Anúncios

Anúncios

contas digitais
Fonte: freepik

As contas digitais têm grande atratividade devido a menor burocracia que apresentam. Além disso, contam com a praticidade do controle ser totalmente por sites e/ou aplicativos. Hoje em dia, além de fintechs, muitos bancos tradicionais também contam com uma iniciativa digital, como o Bradesco com o Next.

Anúncios

A maioria das funcionalidades que os clientes encontram em outras contas, também estão presentes nas digitais. No entanto, há algumas dúvidas que entram em destaque, tais como:

É possível sacar dinheiro?

Verdade. Não apenas é possível sacar dinheiro por meio de contas digitais, como muitas oferecem condições especiais ou isenção de cobranças para os saques, por exemplo, nos caixas da rede Banco 24Horas. Além disso, vale lembrar que não há uma regra que estipule a quantidade obrigatória de saques.

Dá para cancelar as contas digitais a qualquer momento?

Verdade. O grande diferencial da conta digital é justamente a praticidade, o que também abrange os processos de abertura e fechamento. Elas podem ser abertas e fechadas pela internet de forma ágil.

Já nos bancos tradicionais, muitas vezes é necessário comparecer na agência para o processo de abertura ou de encerramento da conta.

Toda conta digital é gratuita?

Mito. Considerando o fato de contar com uma estrutura com menor burocracia em relação aos bancos tradicionais, as contas digitais conseguem disponibilizar soluções financeiras eficazes com tarifas menores.

Embora muitas taxas tenham isenção, em especial, na manutenção da conta e saques, não é necessariamente uma regra que a conta seja gratuita. Então, em alguns casos se prepare para encontrar muitos itens gratuitos, porém, em outros, cobranças.

As contas digitais não são seguras?

Mito. Embora as métricas do Banco Central perante a segurança de bancos tradicionais e totalmente digitais sejam distintas, o segundo caso não deixa de ser seguro.

As contas digitais contam com diversas medidas que garantem a segurança dos clientes, por exemplo, a tecnologia de criptografia, o processo de autorização do dispositivo e diferentes senhas para garantir que os dados estarão protegidos.

Exemplos de contas digitais

Por causa das características apresentadas, principalmente a praticidade, as contas digitais ganham cada vez mais espaço no mercado financeiro. Sendo assim, há uma série de opções e entre as principais estão:

Nuconta

contas digitais
Fonte: Nubank

O Nubank surgiu com a premissa de levar soluções financeiras para as pessoas de forma simples, segura e transparente. Além disso, trata-se de um dos maiores bancos digitais independentes do mundo.

Por meio dessa conta digital, o seu dinheiro rende 100% do CDI, mais do que a poupança. Há também portabilidade de salário, opção de envio de lembrete de pagamento com seus dados para receber e recurso para recarregar o seu celular.

Com sua conta no Nubank, você tem isenção na realização de depósito por boleto, transferências, anuidade e tarifa de manutenção da conta. No entanto, há tarifa para saque, com valor unitário apenas quando utilizar, de R$ 6,50.

DigioConta

contas digitais
Fonte: Digio

Em sua plataforma, o Digio apresenta-se como uma bantech, sendo essa uma junção de fintech e um banco, onde ações sólidas e ágeis caracterizam sua atuação. A DigioConta surgiu em 2020, quatro anos depois do DigioCartão, que se destaca por não ter juros rotativos, anuidade e pela dinâmica do aplicativo.

Além disso, a conta apresenta características essenciais abordadas ao longo do texto, como Ted gratuito, integração ao Pix, pagamento de contas e viabilização de saque digital em caixas da rede Banco24Horas, sendo a mesma rede que você pode sacar nos outros casos.

Nesse caso, assim como o Nubank. o valor na conta rende 100% do CDI. Ainda mais, você não precisa se preocupar com as transferências para outros bancos e entre DigioContas, pois não há taxas. No entanto, não se esqueça de sempre averiguar quais são os limites.

C6 Bank

C6Bank
Fonte: C6 Bank

O C6 Bank também é uma alternativa que tem grande destaque no mercado financeiro quando se trata de soluções digitais. A fintech visa atuar com respeito, transparência e ética, oferecendo uma ampla lista de serviços.

Ao focar na conta digital para pessoa física, ao abrir a sua, você tem isenção de transferências e TEDs, nos saques nos caixas da rede Banco24Horas e na manutenção de conta. Há também a possibilidade de participar do programa Átomos, com pontos que não expiram.

Ainda mais, com essa opção de conta digital, você tem de forma gratuita o C6 Tag, em que basta colocar no seu automóvel para não enfrentar mais filas em estacionamentos e pedágios. Não há mensalidade para a tag ou taxas, só é necessário pagar pelo o que usar.

Neon

Banco Neon
Fonte: Neon

Diferentemente de outras da lista, a Neon é uma conta digital e foi criada para ser “a conta dos sonhos”. Além disso, é uma conta com um aplicativo dinâmico e prático, que permite um acompanhamento fácil de suas finanças.

Com a conta Neon, você encontra uma funcionalidade voltada para investimentos e há possibilidade de criar quantos quiser. As opções são o Livre, que rende no CDB Neon e o Objetivo, em que parcelas diárias ou mensais são estipuladas para que determinado valor seja alcançado.

Anteriormente, foram apresentadas alternativas que contam com saques gratuitos e pagos. No caso da conta no banco Neon, ao usar os cartões virtual e físico da sua conta, você ganha 3 saques grátis para utilizar por 30 dias.

Você conhece ou tem alguma dessas digitais? Ao longo do texto foi possível esclarecer uma série de fatores a respeito desse recurso. De fato, pode-se notar que é um meio de obter maior comodidade e agilidade.