Anúncios

cuidados ao gastar com tecnologia
Fonte: freepik

Certamente, as pessoas gostam de aproveitar as oportunidades de economizar, mas em alguns momentos é indispensável questionar-se para evitar prejuízos. Nesse cenário, há certos cuidados ao gastar com tecnologia que são cruciais, inclusive em situações que são muito comuns no dia a dia de diversas pessoas.

Você descobrirá ao longo do texto que, às vezes, mesmo aquela atitude pequena, em que tem certeza que terá a economia como resultado, pode se tratar de um engano. Isso vai desde a compra de um carregador de celular até acreditar em processos que economizam tempo.

Gastos com carregadores paralelos

cuidados ao gastar com tecnologia
Fonte: pixabay

Quando se fala em carregadores paralelos, grandes dúvidas podem surgir, afinal, é muito comum que com o tempo, o usuário use itens diferentes do original. Pode ser uma situação ainda mais frequente quando há maior propensão de perdas, danos ou em uma casa com diferentes aparelhos e como consequência, os carregadores.


Anúncios

Há muitos dados que indicam que as cargas podem sofrer danos ou os aparelhos. No entanto, será que vale a pena pagar mais barato nos carregadores ou eles podem, de fato, atender essas demandas?

A verdade é que os carregadores paralelos podem te fazer gastar mais do que se optasse por um original. Isso porque algumas opções podem carregar lentamente ou superaquecer a bateria. E, quando isso ocorre, há problemas por causa do potencial para causar danos ao aparelho e inclusive, acidentes, como explosões.

De acordo com cada caso o prejuízo será distinto, desde a compra de um novo carregador até a necessidade de um novo celular. Por isso, é interessante analisar o quanto vale a pena apostar nesses itens paralelos ou não.


Anúncios

Compra de fones sem considerar a qualidade

cuidados ao gastar com tecnologia
Fonte: freepik

Em alguns casos, é comum que ocorra também a preferência por fones paralelos na alternativa de economizar. Hoje em dia, é muito fácil encontrar fones de ouvido em diversos locais. No entanto, naturalmente isso não significa que são todos os produtos que possuem uma boa qualidade.

É preciso considerar que, várias vezes, esses fones quebram com facilidade e ao optar constantemente por apostar em outros da mesma faixa de qualidade e/ou valor, é preciso ter cuidado.

Isso porque, ao invés de economizar, na verdade você pode estar gastando mais. É algo que se enquadra nos casos em que muitos fones já foram comprados. Afinal, nesse caso, com o que foi gasto, provavelmente daria para comprar algo com qualidade superior, tanto no material quanto na reprodução.


Anúncios

Download de programas piratas

OMES - O Mundo é seu
Fonte: freepik

É muito provável que você já saiba que a pirataria é crime e caso esse ponto não seja o suficiente para evitar os programas piratas, vale a pena conhecer aspectos que vão evitar também que existam prejuízos por causa de softwares desse tipo.

Tanto o programa, quanto a fonte na qual o download foi feito, podem representar riscos para o usuário. Em primeiro lugar, ao abordar o programa, é interessante citar que, ele pode se tratar de um vírus, inclusive, um malware disfarçado.

Considere que, um software crackeado condiz a um item com código que sofreu alteração. O que piora ainda mais a situação é que, não é sempre que essas mudanças se restringem à viabilização do uso. Sendo assim, o programa pode contar com elementos que servem para observar a máquina do usuário, permitir ações remotas ou até mesmo ter outros programas maliciosos para download que acabam passando despercebidos.


Anúncios

Ainda mais, por não ser o programa oficial, não será possível contar com as atualizações e esse pode ser outro grande problema. Isso porque sem as atualizações, em determinado ponto, o programa pode parar de pegar e resultar na necessidade de download de outro, ou seja, caso não seja o original, você estará novamente se colocando em risco. Além disso, certos pontos em atualizações são cruciais para que vulnerabilidades sejam corrigidas.

Por fim, existe ainda a chance de ter processos não salvos ou ferramentas que funcionam de modo inadequado, o que pode significar perda de dinheiro quando se trata de softwares utilizados para trabalho.

Conclusão sobre cuidados ao gastar com tecnologia

Ao longo do conteúdo é possível perceber que tanto o gasto com a premissa de economia, quanto a tentativa de não gastar nada possuem potencial para grandes prejuízos. Inclusive, a falta de pesquisa comumente se dá pela desculpa de que é algo trabalhoso, porém, com a tecnologia, é possível descobrir informações valiosas.


Anúncios

É algo que abrange também a procura por preços mais vantajosos por meio de ferramentas seguras e rápidas, como o Buscapé e o Zoom. Sendo assim, é preciso ter cautela por todos os lados e analisar os impactos que as decisões podem ter a médio e a longo prazo.

Você já parou para pensar sobre algum dos cuidados ao gastar com tecnologia apresentados no texto? Não deixe de compartilhar informação para que mais pessoas consigam economizar e ter mais proteção.

Anúncios