Anúncios

Anúncios

dicas para economizar combustível
Fonte: freepik

Em meio aos produtos essenciais que apresentaram grandes oscilações no preço está o combustível, que contou com altas notáveis. Sem dúvidas, a relação com os recursos financeiros é um dos fatores que causam preocupação, em especial, por causa da complexidade do momento atual. No entanto, há dicas práticas para economizar combustível que podem te ajudar significativamente.

Anúncios

Será possível observar que desde ações aparentemente simples até algumas mais significativas podem influenciar em uma economia geral, tais como:

  • Peso;
  • Velocidade;
  • Modo de frear;
  • Uso do ar-condicionado;
  • Revisões.

Naturalmente, é preciso compreender como esses fatores influenciam para que o combustível tenha um gasto maior para analisar se é possível adaptar a sua realidade. Confira nos tópicos a seguir.

Dicas para economizar combustível no dia a dia

É preciso ter cautela com as marchas e para isso, acelerar de forma gradativa pode ajudar. Isso porque forçar o motor consequentemente força a rotação, o que resulta em danos e gastos. Em outras palavras, pode valer a pena evitar as “arrancadas” e manter a velocidade constante.

Também é interessante evitar que o veículo freie de forma brusca e para isso, basta retirar o pé do acelerador antes. E o carro parado com o motor ligado? Evite ao máximo essa ação. Quando ficar mais de dois minutos em um local, a indicação para evitar o gasto de combustível é desligar o motor.

dicas para economizar combustível
Fonte: pixabay

Além disso, evitar muito peso pode ajudar a aliviar também os gastos. É algo que ocorre porque com o carro mais leve, terá exigência de menor força e menos combustível será gasto. Também vale pensar nessa dica no que diz respeito às cargas externas, como suportes de bicicletas e bagageiros, pois podem ter impacto na aerodinâmica do carrro.

Naturalmente, não apenas a recomendação do peso, como as outras, podem ser mais favoráveis em alguns casos. Afinal, em viagens, por exemplo, pode ser mais difícil de atender a dica. Por esse motivo, vale a pena cada motorista ver o que é mais compatível com seus hábitos, preferências e necessidades para usar dicas que sejam viáveis.

Soma-se a esse cenário o uso do ar-condicionado, um item presente em diversos carros. Nesse caso, tem uso no dia a dia, mas é mais comum em trajetos mais longos, como em viagens. De qualquer modo, há compressores que não impactam muito no motor, porém, as janelas fechadas contribuem com a aerodinâmica e como consequência, com a queda do consumo.

O que mais pode te ajudar a economizar?

Existem outras ações que também podem contribuir para quem tem interesse em dicas para economizar combustível e um exemplo que exige grande atenção no dia a dia é o abastecimento. Isso porque além de ter cautela no tipo de gasolina, também é interessante tentar abastecer sempre em postos de confiança.

A gasolina aditivada, de fato, custa mais do que a comum, porém, ela contribui com a limpeza do motor. Quem abastece apenas com essa, pode economizar optando mais vezes pela comum.

De qualquer forma, é crucial rever o tipo de combustível mais favorável para o seu veículo e seu bolso, pois em alguns casos é possível economizar por litro. Lembre sempre que esse fator tem um grande impacto no desempenho do automóvel como um todo e por isso, além de ser do tipo certo, é importante garantir sua qualidade.

Tenha atenção a necessidade de revisão

Regularmente, é crucial que os veículos passem por revisões, inclusive, manutenções preventivas. Durante esses processos, a verificação de elementos como a injeção eletrônica, filtros, cabos, velas, entre outros componentes, pode ser decisiva para garantir o bom funcionamento do veículo. Além disso, vale citar que até mesmo processos como a calibragem dos pneus também podem ter impacto no consumo. 

Soma-se a esse cenário a importância de dar ênfase na existência de diferentes manutenções, que são as preventivas e as corretivas. Você não precisa ir ao mecânico apenas quando há um problema com o seu veículo ou em situações pontuais.

As manutenções preventivas podem identificar problemas de forma precoce, elevar a durabilidade de certos itens, impedir danos maiores e consequentemente, mais prejuízos. Sendo assim, é uma forma de evitar problemas de um modo geral, enquanto a manutenção corretiva, de acordo com o próprio nome, atende a correção de falhas, com possibilidade de ser ou não planejada conforme o problema.

Como consequência, será possível evitar prejuízos com o gasto de combustível por causa de disfunções. Além disso, lembre-se sempre de contar com um mecânico de confiança para que as manutenções sejam feitas de forma adequada. Afinal, conforme se pode observar, diversos fatores possuem impacto na economia de combustível.

Por fim, é possível analisar que essas dicas para economizar combustível contam com grande praticidade. Isso porque muitas delas são ações que podem ter aplicação no dia a dia. Agora que você já sabe como poupar combustível e amenizar seus gastos, aproveite para compartilhar o conteúdo.