pode precisar também.


Anúncios

Anúncios