Anúncios

bolsas de estudo em escolas
Fonte: Freepik

Sem dúvidas, encontrar bolsas de estudo em escolas pode ter um grande impacto nas finanças. Em especial, ao considerar o investimento voltado para a educação dos filhos. E, na realidade, otimizar gastos, em qualquer situação, faz uma grande diferença, em especial, por causa da possibilidade de redirecionar ou de poupar o dinheiro.

De acordo com a situação, pode ser possível conseguir condições melhores de pagamento, como a isenção total ou parcial. O mais comum é que os programas encontrados sejam voltados para cursos técnicos e para o ensino superior, mas não significa que não seja possível encontrar para a educação básica. A seguir, você poderá saber mais sobre esse assunto.

Quais são os tipos mais comuns de bolsas de estudo?

Uma vez que se trata de uma condição que pode variar, é crucial ter conhecimento de, pelo menos, alternativas que são comumente encontradas nas instituições. Naturalmente, cada instituição pode apresentar seus pré-requisitos perante a candidatura. 

Por isso, é interessante pesquisar também de forma específica, na instituição de ensino, a respeito da existência desse tipo de oportunidade e como pode ser concretizada. Certamente, é algo capaz de evitar frustrações e desentendimentos. A seguir confira as modalidades de bolsas mais conhecidas:

Famílias com mais de uma matrícula

É muito comum que irmãos ou primos estudem na mesma escola. Nesses casos, há chances de conversar com a instituição de ensino para saber sobre a probabilidade de ganhar o desconto. Pode ser algo de 10%, 15%, 20% ou até mais.

No entanto, é crucial ter em mente que esses são apenas exemplos, pois o percentual é estipulado pelo local. Além disso, não são todos os lugares que concedem esse tipo de desconto.

Ainda assim, a opção de matricular mais de uma pessoa da mesma família em uma mesma escola, demonstra certa “fidelidade” e, certamente, é algo vantajoso. Por isso, a tentativa de recorrer a uma condição mais atrativa de pagamento vale a pena.

bolsas de estudo em escolas
Fonte: Freepik

Bolsa por processo seletivo

Basicamente, uma bolsa de estudo por processo seletivo, conforme o próprio nome indica, consiste na concessão de benefício de acordo com a avaliação de seu potencial. Normalmente, é algo feito com base em um ou mais testes. Há locais que contam com mais etapas, por exemplo, testes seguidos de entrevista.

Existem escolas que contam com as chamadas notas de corte e a partir deste parâmetro concedem as bolsas de estudo para os participantes que se destacaram. Além disso, as opções podem ser parciais ou integrais, de acordo com os resultados e parâmetros do local.

Essas são opções que estão associadas com as instituições de ensino, com seus próprios critérios. Além dessas, há chances de encontrar alternativas de bolsas de acordo com a condição financeira ou com atletas, sendo nesse segundo caso opções voltadas para estudantes que passam a representar as escolas em certas competições.

De qualquer forma, no mercado também há programas que oferecem bolsas de estudo em escolas onde condições mais favoráveis de pagamento podem ser vistas. 

Filhos de funcionários de escolas particulares

Além das opções acima, caso seja funcionário em uma instituição de ensino particular, também pode ser possível obter a bolsa de estudo para o seu filho ou até mesmo filhos. É algo que geralmente se cita no caso de professores.

Assim como nos outros casos, as condições podem variar. Tudo dependerá da instituição, se é professor em uma escola de apenas uma unidade, vínculo com sindicato, entre outros quesitos. De qualquer maneira, não deixe de pesquisar e conversar para conhecer as possibilidades de bolsas de estudo.

Programas de bolsas de estudo

Atualmente, é possível se deparar com diferentes programas de bolsas de estudo, sendo essas iniciativas de diferentes origens. Devido às particularidades, é de grande importância sempre pesquisar com cautela a respeito de cada alternativa.

Um exemplo é o Educa Mais Brasil, em que há oferta de bolsas de estudo tanto para educação básica quanto para cursos técnicos e graduação. Além disso, são várias instituições de ensino que participam deste programa, que conta com inscrição gratuita.

No sistema, os detalhes das vagas podem ser checados, como o tipo de desconto, modalidade de ensino, entre outros aspectos do curso. Há chances de encontrar bolsas com até 70%.

Para o ensino superior também existem diversos programas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa que partiu do Governo Federal. Neste caso, estudantes de baixa renda têm atendimento com bolsas parciais e integrais.

Sendo assim, se pode notar que as opções de bolsas de estudo variam e que o conhecimento faz toda a diferença na hora de escolher uma opção. Afinal, conforme citado, há um grande impacto financeiro.

Você conhece outra alternativa de concessão de bolsas de estudo em escolas? Aproveite para comentar e compartilhar esse conteúdo. Afinal, é algo que em algum momento, qualquer pessoa pode precisar ou conhecer alguém que precisa.