Anúncios

Anúncios

dicas para comprar um apartamento
Fonte: freepik

Certamente, ao procurar um local, as pessoas querem reduzir ao máximo possível as chances de terem frustrações. Afinal, se torna de uma realização que abrange altos custos. Por isso, é interessante se preparar e buscar auxílio, com dicas para comprar um apartamento você pode ter ainda mais ajuda nesse processo.

Anúncios

Além disso, essa pode não ser uma tarefa muito fácil, mas com os recursos certos, será possível tomar decisões de uma forma mais segura. A seguir confira as principais dicas que podem te ajudar na sua busca:

1) Verifique suas necessidades

Em primeiro lugar é preciso reconhecer quais são suas necessidades. Por exemplo, se você tem animais, filhos, se trabalha em casa, quantas pessoas têm em sua residência, entre outros pontos que possuem uma grande influência na hora de escolher um espaço.

Você poderá perceber que esses dados serão úteis em vários tópicos. Nesse ponto, vale analisar o essencial, por exemplo, o número de quartos que precisa, como garantir o conforto para o seu animal de estimação, área de lazer para seus filhos, entre outros aspectos.

2) Tenha um planejamento financeiro

Sem dúvidas, por se tratar de um passo que envolve quantias altas, é de grande importância que exista um planejamento. A partir do momento em que suas necessidades são identificadas, é possível ter consciência do tipo de apartamento que deseja. Além disso, se você busca dicas para comprar um apartamento, esse é um ponto que existe atenção: é preciso preparar-se para esse investimento, em especial, em relação a uma entrada.

Isso porque com uma boa entrada, muitas vezes é possível encontrar condições melhores de pagamento. A média de entrada é de 20%, sendo que o restante é possível financiar. De qualquer modo, não se esqueça de averiguar com cuidado todas as modalidades de pagamento.

Sendo assim, vale a pena definir um objetivo e prazos, inclusive para ter um foco maior na sua organização e em suas economias. Recursos como uma planilha de gastos podem ser vantajosos para quem precisa ter uma visão mais ampla de todo o cenário financeiro. É um modo de categorizar ganhos e despesas, encontrando também onde é possível poupar mais.

Já para quem deseja ter um maior controle no dia a dia, alguns aplicativos podem ser mais favoráveis para a adoção de novos hábitos. Dessa forma, o conjunto de diferentes ações contribuirão com um planejamento financeiro que tenha um retorno mais positivo.

dicas para comprar um apartamento
Fonte: freepik

3) Analise a localização do apartamento

Avaliar a localização do apartamento sem dúvidas é de grande importância. Afinal, é o local em que você provavelmente passará muitos anos e garantir qualidade de vida e segurança é crucial.

Nesse caso, vale a pena observar as características do bairro, em especial, o acesso em relação aos serviços básicos, como padarias, mercados, farmácias, perfumarias, hospitais, entre outros lugares que podem fazer toda diferença por terem proximidade do local em que você pretende residir.

Soma-se a essas dicas para comprar um apartamento que a proximidade do local de trabalho com o prédio também exige consideração. Do mesmo modo que, um lugar com vias de acesso favoráveis para mobilidade fará grande diferença mesmo se a distância for maior em alguns casos.

Além desses pontos, uma pesquisa de mercado para checar a relação do preço com os locais em que se pensa em morar também é interessante. 

4) Descubra quais são as regras de condomínio

Sem dúvidas, você não quer ter decepções em relação ao condomínio após comprar o apartamento, certo? É algo que envolve tanto os valores quanto as normas do local. Afinal, é muito comum que cada condomínio conte com regras, que normalmente envolvem fatores como os seguintes:

  • Animais de estimação;
  • Uso das áreas comuns;
  • Limitação de visitas;
  • Barulhos;
  • Possíveis reformas;
  • Mudanças;
  • Portaria.

Ao ter consciência de fatores como esses, será possível identificar se o local é compatível com os seus objetivos, suas necessidades e preferências. Aproveite para imaginar possíveis situações e se você realmente está de acordo ou pretende se adaptar às regras do local.

5) Esclareça tudo com o proprietário ou corretor

Há possibilidade de que você chegue à conclusão de que um imóvel usado é a melhor alternativa. Nesse caso, não se esqueça de esclarecer tudo com o proprietário, pois muitas vezes sem um profissional presente, pode ficar mais difícil de saber exatamente quais pontos questionar.

É importante perguntar desde detalhes sobre a estrutura do apartamento e prédio até sobre os vizinhos, barulho e regras. Pode ser interessante também perguntar porque a pessoa irá se mudar.

Não esqueça de observar e questionar sobre as condições do espaço, o que abrange rachaduras, infiltrações, vazão, entupimento, existência de mofo, entrada de luz natural, entre outros fatores que podem ser relevantes.

De qualquer forma, é importante contar com um corretor de confiança, em especial, para que exista um suporte correto em todo o processo. Desse modo, será possível ter ainda mais tranquilidade e segurança, inclusive, em relação aos documentos.

Caso seja um apartamento novo, é interessante não apenas visitar o imóvel e analisar a qualidade dos acabamentos, como também pesquisar sobre a construtora. 

Com dicas como essas será possível reduzir de forma significativa as chances de ter transtornos ao procurar um apartamento. E, quando encontrar para efetuar a compra, não se esqueça de analisar cautelosamente a documentação. Não deixe de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas conheçam essas dicas.