Anúncios

consultar o PASEP
Fonte: Freepik

Você certamente já foi questionado sobre o número de seu PIS/PASEP, certo? Isso porque no ato de suas primeiras admissões, os trabalhadores são inscritos, seja no Programa de Integração Social ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Calma, não se assuste. Esses nomes são referências às abreviações que já caíram na boca do brasileiro: PIS e PASEP. Os dois dizem respeito a programas de contribuição social, embora possuam algumas diferenças.

A grande questão é o que fazer em momentos em que se esquece o número do PASEP, embora ele seja necessário? Em linhas gerais, consultar o PASEP pode ser fácil, desde que você tenha as ferramentas certas. Saiba mais a seguir!

PIS e PASEP: semelhanças e diferenças

O PIS consiste naquele tributo pago pelas empresas privadas em benefício de seus trabalhadores. É a Caixa Econômica a agência responsável por administrar o dinheiro, cujo destino é o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Por sua vez, o PASEP também se consolida como uma contribuição tributária. No entanto, neste caso, o tributo é pago em benefício dos empregados e servidores públicos, seja do setor Federal, Estadual ou Municipal. Além disso, a administração do programa é feita pelo Banco do Brasil.

Sendo assim, é o PIS/PASEP que propicia o pagamento de benefícios como o FGTS e o abono salarial. Portanto, no momento da primeira admissão os trabalhadores, sejam do setor público ou privado, são inscritos em um dos programas de forma obrigatória.

3 dicas simples para consultar o PASEP

Por vezes, como o cadastro no PASEP só acontece uma única vez, no ato da contratação, é comum que os servidores se esqueçam com o tempo do número de inscrição. Contudo, existem diversas formas de consultar o PASEP, Confira algumas delas:

1. Aplicativos

consultar o PASEP
Fonte: Freepik

Uma forma rápida, ágil e sem dores de cabeça de consultar o PASEP é por intermédio de aplicativos que podem ser baixados na loja virtual de seu smartphone. Por meio do app Carteira de Trabalho Digital, por exemplo, os empregados e servidores públicos conseguem consultar o Nº de inscrição. Basta clicar em um contrato no registro.

Outro aplicativo bastante funcional, é o app do Meu INSS. Após informar login e senha, o usuário pode visualizar o seu CPF e o PASEP. Lembrando que o número pode aparecer ainda como NIT.

Ambos aplicativos, o Carteira de Trabalho Digital e o Meu INSS, estão disponíveis para iOS e Android.

2. Telefone

Ao ligar para o número 135 e selecionar o dígito 5 é possível saber o seu PASEP. Isso porque este é o número da Previdência Social. Assim, basta fazer a confirmação dos seus dados cadastrais para o atendente, que em poucos minutos seu número de inscrição será informado.

Outro órgão que com certeza pode te possibilitar a consulta de seu PASEP é a própria instituição responsável pelo programa – o Banco do Brasil.

Basta ligar para a central de atendimento que pode ser contatada nas regiões metropolitanas e capitais pelo número 4004-0001 e nas regiões interioranas por este número 0800 729 0001.

3. Internet

Que a internet tem lá suas facilidades, isso não podemos negar. Inclusive quando o assunto é consultar o PASEP.

O próprio site do BB apresenta um ambiente específico para este fim, com um nome muito sugestivo: “consulte o seu PASEP”. Após clicar nesta opção, uma nova página aparecerá e você deverá informar o seu CPF e data de nascimento. E prontinho, o seu PASEP aparecerá logo em seguida.

Caso não queira baixar o aplicativo do Meu INSS, você também poderá ter acesso ao PASEP pelo próprio site, basta fazer o cadastro.

Por fim, a terceira opção que permite consultar o PASEP pela internet diz respeito ao acesso pelo site do CNIS. Uma vez lá, entre na aba “cidadão” e posteriormente na aba “inscrição”. Aqui será necessário informar os seus dados, lembrando que os mesmos precisam ser idênticos aos constantes em sua carteira de trabalho.

Em casos de informações corretas, o seu número NIT – similar ao PASEP – aparecerá logo em sequência.

Como sacar seu PASEP?

O saque do abono do PASEP é simples e feito diretamente pela poupança ou corrente do Banco do Brasil, dependendo do crédito concedido pela instituição. Aqueles que não possuem conta corrente no BB podem fazer a transferência do valor a receber para a conta de sua própria titularidade no site do banco.

Gostou do conteúdo? Então você certamente gostará das nossas publicações diárias aqui no site OMES. Todos os dias trazemos conteúdos sobre diversos assuntos: finanças, investimentos e benefícios sociais. Não perca! Até breve.