Quando se fala em datas de forte impacto para o comércio, a Black Friday tem um grande destaque. Afinal, seja você consumidor ou um lojista, as possibilidades são diversas. Logo, é preciso saber como se preparar para a Black Friday 2021, tanto para alavancar as vendas, quanto para quem deseja usufruir de boas compras.
Falta um pouco menos de um mês para essa data, que tradicionalmente ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. No entanto, vale notar que, muitos locais realizam um mês repleto de ações especiais, uma semana ou, pelo menos, dois dias de promoções.
De qualquer forma, é uma data interessante para se planejar. Ao longo deste conteúdo, você saberá como fazer isso com algumas dicas.
O que pode te ajudar a se preparar na Black Friday 2021?
Para quem tem uma marca, a cada Black Friday há uma nova oportunidade de apostar em estratégias que resultem em um desempenho melhor. É algo que pode envolver diferentes fatores de acordo com cada empresa, sua estrutura, momento, entre outros, desde o direcionamento para atender adequadamente um maior número de consumidores até o preparo para a realização de mais entregas.
Não há um padrão a seguir, mas algumas dicas podem ser eficazes de uma maneira geral no preparo para a Black Friday 2021, que está a menos de um mês de distância:
Pense em como aquecer as vendas por mais tempo
Na Black Friday 2021, assim como em outros anos, já se trata por si só de uma data que reúne grande atratividade. No entanto, em meio às mudanças constantes, as marcas devem se preocupar em como a movimentação dos consumidores pode ser maior a cada ano.
Anteriormente, você descobriu que muitos locais não fazem apenas um dia de promoções. Esse é o caso do “Esquenta Black Friday”, que é uma ótima dica para quem deseja estimular ainda mais as vendas antes do grande dia. Não se esqueça de fazer tudo de forma organizada e estratégica.
Esse é um momento em que o desejo pode ser criado e cultivado. Além disso, se pode trabalhar estratégias para cultivar a atratividade dos produtos e serviços.
Esteja de olho nas tendências
Sem dúvidas, mesmo com o avanço no enfrentamento da pandemia de covid-19, esse cenário mudou muitos aspectos na vida das pessoas, o que envolve as compras. Nesse momento, artigos para entretenimento, saúde, moda e casa estão entre os mais procurados.
Desse modo, é preciso ter uma maior atenção nas mudanças na hora de estipular as diretrizes das campanhas, em especial, nas redes sociais, tanto para e-commerces quanto para lojas físicas. Vale analisar em quais atrativos são capazes de fazer com que seu serviço ou produto ganhe maior destaque nesse momento.
Certamente, as tendências também devem ser analisadas na hora de divulgar seus produtos ou serviços. Por exemplo, a realização de lives com influenciadores e/ou cantores, entre outros artistas, ainda é algo que tem espaço quando se trata de atratividade.
Identifique a necessidade de melhorias dos processos
Garantir a maior eficácia possível é indispensável. Para que dê certo não só o aquecimento das vendas, como o aumento do número em si, diferentes recursos podem ser necessários e cabe a cada local identificar quais são, por exemplo, melhorias no estoque, automatização de atendimento ou maior segurança.
É indispensável trabalhar desde a divulgação até maiores facilidades de compra e entrega, deixando também claro esses diferenciais para os clientes. Inclusive, o planejamento, não apenas nesse tópico, como também quando se trata dos consumidores, é um grande aliado.
Não se esqueça da segurança na Black Friday 2021
De certa forma, esse fator está associado com o anterior. Afinal, é indispensável que as marcas estejam preparadas não apenas para oferecer plataformas e atendimentos que funcionem de forma eficaz, como também segurança. É um fator crucial para um bom funcionamento de toda a operação e transmissão de confiança para os consumidores.
Soma-se a esse cenário preocupações com a segurança de dados em todo o processo de compra. O ambiente deve ter um preparo correto, para que um bom controle e visibilidade existam, assim como a redução de danos em caso de problemas.
Por fim, a priorização da segurança é uma dica que tanto as empresas quanto os consumidores podem considerar. Afinal, a falta deste ponto pode resultar em prejuízos severos e sem dúvidas, é algo que ninguém quer.
Busque oferecer descontos verdadeiros
Cada vez mais os consumidores apresentam uma maior desconfiança com a chegada da Black Friday, não apenas em relação a golpes com empresas falsas, mas com as promoções.
Por isso que, para quem é consumidor, vale sempre o preparo de uma pesquisa prévia de preço e planejamento da compra. Para as empresas, é válida a busca pelo oferecimento de descontos verdadeiros, o que promove uma sensação realmente de vantagem para os consumidores.
Afinal, há uma grande expectativa para a data. Sendo assim, imagine se o cliente descobre sofreu um engano? É algo que pode ser muito negativo para o seu negócio. Essa é uma grande oportunidade de alavancar a imagem de sua empresa com ações compatíveis com uma divulgação atrativa.
Por fim, vale citar que é nítido o quanto a Black Friday 2021 conta com um grande potencial, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Então, para alcançá-lo, é crucial estar de olho nas dicas e ter cautela, aumentando assim, as chances de usufruir o máximo possível da data.