Anúncios

compras online na pandemia
Fonte: freepik

De acordo com a pesquisa Shopping During The Pandemic, as compras online desde o início da pandemia tiveram crescimento de 47% entre os brasileiros. A pesquisa foi feita pelo Ipsos e pessoas de 28 países passaram por entrevista.

Ao redor do mundo, se observa a partir do estudo que o crescimento é de 43%. No entanto, há outras nacionalidades que apresentam porcentagens maiores ainda, como o Chile em 59% e a Coreia do Sul em 54%.

Aponta-se também que os brasileiros buscam evitar a frequência em lojas mais do que a média das nações. Todavia, de um modo geral, as pessoas que estão saindo menos para comprar presencialmente reduziu para 30% aproximadamente.


Anúncios

O estudo também aponta que as compras online foram feitas por um público predominantemente feminino. Isso porque. No geral, são 45% das mulheres e 41% dos homens.

Entre os mais velhos, entre 50 e 74 anos, o aumento foi de 50%, porém, os entrevistados com idade inferior a 35 anos tiveram elevação de 45%.

Agora que você já conheceu aspectos do aumento das compras online na pandemia, veja a seguir os itens mais buscados e dicas para aproveitar as suas compras online de forma segura.


Anúncios

Características das compras online na pandemia

compras online na pandemia
Fonte: freepik

Você descobriu acima parte da mudança que ocorreu na pandemia. No entanto, agora é o momento de descobrir mais aspectos sobre os hábitos de consumo e como os tipos de compras online também sofreram alterações.

Basta imaginar que com as pessoas mais tempo em casa e com maiores incertezas a respeito do mercado de trabalho, meio educacional, entre outras áreas, as demandas tiveram grande impacto.

Em uma pesquisa da corporação de cashback (quando o cliente obtém parte do dinheiro gasto de volta) myWorld, indicou o aumento de 120% nas aquisições de “Educação e Cursos” na plataforma em 2020.


Anúncios

Informações da corporação no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Colômbia e México foram alvo de análise para o estudo. Além do crescimento na área de ensino, em eletrônicos e lar também se notou elevação, sendo de 97% e 75% respectivamente.

São altas significativas e que reforçam ainda mais as alterações de comportamento por causa do isolamento social. Indicam tanto a necessidade de recorrer aos instrumentos para tornar o ambiente tanto funcional quanto confortável.

Algumas categorias também apresentaram quedas, joias, viagens, eventos e shows. De certa forma, também é um reflexo da pandemia, uma vez que a demanda teve redução de forma significativa.


Anúncios

Por que comprar online?

Certamente, um ponto de grande destaque quando se trata de compras online é o fator da comodidade. Afinal, não há necessidade de locomoção, uma vez que todo o processo pode ser feito por qualquer dispositivo, em especial, se a loja tiver um site responsivo. Isso porque nesse caso, o uso do site é mais viável nas mais diversas telas.

Com a pandemia do COVID-19 não é só a comodidade que se destaca, principalmente ao considerar que o isolamento social é uma das principais medidas preventivas.

Dessa forma, com mais tempo em casa, é normal que as compras online na pandemia em determinados setores apresentem certo crescimento e conforme você descobriu, em outros, quedas.


Anúncios

Além disso, vale a observação de que ao comprar em lojas virtuais, é possível ter mais recursos para encontrar locais próximos, ver recomendações, avaliações, fotos, entre outros. Fatores como esses aumentam as chances de ter uma experiência completa e positiva.

Dicas para comprar com segurança

Por mais que hoje em dia existam diversos recursos que visem a segurança das plataformas digitais, ainda é preciso ter muita cautela ao comprar online. Para aproveitar, de fato, toda a comodidade que esse meio dispõe, algumas dicas podem ajudar, tais como:

  • Analise a segurança da plataforma;
  • Não salve dados do cartão;
  • Pesquise bastante sempre antes de comprar;
  • Tenha cuidado com mensagens suspeitas;
  • Busque recomendações;
  • Leia a política de privacidade.

Em datas sazonais o número de golpes pode crescer de forma significativa, principalmente com propagandas enganosas atrativas e que assemelham aos sites ou mensagens das empresas oficiais. Por essa razão, lembre-se sempre de pesquisar a respeito.


Anúncios

Além desses pontos, ter um cuidado em dobro com sua forma de pagamento faz grande diferença. Para isso, é interessante usar o cartão de crédito virtual caso o seu banco ofereça. No caso, basta ativá-lo no aplicativo ou site da sua instituição financeira.

A segurança está presente em dobro nesse caso, pois o número do cartão, CVV e data de vencimento são distintos do cartão físico, embora a fatura e demais aspectos sejam os mesmos. Outra dica, é conferir sempre o extrato para checar se há algo incomum.

Com as informações anteriores foi possível analisar não apenas aspectos do aumento das compras online na pandemia, mas como as suas compras deste momento em diante podem se tornar mais seguras. Não se esqueça de aplicar as dicas e compartilhar o conteúdo. 


Anúncios

Anúncios