dia do consumidor
Fonte: Freepik

No dia 15 de março ocorre a celebração do Dia do Consumidor. Essa é mais uma das grandes datas que marcam o mercado e exigem preparo dos consumidores e das empresas. Afinal, há uma série de condições especiais para os clientes, tanto nas lojas físicas quanto online.

Um exemplo de ação atrelada a Semana do Consumidor, devido ao 15 de março, foi a da Americanas em 2021, em que ocorreu o preparo de uma série de promoções. No período, tiveram anúncios de descontos de até 80% nas lojas físicas, site e no aplicativo.

É muito comum encontrar campanhas deste tipo entre os principais nomes do varejo e demais setores no Brasil. Afinal, as oportunidades para movimentação dos negócios são diversas. A seguir, você poderá saber mais sobre a origem da data, assim como dicas para aproveitá-la, seja como consumidor ou empreendedor.

Qual é a origem do Dia do Consumidor?

Aponta-se que, no Brasil, o Dia do Consumidor ganhou popularidade a partir de um dos principais sites de pesquisa de valores e produtos, o Buscapé. Embora o site esteja ligado com a promoção desta data em 2014, a sua origem é mais antiga.

Nos anos 60, os direitos dos consumidores ganharam ênfase em um discurso de John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos. Aliás, apontou a necessidade de considerar o que os clientes têm a dizer, assim como a importância do acesso à informação.

Debates e reflexões surgiram a partir desse discurso, tornando-o um verdadeiro marco quando se fala na defesa dos direitos dos consumidores. Embora a parte comercial tenha um grande apelo por causa das promoções e demais condições especiais que surgem para atrair os clientes, as relações de consumo são um tema que merece sempre atenção.

Devido às características apresentadas, é muito comum que o Dia do Consumidor e a Semana do Consumidor sejam comparados com a Black Friday. Sem dúvidas, a parte de condições especiais tem um grande destaque quando se trata dessas ocasiões.

No Brasil, a relevância do tema se deu nos anos 90, em especial, porque no início dessa década o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor. Essa legislação pioneira no país levou para as pessoas diretrizes cruciais a respeito das relações de consumo. 

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A partir disso, as interações comerciais passaram a ser diferentes e cada vez mais o consumidor toma consciência de seus direitos, o que é de grande importância. Basicamente, foi o ponto de partida para que cada município e estado tivesse suporte legal para a criação de órgãos que atendessem as demandas dos consumidores, como os atuais Procons.

Planejamento é importante para o Dia do Consumidor

Essa é uma data marcada por condições especiais que, sem dúvidas, podem ser muito tentadoras para os clientes. Ao mesmo tempo, é preciso que os empreendedores tenham um planejamento para as ações, em especial, para potencializar as chances de retornos satisfatórios.

Assim como em outros períodos de promoções, é interessante avaliar o progresso de preços e fazer a comparação. Desse modo, na hora de adquirir qualquer item no Dia do Consumidor ou na semana em que se comemora essa data, será possível encontrar o melhor custo-benefício.

Soma-se a esses pontos que o planejamento fará toda a diferença. Tenha em mente o que quer adquirir. Afinal, é um modo de garantir pesquisas mais eficazes e evitar as compras por impulso de itens que não necessita realmente.

O que as empresas podem fazer?

Certamente, a importância do planejamento também se enquadra ao se tratar dos empreendedores, uma vez que as estratégias para vendas devem ser sempre repensadas. Entre as oportunidades que as empresas podem aproveitar, estão:

  • Elevar a taxa de conversão de compras;
  • Atrair novos clientes;
  • Estimular a competitividade;
  • Trabalhar o relacionamento com os clientes.

Esse é um momento para a criação de táticas predominantemente associadas com a experiência do consumidor. Afinal, as boas práticas devem sempre integrar as ações das empresas, não basta apenas colocar o serviço ou produto em destaque. Sem dúvidas, superar as expectativas é algo que pode ser uma realidade desde o primeiro contato, independente do canal de atuação do empreendedor.

Por fim, em todos os casos é preciso ter atenção aos direitos do consumidor. São diferentes aspectos que abrangem a apresentação de produtos e serviços, disposição de informações, atendimento de clientes, entre outros.

Do mesmo modo que há questões sobre preço, devolução, entre tantas outras que podem fazer com que os clientes tomem decisões mais seguras e evitem frustrações. Além disso, ter ideia dos direitos dos consumidores é uma forma de evitar grandes frustrações, tanto para os clientes quanto para os empreendedores.

Então, em qualquer caso, em especial, no Dia do Consumidor, vale sempre ressaltar a questão dos direitos dos clientes. Você já conhecia esses aspectos sobre o 15 de março? Compartilhe o conteúdo para que mais pessoas possam saber a respeito da data.