Anúncios

conta digital para menor
Fonte: freepik

A relação com o dinheiro tem um grande impacto na vida das pessoas e torna cada vez mais nítida a importância da educação financeira o mais cedo possível. Neste contexto, bancos e fintechs buscam apresentar soluções para atender diferentes públicos, inclusive, a conta digital para menor de 18 anos, que pode reunir uma série de benefícios.

As opções são diversas, mas também há precisão de identificar com clareza as motivações para a criação da conta e como o uso pode ser o mais benéfico possível. Veja a seguir o porque esse recurso pode ser importante para os jovens:

Qual é a vantagem da conta digital para menor de idade?

Certamente, a introdução de temas financeiros durante a criação varia de forma significativa. No entanto, é algo indispensável e um indicador dessa questão é o fato de que, no ano passado, a educação financeira passou a integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A inserção do tema ocorreu como um dos componentes de matemática e a abordagem deve acontecer com estudantes do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) em escolas públicas e privadas.


Anúncios

Vale citar que a BNCC detém a responsabilidade de estabelecer os componentes que serão desenvolvidos na Educação Básica. Soma-se a esse cenário um percentual expressivo de famílias endividadas no Brasil.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, em fevereiro o percentual dessas famílias contou com a terceira alta seguida. Na Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor chegou-se a porcentagem de 66,7%, sendo que no ano passado, também no mês de fevereiro, era de 65,1%.

Há fatores em queda, como o uso do cartão de crédito como o principal recurso, com 0,5% a menos que em janeiro. De qualquer forma, é um cenário que exige atenção o mais cedo possível. E, com a conta digital para os menores de idade, há possibilidade de ter um entendimento melhor do uso e impacto do dinheiro, com menores chances de endividamento e inadimplência.


Anúncios

Se por um lado alguns podem achar essa opção desnecessária, para outros, pode ser um recurso decisivo na formação do entendimento financeiro. Nesse contexto, também é interessante analisar que o fato da conta ser digital, embora tenha um funcionamento semelhante com as tradicionais, apresenta menor burocracia.

Conheça alternativas de contas digitais para menores de 18 anos

Com o mercado em constante progresso, as soluções estão cada vez mais específicas, o que envolve também os tipos de contas digitais. A seguir, confira as principais soluções para menores de idade: 

conta digital para menor
Fonte: freepik

Conta Kids do Banco Inter

A conta kids do Banco Inter é um grande exemplo de conta digital para menores de 18 anos. É uma opção completa e totalmente gratuita, sendo também uma forma de contribuir com que o jovem tenha um melhor planejamento financeiro. Além disso, é uma opção para os pais que desejam investir no futuro dos filhos.


Anúncios

Ainda mais, com essa opção, o seu filho pode ter um cartão de débito com uma das principais bandeiras do mercado, a Mastercard. O nome da criança consta no cartão e caso seja necessário por causa de roubo ou perda, o bloqueio poderá ser feito por meio do aplicativo.

BB Conta Jovem

O Banco do Brasil também oferece uma alternativa para quem é menor de idade. Trata-se da Conta Jovem, que atende pessoas de 12 a 21 anos incompletos. Essa conta é individual e proporciona direito a cheque e cartão.

Para as pessoas mais velhas que fazem parte do público atendido, vale citar que só pode ter essa conta quem ainda não entrou para a faculdade. Para a abertura, assim como em outros casos, é preciso apresentar os documentos pessoais (CPF/RG) e comprovante de residência. Ainda mais, se o titular for menor de 16, é o responsável legal que precisa assinar o contrato. Já entre 16 e 18 anos, é preciso que a assinatura seja feita juntamente com o responsável legal.


Anúncios

Bradesco Click Conta

A Click Conta é uma opção do Banco Bradesco para pessoas com até 17 anos. Os clientes têm acesso aos conteúdos exclusivos na plataforma Click Conta, Cartão Visa Electron e opção de investimento em CDB para que o dinheiro renda.

Além disso, é possível aproveitar a experiência mobile, que permite o controle da conta de uma forma mais prática. É uma forma de consultar o saldo, realizar transferências e pagar contas mais rapidamente. Além disso, ao optar pela abertura dessa conta, uma conta-poupança será reservada de forma automática e para ativá-la, basta fazer um depósito ou transferência.

nextJoy

A conta digital nextJoy é uma iniciativa do banco Next e é ideal para os responsáveis que desejam tornar a relação com o dinheiro ainda mais interessante para os filhos. Isso porque o aplicativo pode ser personalizado com personagens da Disney e diversos conteúdos estão disponíveis para proporcionar diversão e conhecimento.


Anúncios

Para ter essa conta, o responsável deve ser cliente next e criar uma conta para seu dependente. A partir desse ponto, novas funções surgirão, enquanto o filho terá acesso a uma plataforma exclusiva e personalizada.

Essas são apenas algumas das soluções para quem busca conta digital para menor de idade, mas vale citar a importância de sempre pesquisar com cautela. Afinal, em meio a um mercado amplo, é crucial utilizar uma conta que seja compatível com suas preferências e necessidades.

Anúncios