Anúncios

Anúncios

gastar menos e poupar mais
Fonte: Google

Dicas incríveis para gastar menos e poupar mais; é o tipo de tema que a maioria das pessoas tentam ignorar. Mas com certeza aquelas que se dispõem a aprender e aplicar o método no seu dia a dia conseguem sobreviver à crise.

Anúncios

No início do ano com a chegada da pandemia. Não apenas o Brasil, mas o mundo, mergulhou em uma crise financeira global. Além da supervalorização do dólar, impostos e tarifas. O brasileiro vivenciou a redução das ofertas de empregos e salários.

Assim, muitas famílias brasileiras que acreditavam entender de finanças se viram perdidas. Com salários reduzidos, renda mensal precária e sem o apoio de políticas econômicas reais. Alguns brasileiros foram obrigados a optar por usar o saldo da contas emergenciais ou ainda a venda de bens e imóveis.

Portanto, cultivar um consciência financeira saldável é a melhor forma de sobreviver a uma crise. Por isso, esse artigo trará as principais atitudes que podem gerar uma economia maior na renda e ainda te ajudar a poupar.

Poupar ou gastar?

Essa é a pergunta que deverá ser feita sempre na utilização de dinheiro. Se questionar sobre a importância dos gastos é algo que irá te ajudar a prosperar e conquistar a liberdade financeira.

Por isso, a seguir, você perceberá os hábitos mais saudáveis para uma vida financeira controlada e consciente. Acompanhe.

Programe a poupança

Programe o débito automático na poupança. Escolher uma data para debitar automaticamente o valor x que deseja poupar é a melhor escolha. Hoje em dia várias instituições disponibilizam essa função.

Escolha uma data e determine o valor, pronto, assim sem o seu auxílio o sistema efetuará o resgate.

Entenda seus gastos

Uma forma muito eficiente de saber o quanto se gasta no mês é utilizando algumas ferramentas para isso. Atualmente existem vários apps mobiles que fazem isso. Por isso, baixe e instale um app e tenha ciência de como e com o que seu dinheiro vem sendo gasto diariamente.

Planeje como quer pagar suas dívidas

Muitas pessoas pensam apenas em criar planos para poupar, mas na verdade o segredo esta em planejar o pagamento das dívidas. Existem vários métodos que orientam as pessoas ao pagamento de dívidas.

Por isso, pesquise sobre eles. Em seguida, decida qual é a melhor opção para colocá-lo em prática. Mas iremos indicar um, o método “bola de neve”.

Simples e não exige muita expertise, apenas anote em uma lista suas dívidas. Comece sempre do valor menor para o maior. Feito isso, verifique e compre sua renda mensal. Então, projete o quando deverá poupar para pagar a primeira dívida.

Assim, após a quitação da primeira é ir alternando para o pagamento da outras. Por fim, existe o Serasa Limpa Nome. A plataforma oferece descontos incríveis de quitação. Dessa forma, vale a pena negociar.

Oriente os hábitos em gastos

gastar menos e poupar mais
Fonte: Google

Observe seus hábitos diários com gastos. Por exemplo, não adianta você querer economizar se todos os dias gasta seu dinheiro com pequenas compras. Assim, evite os gasto isolados que geram gastos enormes.

Por isso, oriente seus gastos. Não deixe de entender qual a necessidade de gastar e a sua finalidade. Ou seja, se você utiliza seu dinheiro com cigarros, álcool e outros produtos viciantes e sem necessidade. Evite!

Reduza os pontos de compras

Possuir um cartão de crédito é ótimo. Otimiza seu dia a dia e ainda organiza suas finanças. Porém, podem ser um praga no seu bolso. Assim, se você possui mais de uma cartão de crédito, é hora de organizar isso.

Otimize a data de gasto e se possível concentre todos os gastos em um único cartão. Uma alternativa é o cartão de crédito virtual. Crie um com valor, assim você gastará apenas o que tem no limite. Além disso, utilize um cartão com programas de retorno; cashback, milhas e outros.

Economize com uso do carro

Os gastos com transporte são altos. Por isso, se usa um app de mobilidade ou mesmo seu próprio carro. Por que não introduzir na sua rotina o usa da carona?

Isso mesmo. Existem pessoas que fazem a mesma rota e horários durante a semana. Assim, dividir a gasolina ou mesmo o Uber com outra pessoa pode ajudar na economia.

Alimentação saudável e em casa

Algumas pessoas têm um rotina puxada, logo se alimentam mal. Assim, em consequência a sua má alimentação, além das doenças, causam danos a sua economia. Por isso, evite comer alimentos que não foram preparados em casa, se possível faça suas refeições em casa. Além da economia, o alimento será 100% saudável e livre de qualquer produto de má qualidade.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Por fim, siga as dicas e obtenha sucesso na vida financeira.