A mudança de nome do Pontofrio chega com a sinalização de uma nova etapa da marca, que tem mais de 70 anos no mercado. A adoção do nome Ponto :> foi informada pela Via Varejo no final de abril por meio de Comunicado ao Mercado com direcionamento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
No entanto, será possível conferir que não se trata de um momento de renovação e crescimento especificamente para o agora Ponto :>, mas para a Via Varejo em si. Entenda todas as mudanças nos tópicos a seguir.
Conheça a Via Varejo
A Via Varejo é uma corporação conhecida no mercado principalmente pela administração de marcas varejistas sólidas brasileiras, como o Ponto :>, Extra, Bartira e Casas Bahia. Com sede em São Caetano do Sul (SP), marca presença em mais de 400 municípios no Brasil, superando 900 lojas. Sendo assim, nota-se uma infraestrutura significativa, assim como o alcance no país.
Apesar da competitividade da área, ao observar as empresas que a Via Varejo detém o controle operacional, pode-se compreender o posicionamento expressivo no mercado. Além das lojas físicas, a presença digital está apresentando grandes avanços nos últimos anos, em especial, no modelo marketplace e aplicativos.
Em entrevista para o Você S/A, Roberto Fulcherberguer, que assumiu como CEO da empresa desde o início do segundo semestre de 2020, foram abordados os avanços que abrangem a digitalização, entre outros tópicos.
O profissional aponta que, em setembro de 2019 eram 2 milhões de usuários ativos nas plataformas e no segundo trimestre deste período o número saltou para 15 milhões. Além disso, estratégias que permitem vendas físicas e online de uma forma mais prática também foram adotadas.
Sendo assim, no momento, a empresa está além desse setor, o que acaba resultando em mudanças notáveis no mercado, como a adoção de um posicionamento com um maior foco na área digital, que será abordado em breve.
Entenda a mudança de nome do Pontofrio
De acordo com o anúncio da Via Varejo, feito em 23 de abril, a nova etapa da empresa visa ir além do óbvio em sua essência, com objetividade, ou melhor, “Direto ao Ponto :>”. Há o destaque ainda, para a figura tradicional do pinguim, “:>”, que não ficou de fora.
Para isso, uma comunicação que usa a simplicidade, bom humor e o meio digital faz parte de sua atuação. Em um comunicado aos investidores, Ilca Sierra, diretora de marketing da Via, aponta “demos um grande salto, a marca ficou mais jovem, mais moderna e inovadora”.
Ainda mais, para essa nova fase, todas as unidades no Brasil ganharam um novo visual. Isso abrange tanto novos tons no material gráfico quanto reformas no interior das lojas. São mais de 160 locais que passaram por modificações e foram reinaugurados. Além disso, os clientes podem notar as mudanças também nas plataformas digitais.
A mudança de nome do Pontofrio não foi a única
A Via Varejo, apresentada em um dos tópicos anteriores, comunicou poucos dias depois do anúncio a respeito do Ponto:>, a alteração também na marca, nesse caso para Via. De acordo com a corporação, a mudança integra a estratégia. Isso por causa da pandemia de Covid-19, que resultou em várias mudanças. Hoje em dia, a empresa alcança além do varejo e está com apostas maiores também no meio digital.
Além dessa novidade, a organização também adquiriu a fintech Celer em 100%. Trata-se de uma plataforma que oferece soluções de pagamento, com a opção completa de Bank-as-a Service (BaaS), uma tendência do mercado que ganha cada vez mais espaço.
Afinal, com a digitalização, as plataformas de serviços financeiros têm ampla requisição para oferecimento aos clientes e diferentes setores para melhorar a atuação. Logo, é uma aquisição de grande potencial nessa nova fase. No comunicado da Via, a empresa indicou que a integração com a fintech viabiliza a expansão dos serviços financeiros disponíveis aos vendedores do marketplace.
Soma-se a esse cenário a mudança do logo, com cores ainda mais vivas e aspecto mais moderno, e do slogan “Imagine Caminhos”. Isso reforça o cenário de mudanças que a empresa enfrentou, assim como todas as possibilidades que podem ter exploração em um caminho mais digital e além do varejo.
Conclusão sobre a mudança de nome do Pontofrio
A alteração do nome de uma marca sólida no mercado, sem dúvidas, é um grande passo. Por outro lado, deve-se considerar que o mercado muda constantemente. E, ao longo dos anos, as empresas precisam se adaptar em prol de um crescimento sustentável. Há ainda, a necessidade da adoção de estratégias que contribuam com uma posição cada vez mais favorável.
Dessa forma, a nomenclatura Ponto :> chega em um momento importante para a marca, conforme abordado, que é de renovação. Além disso, com o conteúdo, pode-se perceber também a importância da estratégia digital nesse processo. Afinal, a renovação da Via tem direcionamento para este caminho.
Além de, claramente, ir além do setor de varejo, o que já ocorreu ao longo de 2020 com a adoção de sistemas que favorecem a união do físico com o digital. Certamente, é algo que abrange a compra da fintech Celer e demais passos da empresa na exploração deste meio. Isso para que a estrutura seja cada vez melhor e como consequência, as soluções que serão oferecidas para os consumidores.