Todos nós temos sonhos para realizar; seja a aquisição de um imóvel, automóvel, viagem ou qualquer outro sonho. Contudo, sabemos que para realizar um sonho leva tempo e exige mais que a vontade de querer realizá-lo.
Assim, vários brasileiros buscam ajuda para concretizar seu sonho, dessa forma, optam por financiamento ou consórcio, entretanto, a dúvida que surge é: qual será a melhor opção?
Para explicar melhor sobre e, ainda, ajudar na escolha da melhor opção, nós criamos esse artigo com as principais diferenças.
Vamos lá!
[adinserter name=”Square Post %3 Desktop”]
Sobre o financiamento
Uma das opções mais comum disponível no mercado financeiro é o financiamento, a linha de crédito é a mais popular entre os consumidores brasileiros, por isso, quando imaginam adquirir bens de consumo durável; imóveis ou veículos, o financiamento é a principal adesão nas instituições financeiras.
Dessa forma, podemos afirmar, de maneira simples; que o financiamento se assemelha ao empréstimo, imagine assim; o cliente adere ao contrato para aquisição do bem e cumpre a prestação contratual de maneira parcelada.
A facilidade na aquisição é o que torna o financiamento atrativo; o bem é cedido a guarda e posse do consumidor logo após a assinatura do contrato.
[adinserter name=”Square 4 Both Device”]
Sobre o Consórcio
Mesmo sendo bem semelhantes as modalidades são bem distintas; o consórcio é uma modalidade de crédito por agendamento e intermediada por uma administradora, a qual efetua e disponibiliza periodicamente os contemplados – por sorteio ou maior lance, durante a vigência do contrato para a liberação da carta de crédito.
Essa forma de organização é constituída na formação de grupos – seja por pessoa jurídica ou física, com o mesmo interesse econômico (bem ou valor), nessa modalidade o consorciado tem a ciência desde logo – mediante a assinatura do contrato, o quanto receberá e o quanto vai pagar do início ao final.
Qual é a melhor opção; o consórcio ou o financiamento?
[adinserter name=”Square 5 Both Device”]
Consórcio
Sobretudo, entender a necessidade do consumidor é que define a melhor opção do crédito contraído. Não adianta você tentar aderir um consórcio e necessitar do bem ou valor já na assinatura do contrato – com é feito no financiamento.
Ademais, se o valor disponível na entrada, quando no uso do consórcio, poderá – com sorte, ser apresentada como lance e a partir da avaliação da administradora, sendo ele o mais alto, você terá acesso ao bem. Dessa forma, a situação acima descrita seria perfeita a aplicação do consórcio.
Financiamento
Com exposto acima, a modalidade financiamento sobrepõem a modalidade consórcio quanto a imediatidade na aquisição do bem desejado. Isso acontece porque o banco efetua a aquisição do bem e repassa – na assinatura do contrato, ao consumidor á usufruto e posse até a quitação das parcelas.
Na modalidade financiamento o consumidor precisa apresentar uma entrada que supere o valor das parcelas e dar como garantia algo que confirme o pagamento do acordo.
[adinserter name=”Square 6 Both Device”]
Quanto as taxas do Financiamento e do Consórcio?
Se você for ponderar as taxas e juros entre um e outro vai perceber que no financiamento o CET – Custo Efetivo Total, é mais alto que no consórcio.
Para ilustrar; se você pensa em comprar um automóvel financiado que custa R$ 30 mil, com juros de 11% ao ano, o seu carro terá o valor quitado de R$54 mil aproximadamente e isso significa 80% a mais do valor do bem.
No consórcio o CET vai depender da situação cadastral do consumidor – registro nos órgãos de proteção ao crédito, de acordo com sua entrada e, por fim, a modalidade de parcelamento adotada. Assim, sobre essa ótica o consórcio saí na frente do financiamento.
[adinserter name=”Square 7 Both Device”]
Quais empresas – instituições, financeiras oferecem financiamento?
- Caixa
A Caixa Econômica Federal apresenta 03 opções de financiamento; dentro dessas opções às taxas aplicadas são: pré-fixadas, o IPCA e o TR (Taxa Referencial).
Os percentuais atrelados as taxas podem variar entre 6,5% ao ano mais a TR à 8,5% ao ano mais a TR, e, ainda, aquelas com referenciadas ao IPCA, de 4,95% ao ano a 5,95% ao ano mais a variação do IPCA.
- Santander
O Santander, segundo sua meta histórica não financia mais que 90% do valor do bem. As taxas de incidência no financiamento são: IPCA e TR, contudo, o percentual de aplicação pode chegar ao valor de 7,99% ao ano.
[adinserter name=”Square 8 Both Device”]
Quais empresas – instituições, financeiras oferecem financiamento?
- Rivel
Voltada para o mercado de automóveis, a Rivel se diferencia no consórcio, permite aos consumidores que determine o quanto quer pagar em suas parcelas; não cobrar juros; você define seus prazos e planos; sorteios são feitos diretamente pela Rivel.
- Rede Oeste
A Rede Oeste atua no mercado financeiro desde 1998, se consórcio suporta: Atendimento pessoal; opções de prazo; crédito liberado rapidamente; sem cobrança de juros; Assembleias que podem ser assistidas via internet ou fisicamente – com sorteios mensais e opções para fornecedor e para bem. Gostou? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida corre lá no site das empresas e contrata seu consórcio ou financiamento.