como economizar no mercado
Fonte: Freepik

Certamente, você, assim como nós, já está cansado da inflação. A alta dos preços dos produtos aliada à redução das embalagens tem feito com que as nossas compras do mês saiam cada dia mais caras, fazendo com que nos perguntemos dia após dia como economizar no mercado e recuperar ao menos um pouco do nosso poder de compra.

Parece uma tarefa difícil, senão impossível. Mas a verdade é que a economia no mercado requer um pensamento estratégico e muita sabedoria na conservação dos alimentos. Saiba que a economia começa em casa no momento do planejamento do que comprar e termina em casa com a boa manipulação dos alimentos. Entenda melhor a seguir!

1.  Não faça compras no começo do mês

É comum a muitos brasileiros que trabalham por CLT receberem no 5º dia útil do mês. E, com o salário no bolso, muitos se dirigem ao mercado para fazer as compras. O problema é que os mercados sobem os preços perto dessas datas, conscientes da entrada de salário.

É justamente por isso que você deve evitar fazer compras assim que recebe o seu salário no 5º dia útil. Prefira os 10 últimos dias do mês, dias em que se concentram as promoções.

E por falar em promoções, esteja atento aos dias em que a feira do supermercado está com preços promocionais. Afinal, todo mercado de renome tem um dia na semana com ótimos preços na parte de legumes, vegetais e frutas. Assim, mais economia no seu bolso!

2.  Tenha sempre em mãos uma lista

Isso também perpassa a ideia de não fazer compras a todo momento. Bem sabemos que a cada ida ao mercado sem um foco é comum gastarmos mais do que deveríamos. Por isso, fazer uma lista prévia com os mantimentos a serem comprados é fundamental.

No entanto, é importante que ao chegar ao mercado você se certifique de comprar somente o que está listado, do contrário sairá com prejuízos. Além disso, evite dar aquela ‘passadinha no mercado’ sem um propósito quando estiver em outro compromisso. Esse é um prato cheio para gastar mais do que deveria.

3.  Pense em substituições

Basta olharmos nas gôndolas para enxergarmos que os preços dos produtos dispararam nos últimos anos. E, com a inflação, o nosso poder de compra já não é mais o mesmo. Se, em 2005, comprávamos1kg de coxão mole por R$ 5,90, hoje o encontramos por R$ 49,99. Uma realidade triste para os brasileiros.

Dessa maneira, pensar em substituições pode ser uma alternativa para quem quer aprender a como economizar no mercado. Se antes você consumia carne semanalmente e, atualmente, o alimento está muito caro para o seu orçamento, reduzir o consumo e trocar por uma outra proteína é uma solução.

Ou ainda, manter a carne, mas consumir uma carne de segunda já pode ser o suficiente para não abrir mão da proteína e manter a economia.

4. O que não puder comer agora, congele!

O problema de muitos brasileiros que vão às compras é deixar os produtos vencerem sem fazer nada para evitar o desperdício. Isso acontece muito com hortaliças e vegetais, os quais, comumente, são encontrados nas latas de lixo em grandes quantidades.

No entanto, muitos alimentos podem ser congelados. Cebolinhas, salsinhas, manjericão podem ser picados e congelados para uso posterior. Mas, não só esses alimentos! Sabe aquele cacho de banana apodrecendo em sua fruteira? Você pode picar a banana e congelá-la para consumir depois em um smoothie ou em uma vitamina.

Os vegetais em geral podem ser congelados pela técnica de branqueamento. Basta ferver a água, colocar o vegetal picado e esperar a água voltar a ferver. Em seguida, passado 2 minutos, coloque os vegetais em uma tigela com água gelada por 2 minutos e armazene posteriormente no congelador por até 3 meses.

Outro alimento que muitos jamais imaginavam que pode ser congelado é o pão. Fatias de pão congeladas duram em média até 2 meses. Assim você não precisa esperar o pãozinho embolorar e já economiza no bolso.

5.  Compre em atacadistas

Mercados atacadistas são ótimas formas de economizar nas compras. Isso porque é possível comprar muitas unidades, aproveitando ótimos descontos. No geral, quanto mais se compra, mais chances você tem de economizar. Atacadão, Max Atacadista e Assaí são alguns exemplos.

Uma forma de conseguir os descontos do atacado é fazendo compras compartilhadas. Você pode escolher um amigo ou familiar para comprarem juntos e depois vocês racham as compras. Aliás, com o Pix as divisões ficam ainda mais práticas.

6.  Dê uma chance aos produtos a vencer

Produtos perto da data de vencimento são atrativos, porque são mais baratos do que aqueles que possuem ainda um tempo hábil de vida. É normal que os mercados possuam seções próprias com esses produtos com promoções de até 50% de desconto. No geral, quanto mais próximo do vencimento maior o desconto.

Além disso, há supermercados que ainda oferecem ótimas promoções para produtos que apresentam algum problema na embalagem, sendo essa uma ótima forma de economia. Mas tenha em mente que os produtos “feinhos” e “vencidinhos” (como são chamados pelos lojistas) precisam ser consumidos rapidamente para não serem perdidos.

Se curtiu esse conteúdo, compartilhe com os familiares que também precisam aprender a como economizar no mercado. Além disso, navegue pelas nossas categorias para levar mais economia para a sua vida financeira como um todo. Até a próxima!