Trading e Investimento - Sabe a diferença? – OMES

Anúncios


Anúncios

Trading e Investimento
Fonte: pixabay

O mercado de ações, trading e investimento parece assustar a maioria das pessoas. Se você estiver vendo de fora, acompanhando as atualizações de preço e investimento diariamente ou vendo as notícias do mercado na TV, é improvável que você tenha coragem suficiente para participar do excelente jogo de seleção de ações.


Anúncios

As altas, as baixas, os touros, os ursos, as variações horárias, podem ser impressionantes demais para alguém que procura trade e investimento no mercado de capitais sem saber a diferença entre negociar (trading) e investir.

O que a maioria das pessoas que ficam à margem vê nessa sequência diária de comércio e investimento é apenas uma parte do que é o mercado de ações. Eles estão experimentando a vida de um comerciante do mercado de ações. A outra parte do mercado de ações, que tem tudo a ver com investimento, é algo exatamente o oposto. A diferença entre negociar e investir é tão acentuada quanto noite e dia.


Anúncios

Neste artigo, mostraremos o que é investimento, assumindo que você é um novato completo em relação ao comércio (trade) e ao investimento. Em seguida, abordaremos o que é negociação (trading) versus investimento em ações, ajudando assim a entender a principal diferença entre investidor e trader. Iremos apresentar alguns termos que você normalmente encontraria se decidisse levar isso como um hobby, ou mesmo como uma carreira de comércio e investimento.

Uma ação é uma ação independente se você está negociando ou investindo

Para entender o comércio (trade) e o investimento, você deve primeiro entender as ações e como uma empresa gera dinheiro (ou capital). As empresas levantam capital por várias razões, para construir um novo produto, dimensionar operações, apoiar uma nova divisão etc. Elas podem arrecadar dinheiro indo a um credor, como um banco, e pedindo dinheiro emprestado (dívida) ou eles podem oferecer propriedade da empresa (patrimônio) em troca de dinheiro.


Anúncios

Para oferecer ações, a empresa vende as chamadas (ações ordinárias – ON) no mercado de capitais (mais conhecido como mercado de ações). Os indivíduos que compram essas ações se tornam proprietários da empresa. Cada ação emitida pela empresa concede ao proprietário o direito de emitir um voto em relação a quaisquer decisões a serem tomadas pela empresa. Essas decisões podem ser, por exemplo, “eleger o conselho de administração da empresa” ou “selecionar o auditor da empresa”.

Uma empresa pode decidir compartilhar (share) 100.000 ações, por exemplo. Nesse caso, se você possui 10 ações, sua propriedade será 10 / 100.000 = 0,0001%. Então, na realidade, você é apenas um pequeno proprietário parcial da empresa. Mesmo para ser proprietário de 1%, você precisaria possuir 1000 ações, o que pode ser muito dinheiro para gastar.


Anúncios

Você deve ter notado o uso das palavras “share” na discussão acima. Essa palavra é frequentemente usada de forma intercambiável. As ações da empresa geralmente se referem coletivamente a todas as ações da empresa. Então, quando você “compra 1 ação na bolsa”, está realmente “comprando 1 ação na bolsa”.

O que é investimento em uma ação?

Como uma pessoa sentada do lado de fora, você pode se perguntar qual é o problema quando se trata de comprar ações de uma empresa. Certamente deve haver algo a mais para negociar e investir do que simplesmente direitos de voto. Quando você compra ações de uma empresa, compra uma oportunidade de aumentar sua riqueza à medida que a empresa cresce, o preço pelo qual você comprou suas ações (o preço das ações) certamente aumentaria ao longo do tempo à medida que a empresa cresce. Portanto, quando você decide vender suas ações, pode lucrar com a venda. Além disso, como proprietário de ações da empresa, muitas vezes você pode lucrar com os dividendos que uma empresa declara, os dividendos são parte dos lucros que a empresa decide dar aos acionistas em dinheiro. Portanto, existem várias vantagens com comércio (trade) e investimento ações de empresas.


Anúncios

Trading vs Investimento

Gráfico
Fonte: Googe

No início deste artigo, indicamos quão variável o mercado de ações poderia ser (o mercado de ações se refere ao mercado em que você pode comprar e vender ações de milhares de empresas). Existem duas estratégias principais para comprar ações no mercado de ações, trading versus investimento. A principal diferença entre negociação (trading) e investimento é o prazo em que as ações são detidas. Negociações são em prazos muito curtos, geralmente de um dia a alguns dias. Investir, por outro lado, envolve a detenção de ações por um longo período de tempo, na maioria das vezes vários anos ou até décadas. A diferença entre investidor e comerciante (trader) é que o primeiro busca maiores retornos ao longo do tempo. Por outro lado, um profissional está feliz em obter lucros frequentes comprando e vendendo ações de diferentes empresas com mais frequência.


Anúncios

Trading versus investimento são, na verdade, dois paradigmas completamente opostos à propriedade das ações. Os investidores aproveitam dividendos e desdobramentos de ações (quando uma empresa decide dar a você 2 ações por 1 ou até 3 por 1) para aumentar sua riqueza. Esses eventos ocorrem periodicamente (dividendos) ou são indecisos (desdobramentos de ações). A única maneira de tirar proveito deles é investindo a longo prazo. Os traders buscam superar os retornos dos investidores através da compra e venda estratégicas de ações em prazos curtos. Eles podem comprar na baixa e vender na alta ou até comprar na alta e vender na baixa (venda a descoberto).

Técnicas de trading

A outra grande diferença entre investidor e trader são as técnicas utilizadas por cada um. Um investidor estuda minuciosamente uma empresa antes de investir. Eles examinam os índices de P/L, níveis de dívida, previsões de gerenciamento e outros fundamentos da empresa antes de investir (também chamado de analise fundamentalista). Um trader usa ferramentas técnicas como médias móveis, candles, parabolic sar, etc. para identificar oportunidades de obter lucro (também chamada de analise técnica).


Anúncios

Os mercados financeiros, combinados com a infinidade de informações disponibilizadas pela Internet, apresentam uma tremenda oportunidade para os indivíduos ganharem dinheiro enquanto estão sentados no conforto de suas cadeiras. Não importa se você está negociando versus investindo. Tudo que você precisa é decidir sobre uma estratégia e aprender algumas habilidades. Existem inúmeros cursos on-line que podem ajudá-lo com essas habilidades.

Anúncios
Anúncios