O aumento do score é um grande interesse de diversas pessoas por causa da importância que a pontuação apresenta diante o mercado financeiro. Afinal, diversas instituições, não apenas financeiras, realizam a checagem no processo de liberação de produtos e serviços.
Isso se deve ao fato de que se trata de um importante indicador do perfil do consumidor, o que reforça a necessidade de busca por informações. Afinal, tal pontuação varia de zero a mil e naturalmente, quanto mais alta, percebe-se um menor risco no cliente.
De acordo com um levantamento de abril deste ano da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), pessoas mais jovens são as que possuem um maior conhecimento sobre a pontuação de crédito. Isso porque a faixa etária de 24 a 35 anos condiz com 52%.
Apesar disso, 84% possuem conhecimento da importância desse fator para a vida financeira. De qualquer maneira, vale a pena saber que essa média é dinâmica, tudo depende do comportamento de cada um diante o mercado.
A seguir, você poderá conhecer alguns dos fatores comumente citados quando se fala na elevação. Aliás, aproveite para desmistificar algumas questões.
O que contribui no aumento?
Com as informações anteriores, você descobriu o quanto o score pode ser importante. Logo, é normal que se pergunte o que pode contribuir com que a sua pontuação de crédito cresça ou que, no mínimo, se mantenha em um nível positivo. Entre os pontos que mais se destacam nesses casos, se pode citar:
- Pontualidade;
- Nome limpo;
- Cadastro positivo;
- Atualização de informações.
Uma vez que o perfil do consumidor é expresso por meio da pontuação de crédito, claramente a pontualidade no pagamento de contas possui um grande peso. É algo fundamental para manter uma posição favorável, assim como elevá-la ao longo do tempo. É muito importante saber que, ao visar o aumento do score, não é algo que acontece de forma imediata.
Naturalmente, esse fator também tem relação com a necessidade de manter o nome regular. Caso já enfrente a inadimplência, há chances de recorrer a processos como o Feirão Limpa Nome para encontrar condições especiais para quitar as dívidas.
Além disso, meios mais viáveis para quitar as dívidas também podem ser encontrados ao contactar os credores, mas antes, lembre-se de se organizar financeiramente. Dessa forma, será possível identificar propostas que sejam, de fato, favoráveis para cada situação.
Soma-se a esse cenário o Cadastro Positivo, que também tem grande importância na checagem de informações feita pelas empresas. Isso porque leva em consideração os pagamentos em dia, atribuindo também uma média ao consumidor. Desse modo, a análise de crédito pode ser ainda mais precisa, uma vez que observam-se pontos, como as contas pagas, empréstimos e até aquisições com cartões.
Quando se fala em cadastro, é importante citar que até mesmo a atualização de suas informações influencia no score. Então, o ideal é mantê-las sempre em dia na plataforma da Serasa.
Quais são os principais mitos do aumento do score?
Com as informações acima, você já conferiu quais são os principais aspectos que potencializam o score. No entanto, em meio a um mercado caracterizado por um volume notável de dados, também é interessante ter consciência de quais são os mitos de maior destaque sobre o tema.
Em primeiro lugar, no processo de compra, vale citar que o pedido para colocar o CPF no documento fiscal não aumenta a pontuação. Já no que diz respeito ao pagamento, é crucial que seja em dia, ou seja, a antecipação não interfere no cálculo.
Ainda assim, ambas ações contam com fatores positivos para os consumidores de um modo geral. No entanto, associá-las apenas com o score não é algo que pode contribuir para quem almeja melhorar a situação da pontuação.
No que diz respeito à renda e seu impacto na elevação, também vale esclarecer que não há influência alguma. Uma renda maior não significa um score mais elevado. De acordo com as informações reforçadas ao longo do texto, o que se tem em conta é o comportamento do consumidor.
Além desses pontos em relação ao aumento, é interessante ter conhecimento que, mesmo com o score baixo, há chances de conseguir certos produtos e serviços financeiros. Apesar da pontuação baixa resultar em maiores obstáculos, ela não inviabiliza tais ações.
Isso porque cada empresa conta com suas políticas para a análise. Naturalmente, isso não significa que os consumidores não precisam se preocupar com o posicionamento.
Por fim, com as informações apresentadas ao longo do texto, se pode perceber que, o aumento do score requer o alinhamento de diferentes ações. Sendo assim, ao ter disciplina e explorar as melhores oportunidades em prol da segurança financeira, será possível ter um perfil que, de fato, seja positivo e melhore aos poucos.