Anúncios

Anúncios

aumentar o salário
Fonte: freepik

Nem sempre é fácil pedir aumento da remuneração, quer seja pela situação do mercado, do país ou do mundo, quer seja por motivos pessoais. De qualquer forma, é interessante se preparar para aumentar o salário e encontrar a melhor hora para agir. 

Anúncios

Existem várias maneiras de fazer a sua solicitação e diversos fatores que podem influenciar na resposta do empregador. Ainda mais, lembre-se que, naturalmente, dicas não garantem um sim, mas podem elevar as suas chances. Ao longo do texto, você poderá checar ações que podem te ajudar.

O que considerar ao pedir para aumentar o salário?

Por mais que cada empresa tenha suas particularidades, há alguns pontos que exigem atenção no geral. É a partir deles que grande parte dessas dicas estão baseadas. Veja a seguir e não se lembre de que cada uma delas pode ter adaptação de acordo com o seu caso:

Realize um levantamento de seu desempenho

É importante que você tenha uma visão a respeito de sua atuação na empresa, não apenas no momento de pedir para aumentar o salário. Afinal, refletir a respeito pode contribuir com melhorias contínuas.

De qualquer forma, quando se trata de mudanças na remuneração, falar sobre seus resultados concretos, em especial, superações, é algo positivo. Lembre-se de reunir pontos em que o desempenho de certo funcionário, equipe, projeto, ou seja, da empresa foi melhorado como um todo.

Entre alguns exemplos de situações de acordo com o setor da organização se pode citar aumento de vendas, resultados positivos da equipe que gerencia, processos mais ágeis no projeto em que está no momento, entre outros.

Trace seus próximos passos

Se por um lado, é significativo abordar o seu desempenho e superações, por outro, vale a pena também citar como o seu potencial pode ser explorado. Afinal, basta considerar que embora a percepção de uma boa atuação seja atrativa, há o entendimento de que o pagamento de sua contribuição, já ocorreu.

De fato, é uma perspectiva que pode ter alcance por parte do empregador. Logo, é interessante que você tenha em mente os caminhos que pode traçar em sua carreira.

Estruture uma proposta sólida com dados do mercado

aumentar o salário
Fonte: freepik

Certamente, o que você apresentará como argumentos tem um grande impacto. Além do tópico anterior, sobre o seu desempenho, mostrar dados do mercado pode contribuir com a objetividade de sua solicitação.

Caso ainda não tenha consciência a respeito, busque sobre os valores do mercado. Isso também é importante para citar o quanto estima de aumento. Também não se esqueça de observar a importância de analisar a faixa salarial de profissionais de empresas do mesmo porte. Afinal, comparações entre portes distintos, assim como posições, não são muito compatíveis com esse momento.

Avalie se pretende aceitar benefícios

Algumas empresas podem optar pelo oferecimento de benefícios por causa da inviabilidade de aumentar o salário naquele momento em específico. Nesse caso, é possível que a proposta para alguns meses a frente seja feita ou de benefícios, tais como pagamentos de cursos ou treinamentos, melhorias ou modificações nas bonificações já existentes, como planos de saúde, vale alimentação e vale gasolina.

Torna-se necessário notar que, para alguns colaboradores, de fato, esse não é o cenário ideal. Do mesmo modo que, para outros, algumas propostas podem valer muito a pena. Logo, vale a pena que antes de pedir o aumento de remuneração, que esse tema seja alvo de reflexão.

Além disso, caso propostas como essas não surjam e a melhora de salário seja apresentada como inviável, o funcionário também pode fazer a tentativa de perguntar a respeito de uma dessas opções de compensação. Afinal, são formas que muitas vezes possuem impacto positivo nas finanças e profissionalmente. Então, como consequência, podem contribuir muito em vários casos.

Conclusão sobre as recomendações para aumentar o salário

Quando se trata das indicações gerais, observe que o seu desempenho, metas e o estado do mercado, têm um grande peso. Além disso, é muito importante manter o processo em particular, com foco em si, ou seja, evite fazer comparações entre colegas, postar a respeito ou compartilhar pela empresa.

Sendo assim, é crucial que exista o preparo para uma resposta negativa e respeito dos limites. Soma-se a esse cenário também a necessidade de citar a importância de separar os temas profissionais dos pessoais. Por exemplo, caso o aumento seja por causa de problemas financeiros, apresentá-los pode dificultar a situação, uma vez que as corporações entendem esses casos como pessoais.

Por fim, não se deve esquecer que é preciso ter conhecimento tanto da sua atuação, quanto sobre a empresa. Afinal, o modo como a empresa está no cenário econômico diz muito sobre se é um bom momento ou não, assim como outros aspectos. Agora que você já obteve dicas, não deixe de compartilhar conteúdo para que outras pessoas tenham maiores chances de aumentar o salário ao pedir do jeito certo.