Anúncios

contas do começo de ano
Fonte: Freepik

Apesar de serem habituais neste período, as contas do começo de ano podem pegar muitas pessoas de surpresa. Por isso, o conhecimento faz grande diferença, principalmente para quem deseja evitar maiores frustrações e prejuízos.

Logo, ao identificar quais são as contas e suas principais características, será possível correr atrás para que sejam pagas dentro do prazo. Veja quais são as principais e como o começo do ano pode ser mais organizado.

Quais são as principais contas do começo de ano?

As contas do começo do ano podem variar um pouco de acordo com cada caso, porém, grande parte fica por conta de impostos que precisam ser atendidos. Sendo assim, são gastos inevitáveis para este período do ano e a forma de lidar com eles, pode contar com menos preocupações, em especial, se existir um planejamento. Em meio às principais contas, estão:

IPVA – Imposto sobre Veículos Automotores

Em meio aos exemplos de impostos que devem ser pagos todos os anos, o IPVA ganha destaque entre os donos de veículos. Saiba que a sua arrecadação não está obrigatoriamente atrelada ao trânsito.

Já no que diz respeito a quantia, assim como outros da lista, é algo que varia de acordo com o Estado. Essa variação também se aplica em relação ao desconto para pagamento à vista. Sendo assim, para os motoristas que conseguem pagar dessa forma, é um meio para ter desconto.

O IPVA pode ser pago em diferentes locais, o que confere maior flexibilidade e comodidade para as pessoas. Ao ter o número do Registro Nacional de Veículo Automotor, o RENAVAM, é só ir em um banco credenciado ou até mesmo fazer a operação pela internet, terminais de autoatendimento ou em casas lotéricas.

DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres

Esse é mais um gasto que os proprietários de veículos precisam arcar. Esse seguro é uma obrigatoriedade e que atende a indenização de famílias e vítimas em acidentes. Entre as situações que são atendidas, está o reembolso de gastos médicos e invalidez permanente.

Além disso, saiba que mesmo fazendo a contratação de um seguro, o DPVAT deverá ser pago anualmente. A respeito do custo, depois da aprovação do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) sobre a manutenção do prêmio zero para o imposto, não haverá cobrança em 2022.

IPTU – Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana

Já esse imposto, diferentemente dos anteriores, tem aplicação para os proprietários de terrenos e imóveis. Sendo assim, se aplica a qualquer propriedade em área urbana desde uma sala comercial até uma casa. Em relação a forma de cobrança, é importante saber que varia de acordo com as cidades, ou seja, cada cidade conta com os seus critérios.

Há outras variáveis que influenciam no valor do imposto, uma vez que seu cálculo é feito com base no valor venal. Basicamente, condiz com a quantia que o local apresentaria em caso de venda. Além de divergir de acordo com as áreas, aspectos como o tipo de local, idade e as suas condições também influenciam. 

Ainda mais, há outra taxa que estipula a quantia que será paga de imposto, que recebe o nome de alíquota. Um outro ponto é que, por mais que seja característico do início do ano, seu pagamento pode ocorrer a prazo. No entanto, vale saber que o pagamento à vista concede uma certa porcentagem de desconto de acordo com o município.

Além desses impostos, é importante ter em mente que as contas a pagar no início do ano podem ir muito além. Entre elas, se pode citar, por exemplo, os materiais escolares e parcelas das despesas de natal e festas de ano novo.

Dicas para economizar para as contas do começo de ano

contas do começo de ano
Fonte: Freepik

Você conheceu diferentes contas do começo de ano, logo, uma grande dica é se preparar o máximo possível para realizar o pagamento delas no início de cada ano. No entanto, diferentes motivos podem surgir para que o cenário se torne difícil. 

De qualquer forma, há algumas dicas que podem ser seguidas e adaptadas de acordo com cada caso, para evitar a chegada deste período e ainda mais dívidas por causa da falta de pagamento. Confira a seguir.

Em primeiro lugar, é interessante identificar quais descontos podem ser obtidos a partir dos pagamentos das contas. Por exemplo, no caso do IPTU, o pagamento à vista pode assegurar 10% de desconto. 

A partir da análise das contas e do orçamento no geral, também é possível identificar quais contas podem virar uma prioridade. Afinal, não é sempre que é possível pagar todas à vista de uma vez. Por esse motivo, checar as melhores opções de acordo com suas preferências e necessidades certamente fará grande diferença. Considere também que essa é uma forma de evitar ainda mais prejuízos.

Caso seja possível, identifique e reduza gastos supérfluos. Dessa forma, será possível usar o dinheiro de uma forma melhor. Lembre-se também de que no final do ano há o 13º salário e caso não tenha uma finalidade com urgência, as contas de início de ano podem ser um destino.

Essas são apenas algumas ações que podem contribuir com o pagamento das contas do começo de ano. Sendo assim, vale a pena ter uma organização ainda maior para cada ano, em especial, para ter resultados cada vez melhores financeiramente.