Anúncios

Anúncios

Ansiedade versus vida financeira
Fonte: Canva

A ansiedade é algo extremamente angustiante e desesperador. Pode afetar um indivíduo em qualquer momento de sua vida. Hoje vamos conversar especialmente sobre a ansiedade versus vida financeira.

Anúncios

O sentimento de ansiedade pode surgir advindo de um conflito ou mesmo de uma situação que leve a uma alteração significativa na vida. De qualquer maneira, muitas vezes, quem sofre com a ansiedade a manifesta sem motivo aparente.

A ansiedade em relação as finanças têm os mesmos precedentes e tem direta relação com as incertezas e inseguranças que a pessoa tem em relação a sua vida financeira.

Ansiedade versus vida financeira: o que causa ansiedade financeira?

Ao certo não se sabe, segundo especialistas, como a ansiedade financeira teria surgido. Acredita-se que ela esteja relacionada sobretudo com o medo de perder o emprego, ter algum imprevisto financeiro ou vir a falência.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, que recentemente realizou uma pesquisa sobre o assunto, cerca de setenta por cento das pessoas inadimplentes hoje sofrem com a ansiedade financeira bem como outros problemas diretamente relacionados com a vida financeira.

Independente da causa que possa desencadear a ansiedade, é fundamental mantermos os devidos cuidados e a atenção redobrada no que diz respeito a nossa saúde mental.

O desemprego de fato nunca esteve em números tão alarmantes, de qualquer maneira, não deixe que essa sensação te impeça de viver de maneira consciente e com os pés no chão. A hora agora é de economizar.

Mudança de perspectiva

Apesar do momento delicado, podemos considerar muitas vezes que são desses momentos que novas oportunidades surgem e é desses momentos que a sua criatividade pode aflorar. Mudanças em sua vida, que podem em um primeiro momento serem vistas como motivo para ansiedade até mesmo financeira, podem ser usadas como possibilidades para que você saia da sua zona de segurança e conforto.

A partir dessas mudanças é possível criar novas perspectivas e novas possibilidades de empreender.

Se o que tem te causado ansiedade financeira são as dívidas, encare-as de frente. Inicie uma negociação e comece a realizar o pagamento dessas dívidas, mesmo que em parcelas pequenas. Isso te fará muito bem e de deixará no controle da situação.

A partir do momento que os pagamentos são realizados você vai se sentindo progressivamente menos ansioso e isso é fundamental.

Agora se a sua ansiedade for desencadeada por um investimento realizado, saiba que isso é natural. 

De qualquer maneira, o sentimento que deve prevalecer é que você fez a melhor escolha possível. É normal se sentir ansioso diante de um investimento, principalmente aqueles de renda variável, mas pense que a escolha do investimento foi feita com base em um planejamento.

Ansiedade versus vida financeira

Ansiedade versus vida financeira: como lidar com a ansiedade financeira?

Vimos como a ansiedade financeira pode surgir, mas como podemos lidar com ela acaba sendo um grande desafio. Com atitudes simples, será possível contornar a ansiedade e respirar mais aliviado.

Poupe: se você não tem o hábito de poupar, comece hoje mesmo. Se você não sabe bem como fazer isso, crie projetos com pequenas metas e se comprometa a guardar uma parte da sua renda.

Realize investimentos: uma maneira que pode ser útil para algumas pessoas para contornar a ansiedade é realizando investimentos. Bons investimentos trazem retornos interessantes e pode ser uma boa opção para evitar a ansiedade pelas incertezas.

Tenha vida social: independente do tipo de ansiedade, o isolamento social é o pior que pode acontecer ao indivíduo, dessa forma, socialize, evite o isolamento. Mesmo em casos de ansiedade financeira, ter amigos ao seu lado pode ser fundamental.

Busque ajuda se precisar: a ajuda especializada pode ajudar e muito. Psicólogos costumam ser os mais indicados uma vez que permitem que o indivíduo fale sobre o seu problema. Muitas vezes, simplesmente falar sobre algo que o aflige, auxilia mais do que pode parecer.

Liberte-se da culpa: aceitar o momento que você está vivendo é um passo fundamental para poder lidar adequadamente ou da melhor maneira possível com ele. Assim encare o problema que você tem de maneira objetiva. 

As dificuldades chegam para todos, em diferentes momentos, isso não é algo que está acontecendo apenas com você.

Reconheça os problemas que você está enfrentando e trabalhe para melhorar o que for possível.

Há solução 

A vida é assim. O importante é que você não se permita abaixar a cabeça e em períodos difíceis consiga olhar por novas perspectivas.

Quando falamos sobre a vida e o ser humano, tudo isso é muito dinâmico e se altera a todo momento, assim sendo, hoje você pode estar ansioso e aflito, mas isso irá passar. Assim como inúmeros outras situações delicadas passaram.

Se você está ansioso e aflito com a sua situação financeira hoje, saiba que a partir do momento que você se dedicar a melhorar essa situação essa assim irá melhorar.

Lembre-se que para todo problema há uma solução e isso não quer dizer que o seu problema é pequeno ou que não mereça que você esteja preocupado, apenas que é uma situação passageira.

Gostou de saber mais sobre a ansiedade versus vida financeira? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!