Há alguns sistemas cruciais para os consumidores no meio financeiro. Isso porque possuem impacto na liberação de serviços mais ágeis e até mesmo na viabilidade, sendo este o caso do score de crédito. Por esse motivo, descobrir o que causa a redução do score é de grande interesse para muitas pessoas.
No entanto, em primeiro lugar é preciso saber com clareza o que é o score. De um modo objetivo, consiste em uma pontuação, que abrange de 0 a 1.000. Muitas vezes tem como classificação um tipo de reputação dos consumidores, por representar as chances de pagamento de dívidas de forma adequada nos próximos 12 meses.
Justamente por essa razão, esse sistema é um dos critérios aplicados por várias instituições e empresas no momento de concessão de serviços e produtos. Por exemplo, na contratação de cartões de crédito e empréstimos.
No entanto, o score não apresenta o histórico de comportamento financeiro de toda a vida de cada pessoa. Isso porque são considerados fatores que integram apenas os últimos 5 anos. Entre eles, confira a seguir sobre a redução do score, entre outras informações.
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Por que ocorre a redução do score?
Em primeiro lugar, é de grande importância ter em mente que os pontos são singulares para cada um. Ao acessar o seu score na plataforma Serasa, será possível compreender com maior profundidade cada fator. Apesar desses fatores apresentarem diversidade, há alguns pontos em comum, tais como:
- Uso inadequado do cartão de crédito;
- Renegociações frequentes;
- Aplicação constante do cheque especial;
- Atraso de contas básicas.
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O uso correto do cartão de crédito pode ser muito benéfico para as pessoas, porém, em diversos casos ele resulta em um verdadeiro problema. Inclusive, pode ser um dos principais motivos para que uma instituição financeira comunique um órgão de proteção ao crédito sobre sua situação.
Sendo assim, a ausência de pagamentos de faturas, excessos em relação ao limite, pagamentos frequentes apenas do mínimo para rotativo, entre outras ações, podem ser comprometedores. O mesmo se enquadra nas renegociações, em certos momentos podem ser viáveis, mas pontos como a alta frequência e pagamentos inadequados são prejudiciais.
Já no caso do cheque especial, comumente é um recurso que as pessoas usam quando o saldo da conta corrente está baixo. Naturalmente, não há problema em usá-lo, assim como o cartão de crédito, a falta de cobertura devido ao uso do cheque especial, principalmente de uma forma constante e longa, pode ser prejudicial.
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Além disso, caso uma conta básica ou até mesmo outros pagamentos estejam em atraso por muito tempo, há grande probabilidade de o credor comunicar um órgão de proteção ao crédito.
Inclusive, esse cenário envolve também pessoas jurídicas, uma vez que se a pessoa é proprietária de uma empresa que vai à falência, seu score será impactado. Por que isso ocorre? Basta analisar os riscos nesse caso, em que para a recuperação da corporação, há chances maiores de que os sócios obtenham dívidas.
Como aumentar o score?
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Agora que você já conhece os fatores que podem abaixar o score, é o momento de descobrir como aumentá-lo. Vale citar que, além da procura por ações cada vez mais positivas como consumidor, como o pagamento das dívidas em dia, há outros passos que podem ter atendimento por quem deseja elevar o score.
Por exemplo, para quem está com o nome inadimplente, resolver a situação é crucial, assim como manter as informações atualizadas na Serasa. No entanto, observe que condiz com seu histórico de pagador e não somente com um período ou ação específica, o que reforça a importância de adotar hábitos mais positivos financeiramente.
Conclusão sobre a redução do score
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Um ponto de grande importância nesse cenário, é que a pontuação de cada consumidor tem cálculo no momento da consulta. Logo, o comportamento até aquele ponto específico é calculado e só é modificado a partir de alterações de dados no Serasa, por exemplo, dívidas vencidas ou negativadas, consultas à Serasa, atualização de CEP residencial, entre outras.
Se pode observar o quão dinâmica a pontuação do score se apresenta. Por essa razão, o seu comportamento como consumidor deve ser sempre um alvo de análise. Afinal, com as medidas certas, conforme abordado, o mercado poderá obter ao longo do tempo uma perspectiva mais positiva.
Por fim, vale a pena dar ênfase ao fato de que cada empresa conta com seus parâmetros para que a concessão de crédito ocorra. Logo, é algo que se aplica também aos casos de liberação de produtos e serviços para pessoas que estão com score baixo.
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Uma vez que o cenário é relativo, é crucial que os consumidores busquem sempre o entendimento dos principais parâmetros, que abrangem essencialmente o não cumprimento de prazos e valores. Além disso, garantir que as ações fundamentais para o aumento do score façam parte do dia a dia, certamente também tem grande peso.