Certamente, é muito comum que as pessoas só parem para pensar sobre as bandeiras de cartão de crédito ao surgir a preocupação se esse recurso será aceito em determinado estabelecimento ou não. No entanto, essa forma de pagamento está amplamente presente no dia a dia e as bandeiras têm uma parte crucial entre suas funções.
Afinal, servem para muito mais do que indicar se um cartão será aceito ou não como forma de pagamento. A seguir, confira mais informações sobre os benefícios das bandeiras e compreenda de uma forma mais clara o papel que desempenham.
O que são e para o que servem as bandeiras de cartões de crédito?
Em primeiro lugar, a bandeira corresponde à empresa que atua juntamente ao estabelecimento e ao banco ou outro tipo de instituição financeira. Normalmente, as empresas de bandeiras oferecem uma série de produtos e serviços para pessoas físicas e empresas, nas modalidades de débito e crédito com diversos benefícios.
Ainda mais, vale abordar que a bandeira tem como principal papel, a mediação das operações entre os clientes e a instituição financeira. Além disso, também tem como função assumir a responsabilidade de credenciamento dos parceiros e da análise do perfil de consumo dos clientes.
Qual é a diferença entre administradoras e bandeiras de cartão de crédito?
Além de questionar o papel das bandeiras de cartão de crédito, é crucial distinguir essas empresas das administradoras. Afinal, pode facilmente ocorrer uma confusão.
Se por um lado a empresa referente à bandeira tem o papel de mediação das operações, por outro, a administradora faz as análises de crédito, envia fatura, é responsável pelo cálculo do limite e cobra as dívidas.
Por mais que muitas pessoas tenham outra visão, também é de responsabilidade da administradora do cartão de crédito as anuidades, tarifas, entre outras taxas comuns no mercado.
Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?
Agora que você conhece os principais aspectos do papel das bandeiras, está na hora de conhecer quais são as principais do Brasil. No país, há diferentes bandeiras presentes no mercado, porém, se estima que mais de 90% das transações de débito e crédito tenham ligação com as bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Conheça essas e mais opções a seguir:
Mastercard
A Mastercard atua no mercado há mais de 50 anos e está presente em 210 países. De fato, a amplitude de seus serviços é notável, assim como a eficiência que a empresa visa oferecer em seus serviços. Desde instituições grandes, pequenos negócios até bancos e cooperativas podem obter soluções personalizadas e seguras.
Há vários benefícios disponíveis para titulares dos cartões Mastercard e dois deles são:
Mastercard Surpreenda
Nesse caso, ao cadastrar o seu cartão de crédito, débito ou o pré-pago pelo aplicativo ou site Mastercard Surpreenda, cada aquisição vale 1 ponto. Basta usar e acumular para trocar em vouchers e condições especiais em vários parceiros.
Priceless Cities
Já no caso desse benefício, trata-se de um programa que dá acesso às mais variadas experiências, seja onde você reside ou para onde vai viajar. Devido a pandemia, é válido citar exemplos disponíveis online, como por exemplo, você pode aprender sobre vinhos com especialistas, meditação e explorar locais.
Elo
O lançamento da Elo foi em 2011 e essa não é só a maior bandeira do Brasil, como também a primeira 100% nacional. Já são mais de 132 milhões de cartões, contando com o oferecimento de produtos e serviços diversos para empresas e pessoas físicas.
A empresa também tem atuação internacional, o que permite que clientes comprem e saquem em mais de 200 países. Além disso, conta com benefícios exclusivos com ligação às mais variadas áreas como viagens, compras, mobilidade, cultura e lazer por causa da variedade de parceiros.
American Express
A American Express também é um nome de destaque quando se trata de rede de pagamentos global. Os serviços da empresa são pautados em valores como a confiança, qualidade e comprometimento em oferecer produtos e serviços que contribuam com o enriquecimento da vida dos clientes e sucesso de suas corporações.
Além de contar com parceiros variados, com essa bandeira você encontra muitos benefícios no setor de viagens, como seguros e assistências, salas VIPs em aeroportos e um cartão internacional pré-pago.
Visa
Assim como outras da lista, a Visa é uma companhia global e está presente em mais de 200 países. Sua atuação teve início em 1958 e hoje em dia, atende seus clientes de modo abrangente, não apenas em vários países, como com produtos e serviços para qualquer dispositivo.
Naturalmente, os benefícios variam de acordo com o cartão de crédito que o cliente contratou. No geral, há alternativas como Visa Digital Concierge, Visa Médico Online, Garantia Estendida Original, Seguro de Perda ou Roubo de Bagagem, Proteção de Compras e Free Valet Shoppings.
Hipercard
A Hipercard, que pertence ao Itaú Unibanco, tem uma forte atuação em território brasileiro, com mais de 1 milhão de estabelecimentos parceiros consolidados no mercado. Além disso, de acordo com dados da plataforma da empresa, são 32 milhões de operações mensais.
A marca já tem mais de 50 anos de atuação no país, contando com uma reputação sólida. Tem um alto grau de aceitação especialmente na região do nordeste, porém, tem atendimento nacional.
Apesar das distinções, não é possível apontar qual é a melhor bandeira. Afinal, é algo que depende muito do perfil de cada cliente. O ideal é buscar por um programa de benefícios que se adeque às suas necessidades e preferências em alinhamento com as demais condições do cartão de crédito.