Anúncios

Anúncios

Conta de luz alta? Veja 3 dicas eficientes para economizar
Fonte: Canva

A energia elétrica está de fato cara no Brasil. Não à toa cada vez mais brasileiros estão tendo a conta de luz alta. Se você é uma dessas pessoas, você chegou ao lugar certo. Com algumas dicas simples é possível reduzir a conta de luz que tem pesado no seu orçamento. E o melhor, as dicas não vão comprometer em nada a sua rotina e o seu dia a dia.

Anúncios

São dicas que vão te ajudar de fato a economizar já a partir de hoje. Dicas práticas que vão deixar a sua conta mais leve.

Mas afinal, por que a conta de luz está assim tão cara? 

Em julho a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, decretou que a bandeira tarifária vermelha de número dois teria um aumento de cinquenta e dois por cento no valor cobrado. Essa bandeira taxa o consumidor sempre que há maiores custos para produção de energia elétrica.

Com esse aumento agora a cada cem kWh consumidos a tarifa sai de seis reais e vinte e quatro centavos para nove reais e quarenta e nove centavos.

O aumento é expressivo e caso não haja planejamento pode comprometer seriamente o orçamento doméstico.

A partir desse aumento muitas pessoas passaram a se preocupar de fato em economizar energia. Mas como economizar energia elétrica? Quais dicas são realmente eficazes quando falamos sobre conta de luz alta?

Dicas para economizar energia elétrica estão ao alcance de todos e tudo depende de você colocá-las em prática.

É claro que a ideia de um novo aumento preocupa, mas com essas dicas você vai conseguir economizar e reduzir a conta de luz que virá no final do mês. Ou seja, o impacto no orçamento familiar não será assim tão pesado e você poderá continuar a planejar as coisas do dia a dia.

Para te ajudar a obter esses resultados selecionei três dicas eficientes para economizar energia elétrica. Você não vai precisar mudar toda a sua rotina porque muito dos gastos que poderiam ser evitados na nossa rotina são resultado da falta de atenção e cuidado quanto a questão da economia energética. A partir desse prisma, você nem mesmo se dará conta que está economizando.

Atenção as lâmpadas da sua casa

As lâmpadas incandescentes consomem muita energia e não deveriam ter uso sobretudo pela sua baixa vida útil. Assim se você quer economia na conta de luz alta a primeira coisa a se fazer é realizar uma varredura em toda a casa procurando lâmpadas incandescentes.

Troque todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led ou lâmpadas fluorescentes. Além de realizar uma economia no que diz respeito ao custo benefício visto que estes dois modelos rendem mais em questão de valor hora, você também terá uma economia energética significativa.

Do ponto de vista de energia elétrica, lâmpadas de led e fluorescentes podem chegar a consumir até oitenta por cento menos energia elétrica que lâmpadas incandescentes.

Você terá uma boa economia com uma troca simples que não precisará ser feita novamente tão cedo.

Conta de luz alta? Veja 3 dicas eficientes para economizar
Fonte: Canva

Conta de luz alta? Cuidado com o tempo de chuveiro 

Não é de hoje que o chuveiro é um vilão das contas de luz e certamente se você costuma demorar no banho ele pode ser a causa da sua conta de luz alta.

De fato, não tem que não goste de um banho refrescante após um dia longo e cansativo de trabalho, mas tente reduzir o tempo com o chuveiro ligado.

Outra opção que pode ser indicada é tomar banho no frescor da água em temperatura ambiente.

Isso porque em um país tropical como o nosso, não é sempre que você precisa de fato daquela água quente. Experimente a temperatura da água com a resistência do chuveiro desligada, às vezes a temperatura é mais agradável do que você imagina.

Caso você de fato não consiga, tente ao menos desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e aplica o shampoo e/ou condicionador.

Optar pela opção verão ao invés de inverno também é uma boa alternativa que pode te fazer economizar até trinta por cento de energia.

Apague a luz ao deixar o ambiente

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas o fato é que muitas vezes esquecemos de apagar a luz quando saímos de um cômodo. 

Embora as lâmpadas de led ou fluorescentes apresentem um consumo significativamente menor se comparado com as lâmpadas incandescentes ainda assim consiste em um gasto que pode acabar sendo reduzido quando você não está no ambiente.

Assim sendo, sempre que sair de um cômodo para outro, verifique o interruptor e lembre-se de apagar a luz.

Mesmo que a economia possa inicialmente parecer pequena, lembre-se que seria um consumo muitas vezes diário, ao longo de todo o mês. 

Mesmo que eventualmente você não esqueça mais a luz daquele cômodo pode acabar esquecendo de outro. Por isso atenção quanto a luz acessa se a sua conta de energia está alta.