Anúncios

Anúncios

códigos de bancos
Fonte: freepik

Nas operações financeiras, os clientes se deparam e precisam inserir constantemente diferentes termos, como os códigos de bancos. Apesar de ser algo comum, muitas pessoas não sabem o que significam tais números e sua importância.

Anúncios

Certamente, quando se fala em transações financeiras, é interessante ter clareza a respeito das informações que as envolvem. Afinal, é algo que garante a eficácia e, em muitos casos, a segurança dos clientes. A seguir, você poderá conhecer aspectos importantes de numerações comumente presentes em transações.

Entenda o que são os códigos de bancos

Basicamente, os códigos de bancos são meios de identificação, ou seja, cada instituição tem o seu. No entanto, nesse cenário, é importante abordar que existem diferentes números. Isso porque de um lado está o Compe, o Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis e do outro, o ISPB, o Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro. Saiba abaixo mais informações a respeito de cada um.

Compe

Sabe quando uma numeração de três dígitos aparece ao lado do nome do banco? Essa numeração corresponde ao Compe e detecta a instituição na compensação de cheques. Além disso, tem amplo uso em transações como DOC, TED e transferências.

ISPB

Por outro lado, o ISPB apresenta oito dígitos e a praticidade para identificá-lo não é a mesma. Isso porque esse dado consta na plataforma do Banco Central (BC), enquanto o Compe, comumente já aparece nos aplicativos e demais plataformas das instituições.

Caso seja preciso usar o ISPB, basta entrar no site do BC e pesquisar pelo nome da instituição. Veja alguns dos principais exemplos:

  • Santander: 90400888
  • Bradesco: 60746948
  • Itaú: 60701190
  • Caixa Econômica: 00360305

Os principais códigos de bancos

códigos de bancos
Fonte: freepik

Agora que você já sabe o que são códigos de bancos, está na hora de conhecer os principais em meio aos bancos nacionais no que diz respeito ao Compe. Confira a seguir.

Banco do Brasil

Trata-se de um dos bancos mais tradicionais do país, com fundação pelo príncipe D. João VI em outubro de 1808. O Banco do Brasil oferece soluções tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas e setor público. Entre elas, estão opções desde contas e cartões de crédito até previdência e investimentos. Além disso, conta com mais de 5 mil agências ao redor do Brasil, além de pontos de atuação no exterior.

Código: 001

Banco Bradesco

Na mesma linha que o Banco do Brasil, o Banco Bradesco atende diferentes setores, desde as pessoas físicas até o poder público. Com fundação em 1943, foi o primeiro a lançar um cartão de crédito no país e hoje em dia, oferece uma série de serviços e produtos. Entre eles, se pode citar cartões de crédito, consórcio, investimentos, diferentes contas, empréstimos e seguros.

Inclusive, vale citar que, uma vez que o banco Next é uma iniciativa do Bradesco no meio digital, o mesmo código é aplicado pelos clientes.

Código: 237

Caixa Econômica Federal

Já no caso da Caixa, que está há 160 anos no mercado, possui não apenas diferentes áreas de atuação, como também ligação com as necessidades da população. Isso porque entre suas soluções está o repasse de direitos e benefícios sociais, por exemplo, seguro desemprego, financiamentos habitacionais e o Programa de Integração Social (PIS).

Código: 104

Itaú

No que diz respeito ao Itaú, trata-se do maior banco privado do país e um dos principais ao redor do mundo. Com presença em 18 países, assim como outros da lista, apresenta uma execução ampla de atividades. Dessa forma, soluções completas estão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto para empresas de grande porte.

Código: 341

Santander

Anteriormente, você descobriu que o Itaú é o maior banco privado do Brasil, certo? Saiba que o Santander também faz parte dessa lista, sendo o terceiro maior. Além disso, tem atuação nas áreas de atacado e varejo, apresentando em comum com os outros da lista um portfólio diverso para instituições e pessoas físicas.

Ainda mais, o Grupo Santander surgiu em 1857 na Espanha e ao longo do tempo, contou com expansão mundial. Sua chegada ao Brasil se deu nos anos 90. 

Código: 353

Códigos de bancos e instituições digitais

Cada dia mais, as soluções digitais ganham espaço no dia a dia das pessoas. Um dos principais motivos para essa popularidade, sem dúvidas, é a praticidade que proporcionam. Nesse contexto, vale reforçar que até mesmo os bancos e instituições digitais têm seus códigos.

Um dos exemplos de destaque é o Banco Nubank, que apesar de ser chamado assim não é um banco de fato, mas uma Instituição Financeira e Instituição de Pagamentos. Trata-se de uma das principais fintechs do mundo quando se trata de inovação. Em relação ao seu código, é o 260, enquanto o ISPB é 18236120.

Um outro caso é a Neon, uma conta digital com abertura gratuita, cartão de crédito sem anuidade, entre outras praticidades comumente observadas em serviços digitais. Em relação ao Compe, tem o número 735 e ISPB 0253448.

De um modo geral, se pode observar que embora exista diferença entre as numerações de códigos de bancos, ambas servem praticamente para o mesmo objetivo: a identificação das instituições financeiras e bancos. Sendo assim, é importante ter atenção a necessidade de uso. De qualquer forma, podem ser encontradas com facilidade.